Entrevista concedida ao jornal Palafraseando

Entrevista concedida ao jornal Palafraseando em

Fevereiro de 2007

www.nelmaracosmo.com

Augusta Schimidt

Jornal Palafraseando/fev.2007

• Quanto tempo faz que começou a escrever de forma mais literária?

• Sempre gostei de escrever, mas de forma mais literária foi de uns 10 anos para cá, sentindo a necessidade dos meus alunos e sempre com o objetivo de despertar neles o gosto pela leitura, em especial pela literária, e também movida por uma constante necessidade de novos enfoques.

• 2- Como descobriu que a palavra o atraía.?

• Quando passei a perceber o que ela fazia com meus pequeninos na sala de aula. Uma palavra bem dita, muda tudo.

• 3-Há algum gênero de sua preferência para escrever? Qual? É o mesmo que também mais gosta de ler?

• Sim, adoro escrever o infantil, mas gosto de ler todos os gêneros.

....

• 4-Os tempos mudaram hoje o jovem se interessa menos em ler e escrever. Que causas podem ser atribuídas?

• A internet em primeiro lugar. Já tem tudo pronto e isso faz com que os jovens não tenham o interesse pela busca de novos conhecimentos, além de a usarem de forma incorreta. A leitura é muito importante para inspirar sentimentos e condutas. Alegria, imaginação, valores pessoais e a celebração da própria vida são descobertos, muitas vezes, a partir de histórias que são contadas através das páginas de um livro. No entanto, é preciso ultrapassar o encantamento dos primeiros contatos e mergulhar, cada vez mais, na imensidão das palavras de um texto literário.

Augusta Schimidt

• 5- Nos dias modernos é mais difícil vender livros? Por quê?

• Certamente é mais difícil. Em primeiro lugar porque a internet disponibiliza on line qualquer conteúdo. Mesmos os literários, podem ser baixados através do e - book. Outra questão é o custo do livro impresso, o que inviabiliza a democratização da leitura.

• 6-Há o propósito de ter uma Faculdade que prepare escritores. Citaria prós e contras ?

Na construção do conhecimento, acho perfeito, mas existe o escritor que já nasce com o dom da escrita e este não precisa da faculdade.

• 7 – Vamos falar um pouco mais de você .

• -O que é essencial para escrever ?

Amor e doação, pois se nos dedicamos à escrita, escrevemos para outrem e para isso há que ter amor pelo que se faz e entrega total ao outro que absorverá o seu conteúdo. A simplicidade e a criatividade são outros atributos obrigatórios na arte de escrever.

• 8-Dentre tantas e tantas coisas que escreveu, o que mais gosta ?

Gosto muito dos textos que escrevo levada pelo coração, pela emoção de viver aquele momento. Mas se fosse destacar os textos que mais gosto diria que são aqueles que escrevi para as minhas crianças.

• 9- Qual comentário recebido que o emocionou?

• Sempre me emociono quando recebo qualquer comentário, pois isto faz com que eu melhore a cada dia

• 10-Sua família, amigos gostam de pedi-lo para escrever alguma coisa ?

Minha família e amigos são os meus maiores incentivadores.

• 11- Responda apenas com uma palavra:

• BRASIL= Aprendizado

• POLÍTICA= Desilusão

• CRIANÇA= Esperança

• FOME= Degradação

• PEDÓFILO= Aberração

• VOCÊ AUTOR= Doação

• VOCÊ PESSOA= Inquietação

• PALAFRASEANDO= Respeito

• 12- Faça a pergunta que não foi feita e gostaria de responder?

É possível se fazer uma revolução literária no Brasil?

Resp. Precisaríamos fazer uma revolução na educação em primeiro lugar - por completo do ensino fundamental às universidades - e uma revolução social que garantisse os mesmos direitos de acesso às informações e à educação de forma igualitária a todos os brasileiros.

Somente com estas revoluções poderíamos discutir a utopia da revolução literária. Temos certamente prioridades na frente. Tão logo elas fossem conseguidas, a revolução literária seria alcançada naturalmente, sem que pra isso, tivéssemos mesmo que fazer uma revolução.

• 13 - QUEM INDICARIA PARA A PRÓXIMA ENTREVISTA? Rafael de Leon

Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 01/02/2009
Código do texto: T1416944
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.