Educação e Formação

Educação significa, em síntese, o aperfeiçoamento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano. Por sua vez, formação é o modo como se constitui o caráter do homem. Educação e formação são integrantes de um mesmo processo que tem início no momento do nascimento, e término por ocasião da morte do indivíduo.

A educação formal propicia o conhecimento de dados contidos em uma infinidade de disciplinas acadêmicas. Esta espécie de educação pode proporcionar uma base mais ou menos adequada para a formação humanística e profissional do indivíduo. No entanto, observamos que não é suficiente para proporcionar o desenvolvimento do caráter e da personalidade. É preciso acrescentar mais conteúdo para a consolidação dos valores éticos, morais e humanísticos.

Desde os primeiros anos da educação fundamental, deveriam todos receber ensinamentos nos campos da psicologia, comunicação, relacionamentos, valores éticos e morais. O talento de cada um deveria ser descoberto muito cedo, visando à devida preparação para a futura carreira profissional. No entanto, observamos um considerável despreparo para a vida, a nível filosófico, psicológico, espiritual e profissional.

Podemos prever que o homem do século XXI somente terá condições de ser bem sucedido na vida se estiver muito bem aparelhado, trazendo em sua bagagem uma formação integral, a nível humanístico e profissional. Sem dúvida, deverá ser um ótimo comunicador, saber interagir com as pessoas de forma eficaz. Não basta possuir competência téc-nica, é preciso desenvolver a competência comportamental e saber lidar com as pessoas de forma empática, cordial, cooperativa.

Segundo especialistas europeus, nos próximos tempos deverá ocorrer uma mudança radical nos currículos profissionalizantes. Estes deverão conter quatro grandes ramos do saber: 1. conhecimento tecnológico (por exemplo, domínio do computador); 2. conhecimento de idiomas (o original e, no mínimo, mais dois); 3. habilidade comportamental (áreas da comunicação e relacionamentos); 4. conhecimento técnico no setor profissional específico. Esta mudança é realmente necessária e contribuirá decisivamente para a excelência da educação e formação das pessoas.

A realidade está sempre em constante mutação. Por isto, é preciso manter-se preparado para enfrentá-la. A educação e a formação devem constituir-se em um processo permanente. O desenvolvimento pessoal e o profissional são premissas que devem ser consideradas como uma obrigação natural de cada um. Devemos expandir nossa zona de conforto, alargar horizontes, exercitar a criatividade, descobrir novas oportunidades, adaptar-se continuamente às situações reais da vida.

Do livro "A Arte de Viver"

Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 23/12/2005
Código do texto: T89771