Confissões - O Questionário Proust
Questionário sugerido pela escritora Maria Olimpia Alves de Melo
 
     
     Qual sua idéia de felicidade completa?
      - É o bem estar em si que abrange todos os sentimentos, acolhe e aceita até mesmo a tristeza, mas deixa passar, sem que fique mais que o instante de aprendizado. Não precisa ser a “felicidade completa”, a grande felicidade, ou o ser mais feliz que o outro; isto seria, talvez, prazer.
    Com qual figura histórica mais se identifica?
      - Não sei tanto assim sobre as figuras históricas, nem tanto assim a meu respeito para comparar. Também, como a Maria Olímpia, gosto dos mitos e admiro muito os estudiosos deles. 
     Qual a pessoa que mais admira?
     - Esse questionário é um exagero, sempre “o mais”. Que chato isto! Admiro tantas pessoas. Isso vai incluindo cada vez mais pessoas na medida em que o círculo de relação aumenta. A capacidade de rir e fazer rir é algo que gosto muito, incluindo rir de si mesmo. 
      Quais suas características mais marcantes?
       - A objetividade ou a ausência dela (risos). Aqui vale colar da resposta da Maria Olímpia, a culpa é do horóscopo. Capricorniano é dado à racionalidade, mas também sou muito dada às coisas da espiritualidade, embora não tenha uma religião convencional. Sei lá... 
       Qual sua característica mais deplorável?
        - Vou ficar ligada. Quando descobrir, voltarei para contar. Por enquanto lembrei-me que odeio exercícios físicos, com exceção das caminhadas. 
       Qual a característica que mais deplora nos outros?
        - A indiferença.  
        Qual sua maior extravagância?
        - A mesma da Maria Olimpia. Comprar livros. Sou muito olhuda. Há tempos já não dou conta de ler nem a metade do que compro. De quando em vez faço doações para aliviar a culpa e poder continuar morando no apartamento dos livros. 
       Qual a sua viagem predileta?
        - Ainda não fiz, apesar de conhecer vários lugares. Gosto muito da viagem em si, estar na estrada ou no avião. Talvez seja a viagem para o mundo de dentro a que mais me satisfaça. 
        O que lamenta não ter feito?
         - Não ter ido ao Rio de Janeiro para o show em que o FRED MERCURY veio cantar. Era muito nova na época. 
       Qual o maior amor de sua vida?
         - A música. 
        Onde e quando foi mais feliz?
        - A fase atual é sempre a melhor. 
       Qual a sua maior realização?
        - Não me realizei, continuo tentando. Nem sei se isto existe. A vida é a grande realização.
        Se pudesse voltar à vida como outra pessoa, quem seria?      
       - Marisa Monte.
       Qual sua ocupação preferida?
       - Atualmente, escrever. 
       Qual a qualidade que mais admira em um homem? E em uma mulher?
       - A solidariedade.
        O que mais valoriza nos amigos?
         - A cabeça “oca”. Brincadeirinha. Gosto das risadas e dos papos malucos que temos sobre tudo. Um amigo de adolescência chamava “papos cabeça universal”.
        Quais são os seus escritores favoritos?
         - Na poesia, DRUMMOND. Em outros estilos, gosto de todos os que eu leio, pois se não gostar do livro não me constranjo em não ler até o final. Ultimamente tenho lido MIA COUTO, um escritor africano.
         Qual o seu maior herói na vida real?
         - O SNOOP. Brincadeira. Admiro todos os que defendem a natureza e condições melhores de vida para os menos afortunados. Vou destacar: CHICO MENDES, AUGUSTO RUSHI, MADRE TERESA, BETINHO.
          Como gostaria de morrer?
          - Por ascensão, mas estou muito gorda para isso. Quem sabe, faça um regime. Brincadeirinha. Ó, não gostaria de morrer de forma alguma, mas dormindo e tendo um sonho bom, lá pelos 90 anos, seria bacana.
          Qual é o seu lema?
           - O que não se consegue mudar, não reclame, do contrário aumenta mais um problema: a poluição auditiva. 
 
Se gostarem da brincadeira, respondam também e avisem-me para que eu possa ir ler vocês. Deixo a página em aberto para que as perguntas possam ser copiadas. Não me levem a sério, em outro dia todas as respostas poderiam ser diferentes.
Ótima semana a todos.
Beijos,
Meriam