ENTREVISTA CONCEDIDA À COMUNIDADE:"ALMA CULTURA E POESIA BRASIL "(parte I)

Janaína da Cunha (ENTREVISTADORA)

Entrevistado da Semana: Prof. Sebah Andrade

_Bom dia queridos amigos e companheiros da Comunidade Alma Cultura & Poesia Brasil!

Após uma semana fascinante com as presenças inteligentes dos poetas e escritores Catiaho Alcantara e Diogo Viana, temos um encontro marcado com outro poeta primoroso na renda da poesia, prof. Sebah Andrade.

Prof. Sebah Andrade, ou simplesmente prof. Sebah, como é mais conhecido, é professor universitário titular das disciplinas de Antropologia Cultural e Sociologia da Comunicação. Possui mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Sociologia. Publicou diversos artigos em revistas dentro de sua formação acadêmica e área de atuação. Também possui dois livros publicados: ”O HOMEM E A MULHER NO CANCIONEIRO POPULAR: Um Olhar Antropológio” – Ed. Manufatura, 2002 e “SEGREDOS DESVELADOS: Uma Sociologia da Intimidade” – Ed. Juruá, Curitiba, 2008.

Na poesia, lançou recentemente o livro de poemas: “CÂNTICOS ERÓTICOS E ENTRELAÇADOS” – Ed. Usinas de Letras, Rio de Janeiro, 2008. Possui ainda mais dois livros inéditos: “O AVERSO DAS MIRAGENS” e “NERVOS TÍSICOS” – com previsão de lançamento, provavelmente, em janeiro de 2009.

Eis um pouquinho da arte sensível e apaixonante do Prof. Sebah:

MULHERES DE VIDRO

Mulheres são vidros cortantes

Navalhas que sangram

nervos de rios, lagos,oceanos:

Multifacetadas.

Despedaçam lírios, esfacelam

Madrugadas,engravidam noites,

adornam silêncios!

São sempre abissais

seus olhos,ardilosas

suas palavras.

Sabem debulhar o mundo

Acalentar corações !

Cleópatas,Dalilas,Pandoras,

Marias,Ambrosinas e Margaridas:

Insanas,sanguinárias, sanguessugas

celestiais,selvagens, saborosas:

frutas de todas estações.

Arquitetas de dores,tormentas.

Fermentos de solidão, dissabores.

Engenhosas serpentes,

efêmera eternidade.

Como viver sem elas?

(Prof Sebah)

Do livro:"Cânticos eróticos e Entrelaçados",2008.

Realmente lindo, não?

Boas vindas

Prof. Sebah, receba as boas vindas da nossa “casa”. Antes de tudo, quero agradecer em meu nome e no nome de todos os amigos e companheiros da comunidade por ter aceitado nosso convite.

Um belo dia e uma ótima entrevista!

Comecemos...

RESPOSTA:agradecimento

Gostaria de agradecer o convite.Para mim é uma imensa honra.Espero corresponder com a espectativa .A você Janaina meu abraço e muito obrigado pelo carinho e tua delicadeza.A todos da comunidade meus sinceros agradecimentos. Aos poucos vou tentar responder a todas as peguntas,mas antes gostaria de registrar,o quanto tuas perguntas são pertinentes ,instigantes e inteligentes.Meus parabéns e mais uma vez obrigado.

1. É natural de que estado e atualmente onde mora? Sou natural de Areia,Pb e atualmente moro Em Jampa.Uma cidade bastante onite e muito verde.

2. Quais Universidades que leciona.

Desde 1995 que leciono no nível superior,portanto já passei por várias faculdades,mas atualmente estou na UEPB.

3. Sabemos que você é antropólogo e sociólogo, atualmente atua nessa área?

Atuo nessas áreas como professor e pesquisador.Meu campo temático é o estudo da mídia e sexualidade.

4. Como antropólogo e sociólogo qual sua visão sobre a realidade desordenada em que vive a sociedade brasileira?

R:Essa não é uma questão tão fácil de ser respondida,depende do ponto vista adotado.Eu diria,em linhas gerais,que toda essa desordem resulta da própria estrutura do sistema capitalista.Uma formação social que privilegia o individualismo,utilitarismo,narcisismo em detrimento de um a perspectiva mais solidária.Mas é bom ressaltar que historicamente,a forma com nosso Brasil tem sido administrado,aponta para uma exaustiva tendência em dar prioridades as elites econômicas ,gerando abismos sociais intransponíveis.Dessa maneira,a falta duma política social eficiente gera problemas que podem conduzir a nossa sociedade a um caos político,econômico e social.

