A amizade

A amizade é uma das formas mais prazerosas de relacionamento humano. Os bons momentos da vida ficam ainda melhores na presença de amigos verdadeiros. E, nos momentos difíceis, eles ajudam a aliviar a situação, oferecendo ajuda eficaz, ou, às vezes, somente um abraço ou um ombro confor-tador.

A amizade tem início em um momento mágico, indefinível. São pequenos detalhes que impressionam, enternecem e fazem brotar este maravilhoso sentimento.

A verdadeira amizade é uma planta de crescimento lento. Somente após passar por inúmeras provas, no decorrer do tempo, ela pode merecer esta designação. Mas, a amizade é algo muito frágil, e precisa ser cultivada e conservada com muito cuidado e sensibilidade.

Amizade é união de espíritos. Ela gera harmonia, alegria, entusiasmo.Torna a vida mais dinâmica e interessante. São os amigos que, muitas vezes, nos estimulam a sair da concha, a viver mais intensamente.

Este sentimento fraterno precisa de tolerância e paciência, pois, muitas vezes, as pessoas dizem ou fazem coisas que magoam. Nestes momentos difíceis é necessário muito tato. Por vezes, o silêncio é o melhor remédio, durante algum tempo.

Saber ouvir é outro requisito que deve ser cul-tivado. Um amigo sincero deve ser sempre o melhor ouvinte. Isto é muito importante, pois as pessoas precisam desabafar, expressar sentimentos, revelar segredos e sonhos, ou expor uma nova idéia, com inúmeros detalhes.

É possível desenvolver mais amizades em dois meses interessando-se mais pelas pessoas, do que em dois anos, tentando fazer as pessoas se interessarem por si mesmo. E isto é verdadeiro, pois somente alguém prestativo e simpático, alguém que irradia alegria e entusiasmo, é que possui o dom de conquistar amigos.

As amizades, para serem duradouras, precisam de dedicação e tempo. Os amigos devem encontrar-se regularmente, em casa, em passeios, em sessões de cinema e teatro, em bailes e festas em eventos culturais e esportivos. E a comunicação telefônica, ou pela Internet, deve ser constante, sob pena de enfraquecer-se o vínculo.

Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 13/12/2005
Código do texto: T85288