ESCANDIR E ATITUDE


     Todos queremos um país melhor,
ver um país transformar-se
em Nação com "N" maiúsculo.

     Não precisamos de uma idéia nova;
idéias existem pululando pela Internet
- só para citarmos esta -, mas o que precisamos é de tomarmos atitudes aptas a construir a Pátria que todos desejamos e poderemos construir.

     Certa feita uma conhecido me disse
- isto faz tempo - que o Brasil seria apenas um território e não uma Nação, pois o Brasil teria apenas habitantes e não patriotas, uma vez que estes se interessem e se envolvem na construção da Pátria.

     O Brasil é apenas um território, porque uma Nação tem Lei e esta Lei é respeitada;
aqui se vê que a Lei não é respeita pelo povo - vejam só no tocante ao trânsito -,
e nem pelos governantes,pois muitos legislam em benefício próprio, etc.

     O Brasil é apenas um território,
pois uma Nação tem Governantes e
os Governantes são respeitos;
ora só é respeito quem se respeita,
e aqui... - reitero que faz muito tempo (!)

---

     Lê-se no dicionário que ATITUDE é
a posição do corpo; porte, jeito, postura,
mas também o modo de proceder ou agir.

     Faço uma pergunta:

     A atitude seria a soma dos atos ou, ao contrário, os atos são determinados pela atitude?

     "Pensar é fácil, agir é difícil, e converter seus pensamentos em ação é a coisa mais difícil do mundo". Poeta alemão GOETHE (1748-1832)


     É possível - todavia - pensar, mas agir diferente.

     Durante a guerra da Coréia, prisioneiros foram colocados em campos de prisioneiros comandados por comunistas chineses. Sem usar de brutalidade os chineses conseguiram a colaboração de centenas de prisioneiros em várias atividades.

     Um artifício fundamental era o uso eficaz do "fenômeno do pé na porta": uma tendência das pessoas que concordam primeiro em atender a um pedido pequeno para aten-derem depois a um outro maior. Uma escala progressiva e pedidos era aplicada (Schein 1956). Depois de "treinar" os prisioneiros a falar ou a escrever declarações triviais, os chineses pediam que copiassem algo mais contundente, como, por exemplo: anotar os defeitos do capitalismo...

     Robert Cialdini (1993): "a fim de fazer as pessoas concordarem com alguma coisa de dimensão maior, "Comece pequeno e au-mente aos poucos". E tenha cautela com aqueles que podem usar a mesma tática para explorá-lo. Um ato trivial torna o ato seguinte mais fácil. Pratique uma pequena autodisciplina e Você verá que será mais forte par praticar uma outra mais. INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA GERAL,

---

     Se a pessoa que pretendemos influenciar formos nós mesmos, a prática do ESCANDIR é um caminho recomendável para tanto.

---

          CIDADANIA E DITADURA


     Existem pessoas a afirmar serem favoráveis ao regime ditatorial; existem pessoas contrárias ao regime ditatorial e que, todavia, na prática são favoráveis a tal regime.

     A expectativa do benefício da ditadura para os que se declaram favoráveis é que se imponha a prática do bem; a prática do bem estaria sujeita à vontade dos ditadores, ou ditador.

     É uma questão de disciplina.

     O caminho para a cidadania é a prática da autodisciplina.

     Temos que fazer conosco mesmos, espontaneamente, o que os captores acima referidos de soldados inimigos fizeram com estes: começar pequeno.

     Escandir é uma pequena/grande coisa.

     A atitude das pessoas é resistir a práticas não usuais porque supõe serem fracas se aderirem; em outra palavras, se sentem fortes por dizer "não".

     Ora, trata-se de buscar autodisciplina.

     Jesus já propusera este método: 'Fazei penitência porque o Reino de Deus está próximo", está dentro de vós seria um versão possível.

     A melhor disciplina é a autodisciplina pois esta vem de dentro da pessoa. É a tão falada e pouco compreendida "educação".

     Diógenes Pereira de Araújo