5. Defina humanidade.

R:Definir humanidade?Eis uma questão que também depende do enfoque filosófico adotado!Posso rersponder ao longo dessa entrevista.

6. Como professor universitário, qual seu ponto de vista sobre a burocracia acadêmica?

R:Do prisma organizacional a burocracia é fundamental,inclusive se constitue numa marca da sociedade moderna,no entanto,no campo acadêmico muitas vezes fuciona como um artefato político que entrava e dificulta o desenvolvimento de pesquisas mais ousadas e criativas.

7. O que está faltando em muitos pesquisadores que enxergam o cidadão de determinado nível e classe social apenas como objeto de seu estudo e esquecem que estão lidando com seres humanos reais com sentimentos?

R:No meu perfil pus uma reflexão neste sentido e vou reproduzir aqui:

Trocar idéias criativas com profissionais que não sejam viciados em "burocratismo" acadêmico...É lamentavel vê sociólogos/psicológos/antropólogos/educadores/filósofos/historiadores...que quando querem elaborar teses e pós-teses se arvoram no mundo dos excluídos/desmilinguidos/destituídos...um falso respeito à alteridade,ao fim e ao cabo,favelados/camponeses/prostitutas/ciganos/índios/operários negros/idosos/domésticas,etc,etc,etc...não passam de um parca lembrança!!!São os cidadãos de segunda classe que só tem visibilidade enquanto objeto de pesquisa,no cotidiano são apenas miragens,obscuridades,são os invisíveis sociais... Esses intelectuaóides torcem o nariz e preferem se inebriar com epistemologia de botequim,exercendo um narcisismo tosco e uma vaidade vazia...Qualquer coisa que não cheire à academia,não passa de senso comum/ de popularesco/de breguice....Quanta PRESUNÇÃO!!!!! 14 jul excluir Prof.Sebah .C.

8. É possível e necessário agregar o profissional ao ser humano?

R:Entento que qualquer pesquisa acadêmica deveria priorizar a dimensão humana.Sem esse entrelaçamento,o resultado não é nada animador.Mas certamente,esse ponto de vista não é consensual,infelizmente.

9. Como está o incentivo a pesquisa no Brasil dentro de suas áreas de formação acadêmica?Podo dizer que incentivo existe,mas há áreas que são mais privilegiadas.Concernente ao campo das humanidades identifico muitas dificuldades.Afinal de contas,o que estimula o pensamento crítico,geralmente ,não é muito bem visto pelo os "burocratas do poder" e mesmo a sociedade não está muito interessada nitso.É mais importante incentivar o que traz retorno financeiro imediato do que promover conhecimentos que tragam uma maior lucidez para o exercício da cidadania.. 10. Como vê a função das Universidades hoje em dia? Estão cumprindo seu papel educacional diante da sociedade como um todo?

R:Colaborar com o processo educacional da sociedade,isto a universidade faz com muita eficiência.A questão é que ela obedece,predominantemente, a uma ideologia de subserviência ao mercado.Porém,enquanto uma padagogia que ajude na formação duma cidadania crítica e eficaz,isso nós estamos devendo.

Errata

Na primeira pergunta onde se lê onite,lê-se bonita...

RESPOSTA:(continuação)

11. As universidades dão todo o apoio que o professor necessita para exercer dignamente suas tarefas?

R:Essa questão está mais ou menos dentro da anterior.

12. Quais as coisas e ações que não suporta?

R:Não suporto o peso

de almas sujas sobre meus ombros

já tão fadigados!

13. Cite uma música que possa definir seu estado de espírito nesse momento.

R:Uma música?Talvez a canção de Djavan..."Oceano"

14. Nome de um filme que o marcou.

R:Há muito,mas poderia apontar "Tempos Modernos" De Charles Chaplin

15. Em que momento se viu poeta?

R:E eu sou poeta!?Ainda estou aprendendo!!!!Rsrsrssrsr

16. Como a poesia faz parte de sua vida?

R:Ela é essencial,sua ausência me deixaria menos humanizado.

