Você conhece a Arca das Letras? 
 
Muito mais do que um móvel onde os livros são guardados, Arca das Letras é um projeto que tem levado sonhos em forma de letras para muitas comunidades rurais do município de Itapeva-SP e tantos outros que já fazem parte dessa rede. Conversei com um dos responsáveis pelo projeto.

Confira a entrevista, comente e mande suas perguntas.


Alex Sandro de Oliveira Almeida , 31 anos, trabalha na Secretaria de Agricultura e abastecimento de Itapeva, desde Março de 2007. Formado em Técnico em Agropecuária pelo colégio ETAE Prefeito José Esteves na cidade de Cerqueira César-SP, atua no setor da cadeia vegetal e em projetos ligados ao fomento agrário, divindo o seu tempo entre trabalho e faculdade.

“Dentre tantos projetos, Arca das Letras é o pioneiro e o mais aguardado por todos e já começa a dar seus primeiros passos no município de Itapeva-SP.” Diz Alex.


Letra Doce: Como nasceu a Arca das Letras ?

Alex Sandro: O Projeto Arca das Letras foi criado em 2003, no governo Lula, pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Cada biblioteca conta com, cerca de, 220 títulos, obtidos por doações de organismos públicos e privados. A Arca das Letras, como resultado dessa rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, vem promovendo a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento para a populaçãos do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.


Letra Doce: Qual o objetivo do projeto?

Alex Sandro: O objetivo do projeto é incentivar a leitura e facilitar o acesso,  das comunidades de agricultura familiar,assentamentos e remanescentes de quilombos,  aos livros.


Letra Doce: Quem quiser doar livros para o projeto pode?

Alex Sandro: Sim. Inicialmente, todos os livros são disponibilizados pelo projeto e posteriormente são  acrescentados mais livros por meio de doações. A população pode ajudar. Como todas as bibliotecas a Arca das Letras precisa e aceita doações de livros novos e usados. Os livros podem ser entregues na Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento de Itapeva, para seguirem até às arcas localizadas na Zona Rural.

 
Letra Doce :Hoje, quantas cidades são atendidas pelo projeto?

Alex Sandro: São mais de 5000 Arcas espalhadas pelo Brasil. É com orgulho que informo que a cidade de Itapeva é a recordista nacional no número de Arcas implantadas no total de (31) trinta e uma. Todo ano, novas Arcas são espalhadas pelo Brasil afora, já existe a intenção de implantar novas arcas aqui em Itapeva.
 

Letra Doce: Quem trabalha na construção das arcas?

Alex Sandro: Além de serem construídas por presidiários(realidade de alguns municípios) aqui em Itapeva, metade delas foi construída no assentamento do MST (Movimento dos Sem Terras) e a outra metade, por uma marcenaria local. É importante salientar, que as arcas confeccionadas em nossa cidade foram as de menor custo, se comparadas aos demais municípios que fazem parte do projeto.


Letra Doce: Conte um pouco sobre sua experiência. Como é a reação das pessoas ao receberem a Arca das Letras?

Alex Sandro: A entrega das Arcas das Letras, no geral, é acompanhada pelo entusiasmo público, moradores se amontoando para poderem vislumbrar a tal novidade do bairro. Muitos perguntam: - Quanto devemos pagar pelos livros? Logo respondo: -Nada! Apenas a certeza de contar com zelo e a organização da Arca das Letras aqui no bairro, de agora em diante, pois a Arca das Letras pertence ao Bairro onde todos vivem.

É muito gratificante ter o acolhimento dos moradores. Lembro-me que mesmo onde trabalho alguns duvidavam do prosseguimento do projeto, diziam a todo  momento que eram apenas mais papéis para serem engavetados em Brasília. Mesmo hoje, é difícil explicar a alguém a importância de levar algum material que faltou na Arca das Letras, percorrendo geralmente de 18 a 30 km. Muitos crêem que é desperdício de combustível, mas nada se compara aos benefícios sociais futuros. Sonho, um dia, ver nascer tanto aqui, quanto no Brasil todo, uma melhor qualidade de vida para o homem do campo, compatível ao estilo europeu onde todos comem queijo e bebem vinho feito na própria casa. Com a vinda da Arca das Letras podemos, agora, sonhar com tudo isso.



Letra Doce: Pesquisas demonstram que os brasileiros não tem o hábito da leitura, acredita que seja possível mudar esta situação?

Alex Sandro : Assisti, certa vez, um documentário na TV Cultura, no qual um catedrático da Universidade de São Paulo (USP) cujo nome não recordo, defendia a tese, de que o brasileiro não lê porque 40% da população tem alguma ligação com o campo. Em suma, geralmente seus pais, seus avós migram da zona rural para a cidade. E todos sabem que a zona rural não possui livros, muitas vezes não há escola no bairro. Logo o hábito de leitura não existe e não pode ser passado adiante. O hábito da leitura nasce e se desenvolve, geralmente no seio da população urbana, que tem fácil acesso aos livros.

Programas de incentivo à leitura são,sempre, bem vindos para modificar nossa realidade. No caso dos agricultores, geralmente  conhecem apenas a cultura oral, que é passada de geração a geração,dando origem aos regionalismos, não havendo espaço para novas idéias. Por isso a importância do projeto Arca das Letras, que visa uma revolução cultural e o surgimento de novas idéias para solucionar velhos e novos problemas. 

  

Veja as fotos do projeto:
http://www.letradoce.com/album.php?ida=4326
 

 Quem quiser saber mais sobre, basta acessar:
 http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/134/codInterno/18551

 http://www.mda.gov.br/portal/index/show/index/cod/155
 
Meus sinceros agradecimentos à Alex Sandro e à Prefeitura de Itapeva-SP que nos proporcionaram conhecer este maravilhoso projeto que é o Arca das Letras.