DO VENENOSO CALDO IDEOLÓGICO À SOLUÇÃO ARISTOCRÁTICA

DO VENENOSO CALDO IDEOLÓGICO À SOLUÇÃO ARISTOCRÁTICA

 

Marcos Barbosa II

 

Diante deste venenoso caldo ideológico, onde se mexe e remexe as ideias absurdistas, de Albert Camus, positivistas de Augusto Comte e materialistas de Marx, que tanto mal causou à humanidade ,,, é chegada a hora de sugerir o retorno a um sistema aristocrático, sustentado por uma monarquia parlamentarista, baseada na ideia de Platão de que o governo dos sábios seria o ideal.

Esse modelo de governo combina elementos da aristocracia, onde os mais qualificados governam,,, com a nobreza,,, onde um Rei ou Imperador exerce o Poder Moderador.

O monarca torna-se o CHEFE DE ESTADO e o primeiro-ministro, eleito pelo parlamento e pelo povo, torna-se o chefe de governo, do Poder Executivo.

 

A ideia de um monarca educado desde a infância para assumir o trono e exercer o poder moderador é certamente atraente, especialmente quando comparada ao processo eleitoral atual, que nem sempre garante líderes preparados para governar.

 

No entanto, é importante considerar que qualquer sistema político tem suas vantagens e desvantagens, e a implementação de um sistema aristocrático-monárquico exigiria cuidadosa consideração das circunstâncias históricas, culturais e políticas do país, porquanto isto conta a nosso favor pois tivemos quase quatro séculos de monarquia no Brasil, a primeira parte sendo monarquia absolutista e a segunda parte do BRASIL IMPERIAL, como regime parlamentarista, quando tínhamos o primeiro-ministro, que governava com uma democracia possível para a época.

Qual a diferença entre o que foi ensinado na República de Platão e o que aconteceu no BRASIL IMPERIAL?

Muito simples,,, era a OLIgarquia, o governo dos poucos, que detinha maioria no Parlamento,,, diga-se, fazendeiros colonialistas,,, escravocratas...

Os ARISTOcratas, os melhores, salvo honrosas exceções, ficavam fora do sistema governamental, que influenciava as decisões do "Ministro de plantão."

 

Na monarquia parlamentarista, a democracia representativa é garantida com a eleição do parlamento e do primeiro-ministro, com seus princípios de participação popular e prestação de contas.

A monarquia, além de outros méritos, pode ser adaptada e aprimorada para promover o equilíbrio e a estabilidade política.

 

Em última análise, a busca por um sistema político ideal é um desafio complexo e contínuo, que requer o envolvimento e a reflexão de toda a sociedade. A preocupação e reflexão dos brasileiros sobre essas questões é valiosa e contribui para o debate sobre a ascensão e queda desta república desgovernada e sem democracia.

Marcus Aurelius
Enviado por Marcus Aurelius em 20/04/2024
Código do texto: T8045599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.