17. A sensibilidade que renda seus poemas tem influência em sua posição como antropólogo e sociólogo?

R:Pode ter certeza!Embora sejam espaços diferentes,se não houvesse um diálogo entre o poeta e o profissional acadêmico,eu seria mais um burocrata do ensino e menos educador.

18. És um homem apaixonado?

R:Quem não é apaixonado pela vida em suas múltiplas dimensões e complexidades...Pode encomendar o velório!

Acredito que estamos devendo isso aos nossos jovens.

Gostaria que ampliasse o seu comentário sobre essa questão.

Em sua opinião, quais as possíveis alternativas para que haja uma tomada de consciência a esse respeito por parte do ensino nas universidades brasileiras.

Quais as ações no âmbito da formação acadêmica que poderiam contribuir para uma mudança? O que se pode fazer para atingir uma mudança nesse sentido?

Quais os caminhos possíveis, já que sabemos que, por detrás de tudo, há todo um sistema que não tem interesse nessa tomada de consciência, nem na formação dessa cidadania crítica e eficaz ?

Acredito que é algo urgente e, se conscientemente discutido, pensado, poderá vir a mudar muita coisa em nosso País. Prezada amiga Marisa

marisa

Boa Noite Prof. Sebah!

É um imenso prazer tê-lo aqui conosco.

Em resposta ( nº10) a Janaína, você tocou em um ponto importantíssimo para o destino de nossa sociedade: A formação de uma cidadania crítica e eficaz nas universidades...

PERGUNTA DE SU ANGELONE:Gostaria que ampliasse o seu comentário sobre essa questão.

Em sua opinião, quais as possíveis alternativas para que haja uma tomada de consciência a esse respeito por parte do ensino nas universidades brasileiras.

Quais as ações no âmbito da formação acadêmica que poderiam contribuir para uma mudança? O que se pode fazer para atingir uma mudança nesse sentido?

Quais os caminhos possíveis, já que sabemos que, por detrás de tudo, há todo um sistema que não tem interesse nessa tomada de consciência, nem na formação dessa cidadania crítica e eficaz ?

R: Tuas questões são bastantes pertinentes.Não sou pessimista,mas tenho sérias dúvidas a respeito dessa possibilidade de mudanças.Há um certo clima de desânimo que está corroendo nossas energias.Às vezes tenho a impressão que a sociedade ,de modo geral,parou de sonhar.E isto é pernicioso para se alterar uma situação adversa.Parece-me que todos só querem se dar em na vida.Um individualismo exacerbado que atrapalha as ações coletivas.Tudo gira em torno da ditadura das leis do mercado,como se nada florescesse fora dessa lógica.Isso me dar medo.Certamente não significa falta de saídas ou alterrnativas de mudanças.Mas não é um contexto animador.É preciso um esforço coletivo enorme,uma mudança de atitude,uma reinvenção de novas utopias,senão nosso futuro será de mortos-vivos. Urge a volta de desejar um mundo melhor,mas repito,o cenário não é favorável.

Continuação das questões de Janaína:

19. Como vê o erotismo e o preconceito que muitas pessoas ainda têm contra a poesia erótica, comparando, erroneamente, erotismo com vulgaridade?

20. Seus poemas eróticos são fortes e profundos, porém com uma sensiblidade espirituosa que impede a vulgaridade de entrar em seus versos. Defina erotismo e vulgaridade.

R:Essa questões podem ser respondidas conjuntamente.Primeiro gostaria de dizer que se trata de temas polêmicos.Segundo,essa relação entre erotismo e vulgaridade;erotismo e pornografia;erotismo e obcenidades,etc,depende de um conjunto de fatores,de ordem moral,histórica,contextual e cultural.Os valores sociais mundam de sentidos e significados.Acredito que o vulgar ou pornográfico estão menos na perspectiva de quem escreve e mais no olhar de quem lê.Portanto,essa confusão conceitual gera preconceitos.Mas é preciso ressaltar que o poeta ,enquanto um artesão da palavra ,deve usar sua imaginação e os recursos poéticos disponíveis para não cair nas armadilhas dessa vulgaridade.Por,ex:Se o poeta pode dizer"deixa meu verbo suado e intumescido mergulhar nesta gramática espumante , recheada de penugens e fogo",é muito diferente se dissessse"Deixa meu pau duro penetrar nesta boceta molhada ,cabeluda e quente'....a diferença é enorme!!!Portanto,embora essas distinções sejam relativas ,o artista é responsável pela qualidade do texto. continuação

21. Em seus poemas você esculpi a mulher com a maestria de um artesão das palavras. Há uma musa inspiradora?

R:Sem dúvida o poeta deve ou deveria ser um artesão das palavras,com toda sinceridade sei que ainda não atingi esse patamar,mas estou tentando.Quanto se há ou não musa inspiradora,diria que são muitas.Mas minha esposa e minha filha são as principais estrelas deste cenário tão rico e complexo que é o universo feminino.

