A Vida é Como uma Rosa

A vida é como uma rosa, cuja raiz representa o alfa, o início da vida, onde embebemo-nos da seiva que nos é fornecida, para que assim o caule, que nada mais é do que o caminho que trafegaremos até chegarmos a plenitude da rosa, possa crescer. Porém nesse meio tempo, entre a raiz e a rosa existem inúmeros espinhos, que são os abrolhos que a vida nos apresenta, abrolhos estes que quando trespassados nos fazem crescer e nos fortificar mais e mais para que possamos no futuro desfrutar mais da plenitude, sem sermos derrubados pelos vendavais que nos são apresentados no nosso tempo vitae. Entre as perfurantes dificuldades que nos são apresentadas existem as folhas, cujo propósito existencial consiste em nos dar ânimo e fôlego para seguirmos em nosso caminho, sem elas nosso trajeto seria um enorme agouro sem fim onde estaríamos cercados pela dor e pelo desespero.

Erro comum que cometemos é o de pensar que a folha é a plenitude, e por pensarmos assim deixamos de continuar nosso trajeto e nos estagnamos por meses, anos, as vezes morremos pensando que chegamos a plenitude tão sonhada e almejada. Por fim quando não nos deixamos enganar por isso e seguimos cruzando por nossos problemas e transtornos cotidianos aprendendo e crescendo com eles, chegamos enfim a tão almejada rosa cujo olor nos inebria, contagia, enche nosso peito do mais puro ar, preenche-nos com imensa alegria.

Mas vale salientar que o mais difícil não é chegar a plenitude e sim se manter nela, inúmeras pessoas chegaram, mas tiveram um efêmero vislumbre o perderam por achar que ao chegarem lá tudo estaria resolvido, esqueceram-se que mesmo no apogeu, mesmo no cume do aprendizado e do auto-conhecimento ainda existem fortes vendavais que tentam nos derrubar, ou seja, é fácil sentir o cheiro da rosa, mas é difícil fazer esse perfume perdurar.