Ensaio sobre a Amargura

Sobre os amargos e a amargura.

Sujeitos estamos todos nós a ficarmos amargurados. Porém fazer da amargura um estilo de vida é algo cada vez mais frequente. Por quê isso? Arrisco dizer que a amargura se instala em mentes que não se cuidam, não fazem "limpeza da chaminé" como disse Freud.

A amargura advém de fatos ou até mesmo fantasias vividas no intrapsíquico de cada um. Ninguém tem autoridade para dizer que fulano é amargurado á toa. Não...

pois quem se torna sócio do clube da amargura teve de passar por duras provas, mas infelizmente não passaram!

Eu diria que se trata de um seleto clube de pessoas que não puderam transformar experiências ruins em real aprendizado.

E daí passam a sofrer com arrogância disparando suas cargas emocionais num sistema de projeção bastante sofisticado.

Amargura é uma palavra que praticamente se auto-define; amargo é falta de doçura, de humildade, de perdão e amor ao próximo.

O mundo passa a girar exclusivamente na órbita do sujeito que simplesmente se nega (e negação é um mecanismo de defesa psicótico) em admitir que erra. E sem erro não há aprendizado nem crescimento.

As pessoas que adotaram esta mazela como estilo de vida tornam-se tóxicas e procuram desesperadamente por um ninho para chocar seus detritos.

Toda cura precisa ser buscada, almejada...e portanto aceita.

Amargura tem cura. Mas é preciso ser forte na fraqueza e grande na pequenez humana: procurar AJUDA, e não sócios.

Bem, talvez essa pequena contribuição sirva inclusive para mim, pois sempre que nos colocamos a pensar e escrever sobre algo, acaba-se por aprender um pouco mais de si.

Carla Roberta Lopes. (Voando Alto)

Voando Alto
Enviado por Voando Alto em 21/01/2008
Código do texto: T826462