SURF Ribeira Grande: MULHERES - VIII

Mulheres – VIII

Enquanto eles (por razões próprias) tentavam sacudir a batata quente, elas chegavam-se à frente. Em noite de cantar às Estrelas, a AASB elegeu uma direcção (maioritariamente) de mulheres. Maria Carolina Soares Carreiro, a nova Presidente, explica porque o fizeram: ‘Aqui na Firma [Ricardo Pacheco - Advogado] tivemos conhecimento de que a AASB estava a atravessar uma fase complicada, no sentido em que não eram conhecidas pessoas que assegurassem a continuidade da direcção da associação. Em virtude disso, eu, como advogada, bem como duas colegas minhas [Verónica Casimiro, vice - Presidente, natural de São Jorge, deu aulas de História na Secundária da Ribeira Grande, e Joana Rosa, tesoureira, de São Roque, da Ilha do Pico], tomámos a iniciativa de abordar a associação no sentido de nos mostrarmos disponíveis para apoiar, e juntamente com outros dois elementos de duas outras ilhas (…).’ Ainda que o surf fosse uma paixão do último Verão (ou por isso mesmo): ‘Embora eu e as minhas colegas não sejamos umas praticantes assíduas de surf, sabemos apenas a nível aleatório, tivemos o primeiro contacto durante o Verão de 2023 e é uma prática que nos desperta bastante interesse.’ Seis dias depois, Teresa Canto e Castro e Sílvia Furtado resolvem (de forma prática) um problema (inesperado): enquanto Aparício fecha (ou suspende) o clube dos filhos, elas criam uma secção de surf nos Bombeiros da Ribeira Grande. Ao contrário dos maridos, não praticam surf, mas acompanham militantemente os treinos dos filhos. Seja-lhes feito justiça, as mulheres, ou saltando da prancha ou vigiando da areia os filhos na água -, são (em larga medida) a razão (do sucesso) da (fase decisiva) da implantação do surfing da Ilha. Estão na génese da AASB (a saber: Lili Viana e Madalena Duarte), na primeira direcção (Lili Viana foi vice – Presidente), e (até) na fundação de um clube (Madalena Duarte nos Bombeiros de Ponta Delgada).

Uma coisa é certa, a direcção de Carolina Carreiro herda desafios difíceis. À cabeça, a quebra no número de federados (atletas ou não). Se a desgraça atinge todos os cinco clubes da AASB, atinge (de forma mais dura) os três clubes/empresas da Ilha de São Miguel. O que poderá isso dizer? Primeiro, são muitos os praticantes que (por discordância, por cansaço, pelos afazeres da vida ou porque querem simplesmente desfrutar as ondas) se afastaram (e ainda se afastam) do associativismo, limitando-se a ‘surfar a sua onda.’ Como fazer regressar alguns deles? Além disso, e aqui residirá (em larga medida) o (grande) problema, acentuou-se o fosso (e o choque) entre os interesses do clube e os da escola. Chegam à ilha cada vez mais turistas, os quais (entre outras muitas experiências) querem experimentar o surfing. Porém, nem todos os que aqui chegam, escolhem as escolas/clubes da AASB. Existem (já) outras empresas na ilha e de fora da ilha (não ligadas à AASB). Por enquanto ‘ainda dá para todos,’ porém, como vencer no futuro a concorrência? Deixar cair o clube? Investir mais na empresa? É um dilema (reconheça-se) de difícil solução. Não é só uma questão de ‘fazer mais ou menos dinheiro,’ é (para alguns) uma questão (bastante) afectiva. Afinal de contas, formaram (um grande número) de atletas e de freesurfers da Ilha. E (pensando no futuro) haviam dado o ‘litro’ na fundação de uma associação de clubes (a AASB). Numa atmosfera bastante volátil, cada qual irá (tentar) resolver o dilema à sua maneira. Em finais de Setembro, o Santa Bárbara Surf Club, de Sérgio Aparício, entregara o espaço (sede do seu clube/empresa) ao Resort de Santa Bárbara. Rei Morto, Rei posto, O Wave Gliders (fundado em 2022 e com sede em Ponta Delgada, irá abrir no próximo mês de Maio uma loja no Resort de Santa Bárbara (Ribeira Grande), exactamente no espaço deixado livre por Aparício. João Rodrigues é da Moita, Ribatejo, aprendeu a surfar em Peniche, está a fazer uma tese de mestrado sobre Peniche, e veio para São Miguel há cerca de quatro anos. O Azores Surf Club, de Xolim, o outro clube da Ribeira Grande, para ‘se manter e prosperar,’ tem vindo a contratar treinadores jovens, tais como Francisco Benjamim (um fuseiro naturalizado), Gonçalo Azevedo e Peter Healion (estes dois últimos, nados e criados na Ribeira Grande). É neles, e em poucos mais, que a primeira geração (já a dar alguns sinais de cansaço) deposita a sua esperança no futuro. Peter Aloysius Galvão Healion (filho de mãe fuseira e de pai irlandês) tem planos. A 9 de Janeiro, vê ser-lhe inscrita a Eco Surfing Azores, uma empresa marítimo - turística com sede na Ribeira Grande: ‘Aluguer ou utilização de motas de água e de pequenas embarcações dispensadas de registo (Surf, bodyboard, windsurf, kitesurf, skiming, standup paddle boarding e similares).