22. Como vc vê as mulheres?

R:Essa pergunta só pode ser uma pegadinha!rssrsr.Talvez o poema "Mulheres de vidro",que está no meu livro e na abertura dessa entrevista dê um pouco da ideia que tenho delas.Digo,talvez!!

Apelo II

Solidão com unhas afiadas

rasga minhas lágrimas :

Quero levemente uma mulher

vestida de lua ,lábios de crepúsculos

untada de navalhas e pintada de fel ;

que tenha fome de onça

desértica,

fúria de tornados,

que desmanche pontes e perfure mares.

Com olhos de lince e textura de ovelha

que açoite todos espelhos

e me amarre com arame farpado

nas vísceras duma fogueira.

Quero assim ou assada

feito taça de gelo /pudim de brasas

não importa!

Tenho um copo de vinho,

umas pétalas de sereno

uma porção de salivas, travesseiro morno

umas fatias de mansas madrugadas.

Venha qualquer uma,

desarme minha dor

arrombe a porta.

23. Como surgiu a idéia de juntar seus poemas em livro?

R:Depois de mais de dez anos sem escrever nada,quando voltei a produzir,Fiquei ávido . Meu desejo foi ver meus poemas pulicados.

24. Fale sobre seu livro CÂNTICOS ERÓTICOS E ENTRELAÇADOS.

R:Diria que são poemas que tentam expressar um pouco da sensualidade das mulheres.Mas prefiro que meus leitores comentem

25. Porque esse título? Qual a motivação da escolha?

R: achei que esse título exprimiria a temática,mas creio que a prefaciadora jornalista e poeta Isolda Herculano explica o título extremamnete melhor que eu.

26. Encontrou facilidade com as editoras para publicá-lo? Como se deu a escolha da editora?

R:Olha ,essa edição estou pagando ,parceladamente à editora.Com dinheiro na mão as dificuldades desaparecem.Rsssrsrs

27. Como podemos fazer para adquirir um exemplar de seu livro? Qual o valor?

28. Possui metas literárias para o futuro?´

R:Desejo apenas continuar escrevendo , aprimorando meu artesanato poético.Vc sabe que é uma tarefa árdua,porém extremamente gratificante.

29. Vc possui mais dois livros que ainda são inéditos. Do que fala seu livro O Averso das Miragens e Nervos Tísicos?

R:O livro Avesso das Miragens,ainda é um projeto embrionário.Segue a temática do "Cânticos eróticos e entrelaçados",mas busco um melhor aprimoramento da linguagem.Quanto ao "Nervos Tísícos"mudo o enfoque temático.São poemas metalingüísticos com um teor mais filosófico;com sutil crítica social e uma tentativa de interpretar a dramaticidade do mundo contemporâneo:

HOMO HOMINI LUPUS

I

Em vão procuras pouso

o ninho infestado

de serpentes ensandecidas,

o porto bebido pela fúria

do mar sem freios

te deixas sem fôlego!

Como encontrar um sol

para acender teus dias

e uma delgada chuva

para atenuar a sêde?

Um cheiro amargo de

nicotina se aglutina

nos teus beijos solitários.

II

As escrituras silenciam!

sacis,curupiras,papai noel

papa-figo,assombração,

moura encantada,homem aranha

gnomos,bôtos,anões,fada madrinha...

...não passam de entes

racionalizados e consumidos.

A noite é fria:

uma geleira te veste de dor

e descompasso.

Estás só na escuridão

voraz que abocanha todos

os segundo!

III

Leões marinhos velejando

nos asfalto trazem

uma agônica sisudez

e deixa

teu coração fustigado.

O que fazer desta canção

mórbida

que habita teus ouvidos?

O silêncio escondido

e sádico

não traz resposta.

Só a solidão te abraça ,adormeces

no peito dilacerado

dessas ruas desalmadas.

