Dia 14 – Estoicismo x gurus

Alguém diria para você sorria, pense positivo, acorde cedo e tantas outras coisas, o estoicismo lhe diz você é humano e está sujeito às intemperanças da vida, você não vai sorrir a todo momento, terá pensamentos esquisitos e acordar cedo só se for preciso e necessário.

Para o estoicismo precisamos encarar a vida real e todas as possibilidades, pensar positivo não resolve o problema, mas pensar em todas as possibilidades pode te ajudar muito mais. Por exemplo, você precisa ir ao banco e sai com seu pensamento positivo e sorridente, mas não se prepara para o negativo, pode se frustrar tanto e voltar para casa muito irritado, porém, se você fizer uma análise da tarefa pensando que pode demorar o atendimento, pode encontrar uma pessoa indesejável, o problema não ser resolvido, dentre outras coisas, e estar preparado para essas dificuldades, vai se frustrar bem menos.

Os gurus da vida, da internet, pintam um mundo de fantasia onde tudo dá certo, para ele deu e dá e para você também dará, é um conto de fadas. A realidade é mais dura do que isso, você não vai ficar milionário trabalhando 14 horas por dia, mas pode ficar doente.

O estoicismo te prepara para a vida como ela é e não como ela poderia ser.