TEXTO UM - PENTECOSTALISMO

Escreveremos uma série de textos curtos relacionados ao tema à cima, pois nas últimas décadas temos visto não poucos movimentos relacionados com o tema citado. Do pentecostalismo veremos o neopentecostalismo, que se desdobrará de outra maneira, dando sequência ao movimento pentecostal.

Deve em princípio explicar a origem desse termo para a compreensão daquilo que se seguirá, pois existem muitos que não tem familiaridade com textos da bíblia, pois está escrito em um livros, o de “atos dos apóstolos” esse evento e que, portanto, talvez possa passar despercebido o termo “pentecostalismo”, ou “pentecostal”, sem falar de outros detalhes ocorrido nesse ambiente, que seriam o que ficou conhecido como as “línguas estranhas” no ocorrido desse fenômeno. Sobre as “línguas estranhas” voltaremos em outro momento.

A palavra pentecostal é “quinquagésimo em grego”. Cinquenta dias após aquela reunião que o cristo teve com os discípulos, no qual ele ofereceu pão e vinho e deu uma simbologia de corpo (pão) e vinho (sangue), que traria a redenção aos que nele acreditassem. Claro que isso tem outras interpretações, mas em um contexto geral, esses elementos de pão e vinho estaria ligado à ele (cristo), como o cordeiro que seria sacrificado para a salvação dos pecadores.

Após essa reunião do partir o pão, pouco tempo depois o cristo será preso pelas autoridades romanas, em virtude das divergências dele com o poder religioso instituído e que causou muitas inimizades. Nesse sentido, não foi muito complexo convencer os poderes instituídos para que detessem esse que foi considerado um subversivo.

Então o cristo foi preso, julgado e condenado à morte. Morto o cristo, as autoridades entenderam que o problema havia sido resolvido, pois pensarem que os seus seguidores, fariam o mesmo que outros quando os seus líderes eram mortos, eles se dispersavam e tudo chegava ao fim.

Após a morte do cristo, as autoridades constituídas tiveram até uma certa razão, no que dizia sobre a morte do cristo e a dispersão do discípulo dele, mas pelos textos do livro de atos, foi um pouco diferente. Esses seguidores do cristo ficaram um pouco desnorteados, alguns decepcionados, chegando até dizer, que retornariam às suas atividades pesqueiras, como era a atividade econômica de alguns.

Mas esse cristo também havia dito que eles (os discípulos), receberiam uma chancela de poder para dar sequência às chamadas evangelizações para fora dos muros das cidades ou povoados aos quais eles viviam. É nesse sentido de dúvidas, tristeza e decepções, que o texto de “atos dos apóstolos” no capitulo dois, dirá a ocorrência de um evento que ficou conhecidos como a “descida do espirito santo” cinquenta dias após a ressurreição do cristo que havia sido crucificado, ressuscitado, foi assunto aos céus e agora ocorria o dia do pentecostes.

Nesse evento segundo o texto, todos o que se encontravam em Jerusalém, foram marcados por uma ânsia de encorajamento e que após esse evento todos se fortaleceram, animados e revigorados de esperança, deram sequência a evangelização da mensagem cristã. Esse fenômeno que ficou conhecido como a descida do espirito santo sobre os discípulos, recebe o nome de “pentecoste”.

Autor: Fedro.

fedro
Enviado por fedro em 31/03/2024
Código do texto: T8032057
Classificação de conteúdo: seguro