LITERATURA - On the Road (Pé Na Estrada)

É o segundo romance do escritor americano Jack Kerouac. É considerado a obra-prima de Kerouac, um dos principais expoentes da geração beat dos Estados Unidos, sendo uma grande influência para os jovens no contexto da contracultura dos anos 60. Foi lançado pela primeira vez em 1957.

Em On the road o fluxo narrativo é autobiográfico e segue os passos de Sal Paradise (um personagem baseado em Kerouac) e Dean Moriarty (inspirado em Neal Cassady, amigo de Kerouac), em suas andanças errantes pelo país, um jovem a procura de experiências e aventuras, e a procura de si.

A geração Beat, foi um movimento literário originado em meados dos anos 1950 por um grupo de jovens intelectuais que estava cansado do modelo quadradinho de ordem estabelecido nos EUA após a Segunda Guerra Mundial.

Essa geração através da literatura de comportamento criou a base para o surgimento da geração Hippie.

Jean-Louis Lebris de Kerouac, mais conhecido por Jack Kerouac, foi um escritor estadunidense de ascendência franco-canadense e um dos líderes do movimento literário conhecido como geração beat.

Nascimento: 12 de março de 1922, Lowell, Massachusetts, EUA

Falecimento: 21 de outubro de 1969, St. Anthony's Hospital- Emergency Center, São Petersburgo, Flórida, EUA.

Um livro imperdível para conhecer a geração pós-segunda guerra nos EUA, precursora do rock and roll, juventude transviada, até chegar na geração psicodélica dos hippies, Beatles, e Rolling Stones.

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 15/01/2024
Reeditado em 16/01/2024
Código do texto: T7977240
Classificação de conteúdo: seguro