Aula 7 - Abordagens sistêmicas: estrutura, ambiente, instituições

As organizações se reestruturam para se adequar ao ambiente.

O ambiente em que uma organização está inserida influencia o funcionamento da organização e isso se reflete em características da estrutura organizacional. Entendida como o conjunto recorrente de relacionamentos entre as pessoas-membros da organização, que se reúnem de forma organizada e estruturada e são mediados por relações de autoridade legítimas e a configuração formal de funções e procedimentos, regularidades padronizadas e processos de interação, a estrutura é um conceito central no estudo das organizações.

A teoria da contingência sintetiza idéias opostas desenvolvidas nesse estudo pela administração clássica e pela escola de relações humanas, e conclui que a otimização das características da estrutura organizacional varia de acordo com fatores chamados de contingenciais, as circunstâncias situacionais às quais é necessária alguma forma de reação organizacional. Então, para ser efetiva, a organização precisa reestruturar-se, adequar sua estrutura a esses fatores contingenciais, e assim adaptar-se ao ambiente.

A estrutura de uma organização é continuamente produzida e recriada com interação, pois afeta e é afetada pela perspectiva dos indivíduos e grupos que fazem escolhas e criam significados com esquemas interpretativos articulados com valores e interesses. Assim, a organização é composta de esquemas interpretativos alternativos, preferências de valores, e interesses de grupos, de acordo com as oportunidades oferecidas pelas condições contextuais e influenciados pelas condições adversas da organização e do ambiente. Então, se a estrutura adotada em uma organização não se mostra adequada, indivíduos de alguns grupos podem fazer mudanças nos esquemas interpretativos e recriar a estrutura organizacional de acordo com seus significados.

Essa recriação da estrutura organizacional para se adequar às contingências do ambiente exige que se redesenhem as atividades organizacionais. Isso dá suporte à realização da mudança através de ciclos de inadequação e adequação, que mudem a natureza dos sistemas de atividade na organização. Assim, é preciso que se reflita sobre como alterar o desenho organizacional, formado por atividades, processos, operações, produtos e serviços, que são elementos embutidos nas estruturas organizacionais

As organizações também vivem dentro de ambientes institucionalizados que prescrevem e condicionam suas estruturas e desenvolvimento. Idéias sobre estilo de gerenciamento, formas de organização, tratamento de empregados e de clientes das ideologias contextuais são institucionalizadas, quando forem "moralmente sustentáveis" para suportar decisões e estruturas, e manifestam-se como regras racionalizadoras na estrutura formal. A fonte de legitimação para os arranjos estruturais de uma organização e seus processos está no seu ambiente institucional.

Assim, a teoria de contingência estrutural estabelece relações e explica a influência entre aspectos variáveis do comportamento da estrutura da organização, por um lado, e o seu contexto, por outro lado, que explica a estrutura pelos fatores contingenciais – tais como tamanho, tecnologia, incerteza de tarefas, estratégia e ideologia. Então, as grandes dimensões da estrutura – como a especialização funcional, padronização de processos, centralização da tomada de decisão, formalização de regras e procedimentos – estão relacionados entre si em formas padronizadas para produzir uma estrutura de gerenciamento coerente. A coerência entre esses elementos organizacionais deve estabelecer, então, uma organização estável que será mais eficiente e efetiva. Ou seja, o ajuste coerente entre a estrutura e o contexto deve gerar como resultado o desempenho otimizado.

Uma questão que poderia incentivar o debate sobre o tema seria:

As organizações que aprendem executam reestruturações como parte do processo interpretativo para adequação às contingências do ambiente, OU o processo interpretativo é parte da estrutura organizacional instituída?

Aline Vieira Malanovicz – 22/04/08