Sérgio Aparício, além de ter saído em Setembro do Resort, por razões pessoais, fecha (ou suspende) o clube em meados de Janeiro. Apanhadas de surpresa com a decisão, Teresa Canto e Castro e Sílvia Furtado, mães de três de cinco atletas daquele clube, após o choque inicial, reagem. Não havia alternativa, aproximava-se a passos largos a primeira etapa do circuito regional de surf e de bodyboard marcada para os dias 24-25 de Fevereiro na Praia da Vitória. O que queriam? Segundo me foi garantido, ‘queriam um clube que estivesse fora do turismo e que fizesse formação.’ Criar um novo clube? Ou aproveitar um clube existente para criar uma secção de Surf? Com essa ideia, abordaram Marco Medeiros, nadador-salvador ligado aos Bombeiros da Ribeira Grande. Por que não (tentar) a criação de uma secção de surfing no Clube Desportivo da Associação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande? ‘dispunha de piscina, ginásio, espaços para sede e para arrumos e eventual alojamento para atletas.’ O Clube Desportivo fora fundado a 19 de Janeiro de 2015. Ali, praticava-se (já) a natação e o ciclismo. Com bons resultados desportivos. Aproveitar um clube de Bombeiros para criar uma secção de surfing não era inédito, dez anos antes, os de Ponta Delgada (graças a Madalena Duarte e a Sérgio Aparício) haviam albergado (com sucesso inicial, mas, infelizmente, sol de pouca dura) uma secção de surfing. A decisão (naturalmente) caberia ao Presidente: o engenheiro Paulo J. Garcia. Quarta-feira à noite, dia 7 de Fevereiro, apresentaram-lhe a proposta. Paulo Garcia (já posto ao corrente da intenção) nem pestanejou: ‘Somos capital do Surf. Faz todo o sentido ter um clube de surf. Que se abra à sociedade. Para isso vamos ter no verão open days.’ Aliviadas, ganham fôlego para a (louca) correria que se iria seguir. Na quarta-feira de cinzas, dia de São Valentim, 14 de Fevereiro, o novo clube (com o nome de Clube Desportivo dos Bombeiros da Ribeira Grande – SURF) é aceite (oficialmente) pela Federação Portuguesa de Surf e a 20, é admitido pela AASB. Como fosse necessário encontrar um símbolo que identificasse o novo clube, Ricardo Costa e Sílvia (sua esposa) desenharam-no. A secção dispunha (então) de dez federados, no entanto, apenas cinco entram em provas: António Cleto, os irmãos, Artur e Augusto Canto e Castro, Martim Nunes e Sofia Costa.

Quem querem para treinador? Yhorran Gabardo. Um jovem de 28 anos, natural de Curitiba (no Brasil). Aprendeu aos oito anos a surfar com o irmão no litoral do Estado do Paraná. Conheciam-no bem. Treinara os filhos no clube de Aparício. Era também conhecido dos Bombeiros da Ribeira Grande. Fora nadador-salvador na praia de Santa Bárbara. Na altura do interesse do (novo) clube, encontrava-se no Brasil. Na Praia da Vitória, ainda sem treinador, Sílvia e Teresa (muito despachadas) fazem de ‘treinadoras.’ Ou porque a sorte protege os audazes ou porque os principiantes têm sorte, o novo clube ganha os seus primeiros troféus. Nos sub-16 e sub-18 masculinos, ganham ‘Martim Nunes (Clube Desportivo dos Bombeiros da Ribeira Grande) e Manuel Luz (Azores Radical Clube.’ Ainda em masculinos, porém, nos sub-12, ‘António Cleto do Clube Desportivo dos Bombeiros da Ribeira Grande ficou em 1.º lugar e 2.º Simão Silveira GDP.’ De volta a São Miguel, acertam os pormenores finais da contratação com o treinador que, entretanto, havia regressado a São Miguel no dia 26 de Fevereiro. Marcado para as 9 horas da manhã de Sábado, dia 9 de Março, o primeiro treino tem lugar (não no Norte, mas no Sul) na praia das Milícias (no seu extremo nascente). Pretendendo este novo clube seguir uma via (também) de surf social, pergunto aos surfistas (da Ribeira Grande) que colaboraram no projecto social de surf de João Brilhante (hoje empresários, muitos ligados ao mar e alguns até sócios dos Bombeiros), se não é chegado o momento de oferecerem o seu contributo ao novo clube? E pergunto (igualmente) ao novo clube se não acharia isso mutuamente vantajoso? Para já, está marcada uma reunião com a Câmara da Ribeira Grande. Entretanto, no dia 10 de Abril, cumprindo o que haviam prometido os seus promotores, o sítio do Facebook do novo clube, dá conta do seu próximo passo: ‘Junta-te a nós. Treinos, competição, intermédio, iniciação, mais de 6 anos. As inscrições para os treinos de surf já estão abertas no nosso clube. Contudo, e por esta ainda ser uma fase inicial, apenas estamos em condições de aceitar inscrições de quem já disponha de material próprio. (…) Futuramente, teremos mais novidades. Estamos à tua espera. Fogo à peça.’ Excelente iniciativa, haja quem adira!

