Dia 12 – Como você lida com as críticas e opinião alheia

Sêneca, embora considerado um estoico, e o estoicismo tem uma visão de desapego aos bens materiais, era um homem rico e de muitas posses, com isso sofria muitas críticas o porque dele falar uma coisa e se comportar de outra forma.

No início do capítulo 18 do livro Da Felicidade, ou Sobre a Vida Feliz, ele fala sobre essas críticas: “Por que há mais coragem em tua fala do que em tua vida?”

Há várias outras críticas que ele relata onde questionam sobre sua vida em contradição com o que ele escreve.

Uma das falácias mais comuns praticadas nos dias atuais é a ad hominem, ou seja, na falta de argumentos contra a ideia se ataca o proponente da ideia, mais claramente, é um ataque à pessoa tentando desestabilizá-la ou desacreditá-la, com críticas diversas, sobre seu jeito, seu modo de falar, sua roupa, sua condição financeira, dentre outros piores que não são necessários citar.

O estoicismo é uma escola filosófica que tem uma proposta de como lidar com aquilo que vem de fora e que está fora do seu controle, isso inclui as críticas, que não dependem de você, é algo que está no outro, é uma opinião alheia que pode estar correta ou não, e que é você que vai decidir se importa ou não.

O quanto as críticas, ou a opinião alheia, te afeta?