Confissões - O Questionário Proust

Questionário sugerido pela escritora Maria Olimpia Alves de Melo

Qual sua idéia de felicidade completa?
- Viver com ética, em paz comigo mesma cercada das pessoas que amo, possuir sentidos atentos para apreciar a cada dia os encantos da natureza. Reconhecer meus erros e aprender com eles. 

Com qual figura história mais se identifica?
-Tenho profunda admiração por Anita Garibaldi,Tarsila do Amaral, Irmã Dulce e Margarida Maria Alvez. Tento aplicar na minha vida um pouco do legado deixado por cada uma delas.

Quais suas características mais marcantes?
-Diplomacia, boa-fé, e saber reconhecer meus erros. De outro lado, a impulsividade que já está bem mais controlada rsrs.

Qual sua característica mais deplorável?
-A impaciência.

Qual característica mais deplorável nos outros?
-Deslealdade (entendo que ela é a raiz da mentira, da omissão, da hipocrisia e de tantas outras desqualificações)

Qual sua maior extravagância?
-Ter comprado vinte livros num único dia. A cultura em primeiro lugar sempre, mas não precisava exagerar, não é mesmo?!

Qual a sua viagem predileta?
- A que me trará boas recordações e o desejo de repetí-la. No momento, viagem de carro até  o litoral do Rio de Janeiro.

O que lamenta não ter feito?
- Quando mais jovem não ter exposto minhas reais opiniões com medo de magoar algumas pessoas... Agora isso já não acontece mais rsrs. Também de não ter viajado mais enquanto podia.

Qual o maior amor de sua vida?
- O amor de mãe que é o mais puro, incondicional. Não sei o que eu seria sem meus filhos.

Onde e quando foi mais feliz?
- Certamente na infância quando o mundo do faz-de-conta me encantava. Ultimamente tenho tido muitos momentos de felicidade constante também.

Qual a sua maior realização?
- A maternidade.

Se pudesse voltar à vida como outra pessoa, quem seria?
- Audrey Hepburn (rs) com a sabedoria de Cora Coralina e a bondade de Irmã Dulce.

Qual sua ocupação favorita?
- Escrever!

Qual a qualidade que mais admira num homem? E numa mulher?
- O senso prático dos homens e nas mulheres a  facilidade maior de romper paradigmas.

O que mais valoriza nos amigos?
- A transparência de suas opiniões. Rubem Alves soube definir muito bem isso: “Um amigo é uma pessoa com quem se tem prazer em compartilhar idéias de forma tranqüila e mansa. Não é preciso estar de acordo”.

Quais são seus escritores favoritos?
- São muitos. Destaco José Saramago, Helena Kolody, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Clarice Lispector, Rubem Alves, Ezra Pound.

Qual seu maior herói na vida real?
- Maria da Penha Maia Fernandes, por tudo o que passou.

Como gostaria de morrer?
-Dormindo e instantaneamente.

Qual o seu lema?
- Entender,  compreender e não julgar.
Renata Christina Machado de Oliveira
Enviado por Renata Christina Machado de Oliveira em 06/11/2008
Código do texto: T1269091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.