Anarquismo e o Mundo Moderno.

O desejo de ser livre.

"Destruir para Criar". É a simbologia máxima do Anarquismo.

Mas como e o que é ser anarquista? O ser humano avesso aos poderes, tendo em seu raciocínio o controle de si. Sem alguém para lhe comandar.

O desejo anarquista de classes oprimidas colide com toda vazão de idéias para reger tais classes. O que fazer se não existir um poder central? Não há sociedade sem rédeas, principalmente no mundo moderno.

Hoje, nossa organização social está ancorada no modo capitalista e materialista de viver. Até o comunismo, que pregava a total igualdade de classes, teve que se adaptar ao "Novo Mundo". As faces do mundo moderno adulteraram o real espírito anarquista, remodelando-o de fora para dentro. Mas o destino da humanidade será esse? A Anarquia morreu?

Mesmo nesse mundo moderno, a ideologia sobrevive. Não só a ideologia, mas como os atos pregados por anarquistas. Temos igualdade entre homens e mulheres, divisão justa de salário entre ambos, liberdade de expressão, etc. O movimento anarquista quebrou barreira impostas por centralizadores despóticos. Graças à esses esforços, temos uma sociedade um pouco mais justa e tolerável. Mas como o socialismo, tal movimento teve de se adaptar aos moldes modernos do mundo globalizado. Aliás, através da internet, o ser humano foi capaz de derrubar o monopólio de informações e conhecimento. Transmitindo em tempo real todo tipo de arquivo de forma livre e espontânea. Informação livre e gratuita.

Bem, considerando o papel do Anarquismo no mundo moderno, ainda não temos aquela sociedade planejada por Bakhunin ou Kropotkin, porém, tal ideologia sobrevive. Querendo ou não, o anarquismo utópico prevalece nas mais variadas camadas, esperando ser desperto.