ANDREA NUNES LEITE. Entrevista com a embaixatriz.

ENTREVISTA COM A ARTÍSTA PLÁSTICA ANDREA NUNES LEITE 08/09/08

Por Gabriella Corrêa Lima

“Quanto à arte e tudo na minha vida, vem de dentro de mim, um desejo enorme de pintar e tornar artista. Como também é o imenso desejo que tenho de estar com Deus através das orações, servir-lo através dos necessitados.”

Essas foram uma das declarações que Andrea deu durante a entrevista; uma esplendorosa pessoa, de caráter, determinação e fé. Amante da arte, não tem poupado esforços para mudar essa visão no Brasil de que a arte é algo para pessoas que não tem o que fazer ou apenas lazer. A arte é por si só, magia; que ao mesmo tempo que ela resgata uma cultura, ela congela tempos, emoções, fazendo do homem sensível atingir o inalcançável, o perfeito...

Valadarense e muito guerreira, Andrea começou a rabiscar desde nova e mais tarde teve Rogério Cordeiro como seu mentor.

G.L: Olá Andréa, um prazer imenso falar com você, mesmo que pela internet, já que seu tempo tem sido super corrido. Aonde você nasceu e foi criada?

A.L: Nasci em Governador Valadares e depois fui morar em uma cidadezinha aqui perto até os três anos, onde meus avos moravam chamada Marilac. Depois meus pais fixaram residência aqui em Governador Valadares onde vivo até hoje.

G.L: Lembra-se da pintura que mais te marcou no passado? Antecedendo sua vida como artista plástica?

A.L: Uma releitura que fiz de Vangoh, café de Paris.

G.L: Quais foram os artistas que te influenciaram?

A.L: Nenhum me influenciou, mas admiro muito Picasso, por sua liberdade de expressão, Dalli.

G.L: Qual é seu estilo?

A.L: Tenho um estilo próprio ainda não definido.

G.L: Qual a sua formação acadêmica ou cursos profissionalizantes?

A.L: Sou autodidata

G.L: Foi de muita alegria para eu saber que você foi condecorada embaixatriz da Espanha. Você me disse que seu projeto tinha sido aprovado. Pode nos falar que projeto foi esse?

A.L: Foi um projeto enviado a Unesco que uma Instituição da Espanha gostou e convidou-me para executar .

G.L: Qual tem sido seu papel como embaixatriz lá na Espanha?

A.L: No momento sou a única representante do Brasil. Estamos elaborando outros projetos e captando artista que queiram participar dos mesmos.

G.L: Qual é o trabalho que você tem desenvolvido? Pretende trazê-lo ao Brasil?

A.L: Pretendo valorizar a arte dos brasileiros na Espanha.

G.L: Neste momento de transição, ainda tem tido tempo para pintar?

A.L: Infelizmente não tenho tido tempo para pintar.

G.L: Onde você costuma expor suas artes?

A.L: Onde me convidam. Já expus na Inglaterra, França, Espanha, São Paulo, Rio de Janeiro e Governador Valadares.

G.L: Quando foi que surgiu a primeira oportunidade de expor suas pinturas fora do país? Como foi?

A.L: Por uma curadora que conheceu meu trabalho e convidou-me para expor em Londres, Inglaterra.

G.L: Arte como terapia. O que me diz sobre?

A.L: Acho ótimo. É desta forma que as pessoas se encontram e quem sabe uma nova profissão surge!

G.L: Artistas Valadarenses favoritos.

A.L: Rogério Cordeiro, Simone, Luciene, Edileila.

G.L: Suas obras já foram publicadas no anuário de arte?

A.L: Sim.

G.L: Andrea daqui a 10 anos...

A.L: Não consigo me ver no futuro. Para mim a vida é uma caixa de surpresas. Nunca imaginei ou sonhei em ser embaixatriz na vida, surgiu do inesperado. Deus é quem me da à direção. Mas nunca sei o que ele tem reservado para mim. Daqui à uma hora pode tudo mudar.

G.L: Quantas obras você já possui?

A.L: Creio que são poucas.

G.L: Na maioria, suas obras são criadas ou reproduzidas?

A.L: São todas criadas.

G.L: Eu, particularmente, acho precária a educação artística nas escolas. Uma reforma seria essencial. O que poderíamos fazer para que a arte seja levada com mais seriedade?

A.L: Capacitar professores, dar maior incentivo e não pensar que a arte é passa tempo, coisa inútil ou somente lazer.

G.L: Alguma mensagem para seus admiradores?

A.L: Sim. Acredite em você e na arte. Não deixe apagar o seu sonho, por mais difícil ou impossível que seja. Leve-o mais a sério.

G.L: Andrea, muito obrigada por esta oportunidade de conhecê-la melhor e passar estas informações para seus fãs. Um forte abraço e muito sucesso! Parabéns.

SITE PARA CONTATO:

http:cianleite.net78.net

Gabriella Gilmore
Enviado por Gabriella Gilmore em 03/10/2008
Reeditado em 04/10/2008
Código do texto: T1209954
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.