O que sucede nesse entretanto na Ribeira Grande? A 20 de Janeiro, eu e Ricardo Cabral, surfista da segunda geração de João Brilhante, criámos no Face Book a página Surf/Bodyboard Ribeira Grande. Destina-se, como aí se explica, a oferecer um local ‘de encontro virtual de surfistas e bodyboarders da Ribeira Grande.’ Pretendemos o contributo de cada um, através da partilha de ‘experiências, histórias, fotografias, etc...’ E, acima de tudo, conseguir ‘opiniões, e sugestões sobre o Surf e Bodyboard da Ribeira Grande.’ Na tentativa de perceber a relação da Ribeira Grande com o mar, dera início em Agosto, ao seu estudo (e à publicação) de pequenos trabalhos. Primeiro, para abrir o diálogo, têm sido publicados num jornal local, depois, beneficiando dos contributos do diálogo, já com algumas correcções bem como novos dados, são publicados no meu blogue. Tem resultado? Será ainda cedo para avaliar (acho).

A 2 de Fevereiro (dia de Nossa Senhora da Estrela), dia a seguir à eleição da nova direcção da AASB, dando razão aos que, mesmo antes do necessário estudo científico, intuam uma cada vez maior ligação entre o mar e a economia da Ribeira Grande, um jornal anunciava: ‘novo complexo turístico deverá abrir em 2026 junto à Praia de Santa Bárbara.’ ‘Ming Hsu, que já doou 4,6 ME em equipamento a Portugal, vai construir um empreendimento turístico de luxo com 19 vilas junto à praia de Santa Bárbara. Investimento de 15 a 20 milhões de euros.’ Neste local, pretende-se instalar futuramente a sede da AASB. Outra prova desse interesse , é o crescente interesse do mercado imobiliário. pela Ribeira Grande. Um cartaz (enorme) colocado num ponto estratégico da estrada de acesso à cidade da Ribeira Grande anuncia que está para breve a abertura em pleno centro da cidade da Ribeira Grande de uma nova loja do sector imobiliário. Ou a notícia (confirmada) de que o bar da praia do Resort vai ser explorado por Fernando Loriga e e companheira (treinadores do Xolim). Ou que no parque industrial (não longe do areal de Santa Bárbara) abriu a Vulcana, uma cervejaria de um casal regressado da emigração. Não engana a razão da sua escolha: 'Um sítio central na Ilha, de fácil acesso, numa zona que não incomoda residentes, localizado a outros pontos de interesse e,' reparem bem: 'numa cidade que está a desenvolver-se rapidamente e que já é reconhecida como a Capital do Surf.' Disseram os proprietários a um jornal. (Correio dos Açores, 5 de Abril de 2024, p.2). Ou ainda (para referir só um dos vários projectos conhecidos de gente da terra que ainda não passaram do sonho), o de um jovem casal que pretende construir (num ponto estratégico da futura ligação do Monte Verde a Santa Bárbara, ou seja da continuação da Via Litoral da Cidade) um Surf Center. (Nota: Testemunho de Nélia Branco, 10 de Abril de 2024, sobre a intenção manifestada ao Centro de Empreendorismo da Ribeira Grande por Ruben Sabino e sua companheira para remodelarem o antigo café Benfica situado no canto da rua do Bandejo com a Travessa do Bandejo). Na onda dos nómadas digitais, Miguel Monteiro, Gil Faria e Miguel Estorninho (os dois primeiros da Ribeira Grande, o terceiro um amigo da Graciosa), vão abrir em breve na Rua de são Francisco n.º 44, o espaço www.digitalnatives.pt.

