ENTREVISTA CONCEDIDA À SANE SOCIETY

Prezada Selma,

Eu me chamo Sandra Sarti, e sou representante da Sane Society no idioma português. Antes de mais nada quero agradecê-la por ter se associado à Sane Society e parabenizá-la por estar fazendo parte da lista TOP 7 desta semana.

Aproveito este momento para convidá- la a fazer parte de um novo projeto, o qual chamamos “Chain of Reviews” – (série de entrevistas) para promover e divulgar as obras expostas na Sane Society. Tal projeto, consiste em apresentar através da nossa home page e do fórum uma breve biografia juntamente com uma pequena entrevista.

Abaixo incluí algumas perguntas para serem preenchidas se você decidir em participar, oferecendo-nos assim o prazer de tê-la conosco.

Agradeço desde já pela sua colaboração.

Cordialmente,

Sandra Sarti

Sane Society - Representante do idioma português

www.sanesociety.org

* * *

COMO TEM SIDO O SEU PERCURSO PROFISSIONAL?

Não sou escritora profissional. O meu sonho é poder dedicar-me exclusivamente ao mundo das letras, pois gosto muito de ler e escrever. Mas para isso preciso estudar muito ainda, dedicar-me bastante. Sou uma eterna aprendiz. Quanto mais leio, mas percebo minha ignorãncia (também no trato com as palavras). Preocupo-me com o leitor, respeito-o, por isso esforço-me para oferecer a ele momentos prazerosos de leitura. Infelizmente meu tempo disponível para escrever é pouco, tendo em vista que trabalho em duas escolas para manter a mim e aos meus filhos. Mas de uma forma ou de outra (inclusive pelo tipo de trabalho que desenvolvo) escrevo diariamente.

QUAL MÉTODO (PESQUISA, LEITURA, ESTUDOS,…) VOCÊ UTILIZA PARA PREPARAR A SUA OBRA?

Leio muito, sempre, sobre todo e qualquer assunto. Seja para aprender a gostar, seja para poder criticar, para buscar fundamentação teórica, para me informar, me divertir, me instruir, comparar opiniões, conhecer concepções diversas, enfim, leio para viajar por novos mundos e ampliar o meu próprio.

Essas leituras vindas dos mais diversos autores me auxiliam a refletir sobre meus próprios escritos, os quais, para mim, nunca estão prontos. Estou sempre mexendo em algo, reescrevendo, reelaborando, mesmo depois do texto publicado ainda não fico satisfeita! Sempre penso que poderia ter ficado melhor.

QUAL É O PAPEL DA INTERNET NA SUA PROFISSÃO?

Como poeta e escritora semi-profissional tenho a internet como uma mão amiga que me levou por caminhos maravilhosos os quais muitos frutos me deram. Através da internet publiquei inúmeros textos, fiz amizade com muitos escritores e poetas, participei de antologias nacionais e internacionais, de encontros literários, associei-me a infinitos sítios literários, enfim, tornei-me conhecida e respeitada no mundo literário virtual-real. Sem essa moderna ferramenta meus textos estariam ainda na gaveta!

EM QUAL PROJETO VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO ULTIMAMENTE E QUAIS OS TEUS PLANOS PARA O FUTURO?

Estou participando de dois livros coletivos os quais serão lançados em breve:

• Antologia Margens do Atlântico (abrali)

• II Antologia Portal CEN (Portal Cá Estamos Nós)

Também estou reunindo poetas e escritores que residem aqui em Arcoverde ou região para fundarmos um grupo atuante para promover a poesia e a leitura entre as crianças, jovens e adultos.

Por fim, tenho como plano para o segundo semestre deste ano, publicar uma Antologia Poética com os textos dos meus alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, os quais motivei a gostarem de ler e escrever.

VOCÊ PODERIA COMENTAR A OBRA DE UM OUTRO AUTOR DA SANE SOCIETY QUE TE CHAMOU A ATENÇÃO?

Muito/as autore/as me chamaram a atenção pelo talento, sensibilidade, competência linguística e intimidade com a língua portuguesa, assim como pela criatividade, inspiração e “transpiração”. Não gostaria de ser injusta com alguém que eu tenha lido e gostado muito. São centenas de diferentes talentos que emolduram a Sane Society.

SE QUISER ACRESCENTAR ALGO MAIS... COMO POR EXEMPLO, COMENTAR UMA DAS SUAS OBRAS OU PARTICIPAR O PRÓXIMO EVENTO, SINTA-SE INTEIRAMENTE À VONTADE.

Quero agradecer aos que fazem a Sane Society, através de Sandra Sarti, pelo privilégio de poder participar deste excelente espaço pluricultural, também pela honra e alegria desta entrevista.

Arcoverde/Pernambuco/Brasil

Em 23/03/2006

(Para publicação na seção Fórum, da Sane Society em 17/04/2006)

Selma Amaral
Enviado por Selma Amaral em 26/03/2006
Código do texto: T128728