Saiba como prevenir a dengue

No Brasil, hoje a dengue é considerada a mais preocupante endemia (doença dependente das condições locais que atinge freqüentemente uma região ou povo).

Foi pensando nisso, que reunimos aqui uma série de dicas e recomendações úteis para quem pretende se precaver da dengue. A primeira parte traz dicas que se referem aos cuidados necessários no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti no ambiente externo das casas e demais estabelecimentos. A segunda parte apresenta outras importantes recomendações e sugestões para quem quer combater os focos de dengue em ambientes internos.

Para combater a dengue, você e toda sua família devem criar o hábito de vistoriar as dependências da casa. Isso é muito importante, pois muitas vezes na nossa correria diária não dispensamos nenhum momento para fazê-lo. Geralmente só lembramos disso quando recebemos a visita de um “Agente de Saúde”. Portanto, sugiro que você e demais familiares façam periodicamente vistorias na garagem, quintal, jardins, corredores, calçadas e muros. Além disso, você deve estar atento aos lotes, canteiros e praças próximas de sua casa.

Se você tem uma caixa d’água situada fora da casa, tenha bastante cuidado para não deixá-la destampada, pois o mosquito da dengue se prolifera, preferencialmente, em água parada e limpa.

Mantenha as piscinas, as cascatas, lagos e qualquer espelho d’água sempre limpos, criando peixes ou tratando a água com cloro.

Não deixe nenhum objeto (tampas, latas, copos descartáveis, pneus etc.) que acumula água jogado em qualquer lugar. Os pneus velhos devem ser entregues ao serviço de limpeza urbana ou guardados em local limpo e coberto. Todo lixo doméstico deve ser bem embalado em sacos plásticos ou recipientes resistentes e destinado ao aterro sanitário do município. As lixeiras devem ficar sempre tampadas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios e logradouros públicos (praças, ruas, parques etc.).

Se você protege o muro com cacos de vidro, coloque areia naqueles que podem acumular água.

Não se esqueça também de colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins. Evite ter em casa espécies de plantas que acumulam água, como bromélias. Caso faça questão, regue-as com uma mistura de um litro d’água mais uma colher de água sanitária.

Limpe periodicamente as folhas e tudo mais que impede a água de correr por calhas que captam a água da chuva. Se sua casa possui laje, lembre sempre de retirar o excesso de água acumulada.

Lave a vasilha de água dos animais domésticos (cães, gatos etc.) no mínimo uma vez por semana, com bucha, sabão e água corrente.

Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo, de preferência em local coberto.

Da mesma forma que você deve eliminar todos os focos do mosquito da dengue fora de sua casa, assim também deve ser feito nas partes internas de sua residência.

Verifique se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiverem sendo usados, deixe-os fechados.

Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechada.

Retire a água e lave com sabão a bandeja externa da geladeira.

Lave bem o suporte de garrafões de água mineral na hora da troca.

Lembre-se que combater o mosquito da dengue é uma obrigação de todos, portanto repasse essas informações e ajude também seus vizinhos, pois não adianta nada você fazer sua parte, se os moradores de seu bairro não fizerem também a parte deles.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 256, p. 09, de 18/04/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 295, p. 07, de 30/01/2009. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 401, p. 15, de 11/02/2011. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 06/02/2008
Reeditado em 30/12/2011
Código do texto: T848668
Classificação de conteúdo: seguro