A 9 de Fevereiro, a imprensa local dá uma boa e uma má notícia. A boa: a ‘Liga Meo Surf passa em Junho pelo Areal de Santa Bárbara na Ribeira Grande. A má: ‘O’Leary diz que a Ryanir foi forçada a fechar a base em Ponta Delgada e que não pretende reabri-la.’ Saem artigos nos jornais denunciando o impacto negativo (que já causa). Acusam o governo ‘da péssima negociação, se a houve.’ O que leva os empresários do alojamento local a temerem pelo futuro do negócio: ‘a ALA diz que diminuição de voos low-cost está a contribuir para o aumento da sazonalidade.’ Apelam à VisitAzores para que tome medidas que contrariem a sazonalidade. A esse respeito, contradizendo os anteriores, os ‘agentes de viagens consideram os Açores um destino cada vez menos sazonal.’ E, todavia, ao que dizem os números oficiais, o ano de 2023, em termos de turismo, fora mesmo o melhor desde 2001.

Qual o papel da AASB na formação de novos surfistas (atletas e praticantes)? Numa entrevista recente, a nova Presidente assume-se como herdeira de projectos de direcções anteriores: divulgar a modalidade nas escolas. Reconhece (contudo) que ‘atendendo aos equipamentos que são necessários,’ o surfing é um desporto ‘geralmente’ caro. Encarando o problema de frente, aponta o caminho: ‘devemos direcionar o nosso foco para as famílias com maiores dificuldades financeiras.’ E propõe uma solução ‘Pretendemos fazer isso através da disponibilização de equipamentos, nomeadamente através do apoio directo dos clubes. São eles que muitas vezes dispõem de equipamento que já não utilizam tão regularmente. E também através de apoios privados, uma vez que não nos podemos socorrer apenas dos apoios públicos, como já temos recebido dos municípios e do governo regional.’

E para a Ribeira Grande? A acta da reunião entre a AASB e Câmara da Ribeira Grande (de 26 de Março) aponta no mesmo sentido: ‘(…) incentivar a adesão de novos praticantes da modalidade, proporcionando aulas de Surf a mais crianças e jovens do Concelho.’ Com quatro anos de mandato pela frente e apenas dois meses de trabalho cumpridos, muitas voltas irá dar (certamente) o mundo do surfing. A autarquia (pela sua parte) tem mais dois anos de mandato. Irá a AASB liderar (como lhe impõe os estatutos) o processo? Irão as empresas sobrepor-se aos clubes (desvirtuando a intenção inicial da AASB)? Que impacto terá a redução dos voos das companhias de baixo custo? Com antigos dirigentes da AASB – os senadores -, apoiando os ‘novatos,’ com a adesão de um novo clube e o Wave Gliders (clube/empresa) em vias de entrar na AASB, será que (finalmente) se irá passar das intenções aos actos?

Será possível à capital do Surf (e ao seu concelho) captar novos candidatos ao Surfing? O panorama não é (nada) risonho. Há outros desportos (futebol, Karaté, etc.) que exercem uma atracção (bem) maior (e eficaz). Depois de João Brilhante (para a Cidade) e de Luís Melo (para Rabo de Peixe), não houve quem (aqui) pegasse (a sério) no surf social. Nem tão-pouco os da terra que aprenderam com eles, apesar dos seus muitos queixumes, o fizeram. Ao contrário do que sucedeu – por exemplo -, com o hóquei. O mar assusta (de morte) os pais (e filhos). Que lamentam nunca saber onde e quando serão os treinos. Que as aulas (sobretudo) e o material (muito menos) são caros. Que fazer (então)? Em vez de uma ida ‘quando o Rei faz anos’ à escola, por que não criar um clube de surf escolar (como há já para o voleibol, por exemplo)? É na escola que a população escolar do Concelho se encontra, é lá que (idealmente apoiando a educação dos pais em casa) se educam novos gostos e se desfazem velhos mitos. E quem pretendesse continuar e não tivesse meios para o fazer, seria apoiado. Nada do outro mundo. Tem resultado em outros lugares. Bem (mas) no fundo, no fundo, o que aqui faz (a meu ver, verdadeiramente) falta, é quem vista a camisola do Surf. Como o fizeram (nas décadas de sessenta e de setenta) para o futebol juvenil (Álvaro Moura, Fernando Anselmo, Álvaro Feijó e José Carlos Teixeira) ou (na década de oitenta) para a introdução do Hóquei em Patins (José Manuel Costa). Camisola, pois.

Merenda, Cidade da Ribeira Grande (continua)

Mário Moura
Enviado por Mário Moura em 06/04/2024
Reeditado em 11/04/2024
Código do texto: T8035793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.