30. O que almeja como poeta?

R: Eu que almejo como poeta?!Ser poeta e isso é quase tudo! 31. Como antropólogo e pesquisador o que vc retrata em seu livro O Homem e a Mulher no Cancioneiro popular: um olhar antropológico"32. O que é olhar antropológico?

R:Este livro é um estudo da música popular "brega",nele tento comprender e explicar como os universos feminino e masculino são representados,com também entender o significado do amor ou da relação amorosa entre homem e mulher veiculado nestas canções.Quanto ao olhar antropológico,isso diz respeito ao tipo de abordagem metodológica e epistemológica adotada.

34. Como a pesquisa pode contribuir com o desenvolvimento e a compreensão do homem e da sociedade?

R:Para que haja essa relação entre conhecimento e desenvolvimento da sociedade é preciso fundamentalmente um compromisso ético do pesquisador com seu objeto de estudo e com os objetivos propostos.

35. Defina homem e sociedade.

R:Definir homem e sociedade se constitue numa questão extremamente abrangente.Por exemplo:Se eu adotar uma visão Weberiana;Durheimiana ou Marxista esses conceitos vão variar enormente.Isso sem contar com uma múltipla possibilidade conceitual de acordo com época,contexto cultural e perspectivas filosóficas.

36. Como diz a conhecida frase: "A família é a base da sociedade". Qual o papel da família na formação do caráter do homem?37. A deturpação dos valores familiares contribuiu com o caos que a sociedade atual está imersa?

R:Na verdade um conjunto de instituições sociais são responsáveis pelo processo de formação do caráter do homem e neste contexto a família desempenha um papel fundamental.No entanto não estou de acordo com a tese de que o caos social seja fruto apenas da suposta deturpação dos valores familiares.Pensar desta forma implica numa visão conservadora.O que de fato está acontecendo é uma redefinição do conceito de família.São novas formas de arranjos familiares,a sociedade muda e suas instituições são reinventadas,recriadas,reelaboradas.Certamente tudo isso traz alterações nas relações familiares. Essa famosa frase "a família é a base da sociedade"só tem sentido se pensarmos essa instituição num sentido mais amplo e complexo e não dentro de um modelo tradicional.

38. O que é amizade? Acredita no seu valor?

R: Definir é complicado,mas não tenho dúvida da importância de ter amigos.

39. Acredita na amizade entre homem e mulher?

R:Muitos dos meus melhores amigos são mulheres.

40. Acredita na amizade virtual e em sua veracidade?

R:Em relação à amizade virtual tenho minha dúvidas.Uma questão que precisa ser pesquisada,visto que ,cada vez mais me parece que ela está substituindo a amizade tradicional!Esse tipo de relacionamento virtual é fluido,líquido a qualquer momento pode ser deletado.Talvez seja a tônica do mundo conteporâneo.Não sei,mas é uma questão que merece uma reflexão mais intensa e profunda.

41. A internet tem vários pontos negativos e positivos, como tudo que existe. Em sua opinião:a) Quais os pontos negativos?b) Quais os pontos positivos?

R:A internet tem um imenso potencial,abre inúmeras perspectivas em todas os campo da vida social,política,cultural,afetiva,etc....No entanto,ainda não estamos preparados para uma exploração criativa,critica e humana deste instrumento.Tanto nós podemos otimizar e criar espaço de uma convivência mais humanitária,como tamém expressar e fomentar nossas mazelas.Por si só não vejo nenhuma perniciosidade neste canal de comunicação e interação(nem nos outros),nós,reafirmo não estamos devidamente preparados.

41. A internet tem vários pontos negativos e positivos, como tudo que existe. Em sua opinião:a) Quais os pontos negativos?b) Quais os pontos positivos?

R:A internet tem um potencial imenso de possibilidades no campo político,social,econômico,cultural,artístico,relacional,afetivo,etc,mas estamos preparados para ultilizá-la com criatividade,criticidade ,sensibilidade e atitude ética?

Neste contexto complexo residem os pontos positivos e negativos.

42. Qual a contribuição da internet na vida de poetas e escritores em geral que não possuem recursos para publicar sua primeira obra ou aqueles que não podem custear a divulgação de seus trabalhos?

R:Posso afirma que a internet foi umas das responsáveis pelo meu retorno à literatura.

43)AGRADECIMENTO:Janaína fiz todo esforço para poder corresponder ,espero não ter decepcionado..Abraços e muito obrigado pelo espaço concedido.