Agir ou Reagir

“Pouco conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas. Muito conhecimento, que se tornem humildes.”

(Leonardo da Vinci)

Uma das características inerentes ao profissional empreendedor é a busca incansável pelo autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, mais pode potencializar suas forças e amenizar suas fraquezas.

Minha proposta hoje é compartilhar com você um breve exercício. Trata-se do que chamamos Locus de Controle, ou Centro de Controle. Apresentarei apenas dez questões e sua missão será efetuar a leitura dos textos respondendo de forma absolutamente franca com qual das assertivas, A ou B, você concorda mais. Os resultados serão comentados na seqüência e, tenha certeza, revelarão um aspecto fundamental de seu perfil atitudinal: como você se comporta perante o mundo externo.

01

A) Fazer muito dinheiro está muito ligado a uma questão de escolher os caminhos certos.

B) As promoções são obtidas com muito trabalho duro e persistência.

02

A) Percebi que existe uma conexão direta entre quanto me esforço e o resultado que tenho.

B) Muitas vezes, as reações dos clientes parecem confusas.

03

A) O número de divórcios indica que mais e mais pessoas não estão se empenhando em fazer seus casamentos funcionarem.

B) Casamento é em grande parte um negócio de risco.

04

A) É tolice pensar que alguém pode mudar de fato as atitudes básicas de outra pessoa.

B) Quando estou certo, posso convencer outros.

05

A) Ser promovido é realmente uma questão de ter mais sorte do que a outra pessoa.

B) Em nossa sociedade, o futuro ganho de poder de uma pessoa depende de sua habilidade.

06

A) Se alguém sabe como lidar com pessoas, é fácil liderá-las.

B) Exerço pouca influência na maneira como outras pessoas se comportam.

07

A) Os objetivos que conquisto são resultados de meus próprios esforços; sorte não tem nada com isso.

B) Às vezes, acho que tenho pouco a fazer com a situação apresentada.

08

A) Pessoas como eu podem mudar o curso do mundo dos negócios se nos fizermos ouvir.

B) É apenas um pensamento esperançoso acreditar que alguém pode influenciar prontamente o que acontece no mercado.

09

A) Grande parcela do que acontece comigo é provavelmente uma questão de acaso.

B) Sou senhor do meu destino.

10

A) Dar-se bem com pessoas é uma habilidade que deve ser exercitada.

B) É quase impossível descobrir como agradar a certas pessoas.

Para que possamos proceder à análise dos resultados, confronte suas respostas com a tabela abaixo, anotando “0” ou “1” de acordo com a opção feita. Evidentemente, o somatório dos pontos deverá ser um número entre 0 e 10.

Questão ... Alternativa A ... Alternativa B

01 ................... 0 .............. 1

02 ................... 1 .............. 0

03 ................... 1 .............. 0

04 ................... 0 .............. 1

05 ................... 0 .............. 1

06 ................... 1 .............. 0

07 ................... 1 .............. 0

08 ................... 1 .............. 0

09 ................... 0 .............. 1

10 ................... 1 .............. 0

De posse de sua pontuação final, veja no quadro a seguir como pode ser classificado seu Centro de Controle, se Interno ou Externo.

Pontuação ..... Classificação ....... Locus de Controle

8 – 10 ........ Interno Alto ........ Pessoas Internas

6 – 7 ......... Interno Moderado .... Pessoas Internas

5 ............. Misturado

3 – 4 ......... Externo Moderado .... Pessoas Externas

0 – 2 ......... Externo Alto ........ Pessoas Externas

Interpretando o Resultado

Esta atividade foi desenvolvida por companheiros da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento Empreendedor e reproduzida com autorização. Tenho utilizado, eventualmente, este exercício em minhas palestras e os resultados são sempre interessantes.

Pessoas com Centro de Controle Externo, ou seja, aquelas com pontuação entre 0 e 4 pontos, são pessoas muito influenciadas pelo mundo exterior. Para elas, o destino depende do que acontece à sua volta.

Os negócios não andam bem porque as taxas de juros estão muito elevadas, a Economia está recessiva, as Reformas ainda não foram votadas no Congresso, o conflito no Iraque está tomando proporções preocupantes, colocando em risco a estabilidade política e econômica do mundo globalizado.

A empresa não anda bem das pernas porque a alta direção não toma as decisões acertadas, os concorrentes apresentam produtos e preços melhores, o mercado não está comprador, os colegas não trabalham em sinergia dentro da empresa, os departamentos não se comunicam de forma efetiva.

O profissional não se recoloca no mercado de trabalho porque o desemprego é crescente e não há oferta de vagas, suas qualificações não são reconhecidas pelos selecionadores, os cursos de atualização são muito dispendiosos, os currículos enviados não são lidos, e somente através da indicação de terceiros é possível obter uma oportunidade para demonstrar talento e capacidade.

No pólo oposto, estão as pessoas com Centro de Controle Interno. Quem atingiu de 6 a 10 pontos enquadra-se neste grupo. São pessoas que realmente enxergam-se como donas de seu próprio futuro. Os fracassos são sua responsabilidade, decorrentes de ações inadequadas que invariavelmente levaram ao aprendizado. O sucesso, por sua vez, é fruto do trabalho, da ousadia, da criatividade, da perseverança, enfim, de todo um conjunto de atitudes vencedoras.

A Economia brasileira apresenta-se com sua estabilidade instável, mas isso não tem importância. Se os juros aumentarem ou a carga tributária for elevada, paciência. Vamos nos adequar. Se novos ataques terroristas assombrarem o mundo ou uma nova chaga ameaçar a saúde das pessoas no planeta, paciência. Vamos nos adaptar. Porque são ações que atingirão a todos indistintamente e sua intensidade dependerá da forma como reagirmos a elas.

A empresa está passando por um momento difícil, então vamos virar o jogo. Vamos observar as melhores práticas da concorrência e implementá-las. Ouvir mais os consumidores, diferenciar nossos produtos, agregar valor através de benefícios reais e percebidos. Melhorar um pouco mais a cada dia. Imaginar e inventar.

O profissional que busca recolocação procura traçar seus aspectos positivos, relaciona o perfil de empresa e do cargo que almeja ocupar, associa-se a parceiros profissionais e faz uso de sua rede de contatos para garimpar oportunidades, cuida de seu marketing pessoal e, especialmente, adota uma postura pró-ativa ciente de que sua adversidade é passageira e que o futuro que o espera é reflexo de suas próprias escolhas e atitudes e não de devaneios ou julgamentos de terceiros.

* Tom Coelho, com graduação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP e especialização em Marketing pela MMS/SP e em Qualidade de Vida no Trabalho pela FIA-FEA/USP, é empresário, consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity Consulting, Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do NJE/Fiesp. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br Visite: www.tomcoelho.com.br.