O meu registro social é a minha cor

O fato que iremos relatar é do cotidiano de muitos brasileiros (as) a quem diga que no Brasil não existe racismo, mas, só quem já presenciou situações racista ou já passou entende o que estamos relatando.

Cana 1

Loja de roupa: Entrei em uma determinada loja é fui observada por um funcionário que acredito ser segurança o mesmo fica observando toda minha movimentação eu percebi que no mesmo estabelecimento os clientes de cor branca eram tratados de forma diferente circulavam nos mesmos espaços que eu e não eram incomodados.

-O senhor tem alguma coisa a falar ao meu respeito? É impressão minha ou o senhor está me seguindo.

-Eu apenas cumpro ordens?

-Sim que tipo de ordens? De vigiar meus passos.

-Esse é o seu trabalho eu sou responsável pela segurança da loja?

- Mas acredito que o senhor está equivocado porque uma loja grande como essa e o senhor só fica me observando?

-É o meu trabalho senhora!

-O seu trabalho é de ficar vigiando todo negro que entra nessa loja? Porque a loja tem outras pessoas, mas, o senhor me deu preferência não foi.

-Senhora essa é a orientação que recebo.

-Mas, o senhor também é negro é o senhor concorda com a política de orientação da loja que todo preto é suspeito?

-Senhora eu apenas cumpro ordens!

Você tem filhos?

-Sim, tenho.

- E você gostaria que seu filho fosse abordado dessa forma com o senhor está fazendo comigo por causa da minha cor?

- Infelizmente esse é o meu papel nessa rede de loja se eu não agir dessa forma serie demitido como tenho família e contas a pagar eu não tenho outra escolha.

-Olha meu rapaz o senhor é muito jovem mais, pode aprender que isso é racismo e constrangimento eu posso abrir um processo contra a loja e o senhor , as vezes as pessoas só aprendem quando dói no bolso.

-Senhora eu só cumpro ordenes todos da segurança tem a mesma postura determinada pelo patrão e os supervisores.

- Eu só queria fazer uma compra infelizmente a sociedade nós trata dessa forma é somos racistas com os nossos eu gostaria que não fosse assim e o tratamento que você está me dando fosse direcionado a todos os clientes já que essa é a orientação do seu patrão.

- O patrão é quem manda.

- Então ele pode arcar com os processos que abrirei certamente contra essa rede de lojas, é inadmissível esse tipo de tratamento pois, sou cliente como todos os que adentram nesse espaço seja para realizar uma comprar ou até mesmo para fazer uma pesquisa do que desejo comprar. Atitudes assim, de tratar pessoas negras como suspeitas tem causado consequências desastrosas inclusive mortes em estabelecimentos comerciais como rede de supermercados e lojas de departamento como já foi noticiado em telejornais de grande circulação sem contar com a vergonha que sofremos sendo seguidos, abordados e revistados como se fossemos criminosos isso tem que acabar não estou aqui dizendo que os lojistas não têm o direito de proteger seus bens, mas, esse tipo de tratamento diferenciado das demais pessoas estamos dispensando viu.

-Eu entendo a senhora, mas, como disse anteriormente são as orientações que recebemos e isso é reforçado todos os dias antes de começar a nossa jornada e ser direcionado aos nossos postos temos que visualizar boa parte das filmagens do dia anterior para reforçar a segurança nos locais da loja onde o supervisor encontrou descoberto é por esse motivo que estou aqui.

- O seu patrão e o supervisor dessa loja deveria tomar um curso de direitos humanamos, se informar sobre racismo, constrangimento isso é crime.

- Eu entendi seus argumentos, mas, como já tinha informado esse é o meu trabalho.

-Espero que você nunca passe por tais situações porque a gente só sabe o que passa quando sentimentos na pele quando a situações é com o próximo nem sempre temos a sensibilidade de entender onde dói. Mas, tenha certeza essa dor que eu estou sentido o seu patão e os responsáveis por essa conduta desrespeitosa vai sentir no bolso.

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 03/04/2024
Código do texto: T8033709
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.