Morrer ou viver? Eis a questão!!!

Morrer ou Viver? Eis a questão!!!

A morte nos causa medo. Por mais que dissermos o contrário. O que sinto é um enorme vazio. Um vazio triste, muito triste. Mário Quintana dizia: "Morrer, que me importa? (...) O diabo é deixar de viver." A vida é tão boa! Não quero ir embora...

Na morte infelizmente, mora a saudade!!! Saudade de momentos vividos, que ficaram presos numa caixa do tempo chamada de passado! O que virá? O que surgirá depois? Ás vezes fico imaginando como Cecília Meireles: "E eu fico a imaginar se depois de muito navegar a algum lugar enfim se chega... O que será, talvez, até mais triste. Nem barcas, nem gaivotas. Apenas sobre humanas companhias... Com que tristeza o horizonte avisto, aproximado e sem recurso. Que pena a vida ser só isto...” Não adianta, a morte vem avassaladora, maldosa, e como dizia Pedro Bial : “morrer é estúpido”, mas iremos!!! E por quê? Viver é tão bom!!! Morrer só seria bom, se morrêssemos ao lado das pessoas que amamos, mas muitas vezes estamos distantes, enfiados em hospitais e tratados como números, PACIENTES!!!

Mas a pior morte deve ser aquela que vem com a dor, a dor inútil, a dor que estende o sofrimento!!! Morrer deveria ser pá tum... acabou , sem dor... a dor é cruel...

Mas tem também a morte em vida! Imagine um homem inutilizado por um derrame, num quarto escuro com paredes úmidas e fedendo urina? Já morreu em vida e o pior, foi “assassinado” por quem não cuida dele! Viver não depende somente de um coração batendo e ondas cerebrais vivas, é muito mais que isso...

Muitas pessoas que estão inutilizadas sofrendo, garanto se tivessem como falar , optariam pela morte, pois sabem que “morreram” em vida!!! Mas os seres humanos têm dessas “bobeiras”, prolongando o sofrimento dos outros!!! Imagine que conheci uma mulher que estava com câncer em estágio terminal e ao invés de viver plenamente, acabou enfiada num hospital com paredes cinzentas e metais frios e ficou meses com o coração batendo e emitindo ondas cerebrais, mas todos já sabiam que ela já havia “morrido”!!! Sofrimento inútil!

A morte e a vida são extensões naturais, caminham lado a lado e um dia uma toma o lugar da outra!!! Mas o medo de morrer permanece assustador, independente de qualquer coisa!!! Para acabar com esse medo da morte, deveríamos ser educados desde cedo para não tentarmos prolongarmos mais o sofrimento alheio, e não submetermos quem gostamos a humilhações em troca de um coração batendo e um cérebro emitindo ondas!!! Viver não é só biológico, é muito mais que isso, é humano!!! Em muitas camas de hospitais espalhados pelo Brasil e pelo mundo, já sabemos que só mora a saudade!!!