Programa Vestibular da TVE - 3o. lugar geral UFRGS CV1998

Aline é entrevistada pelo Professor Otávio Rojas no

Programa Vestibular TVE, em 18 de março de 1998.

Motivo:

obteve o 3o.lugar na classificação

geral do vestibular da UFRGS 98.

(OR) - Alô Pessoal, mais uma vez TVE, curso Unificado e o programa Vestibular. Nós reservamos a primeira semana da volta do nosso programa às atividades para entrevistar aqui os alunos que tiveram, que tiveram êxito maior nos vestibulares: os aprovados em primeiro, segundo e terceiro colocados.

E agora nós estamos aqui no nosso estúdio com a aluna terceira colocada no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Aline Vieira...

(AVM) - Malanovicz.

(OR) - Malanovicz. Tá? Certo. Aline, boa noite.

(AVM) - Boa noite.

(OR) - Aline, fizeste na universidade federal, curso de Computação. Nesse curso tu foste a primeira colocada, e terceira colocada no geral. Como é que tu te sentiu, Aline? Tu sabia que tu ia passar porque tu sempre foste boa aluna. Mas como é que tu te sentes assim ó... entrando no curso de Computação, que é assim um "paraíso de homens"? E lá eles acharam... já te pegaram no pé porque tu foste a primeira colocada. Como é que foi a tua recepção, e como é que foi o teu vestibular?

(AVM) - Ah, o vestibular foi bastante difícil, como a gente tava esperando, mas eu estudei bastante, sempre estudei bastante, então dava pra ter tranquilidade na hora da prova pra conseguir fazer...

(OR) - O namorado te deixava estudar bastante?

(AVM) - Não, na época eu não tava de namorado.

(OR) - Era assim: "Não, não. Na hora do vestibular, não tem nada de namorar."?

(AVM) - É, bem assim.

(OR) - A mãe fez muito bem. Tá certo. ... E aí, e essa preparação? Foi ao longo do próprio segundo grau. Foi o teu primeiro vestibular?

(AVM) - Foi o primeiro.

(OR) - Nesta semana mesmo, o Ricardo, que foi o segundo colocado no vestibular da universidade federal. Ele falou sobre as dificuldades na prova de... Ricardo nada, Eduardo, eu to trocando, é Eduardo Mallmann!... Ele disse que na prova de Matemática, ele criticou, fez uma crítica muito interessante sobre a prova de Matemática, se referiu também à prova de Física, de Química... Como é que tu viu o vestibular. Ele tem 21 anos, tem uma preparação maior, 21 anos, tem uma experiência maior. Tu tem que idade?

(AVM) - Tenho dezessete.

(OR) - Dezessete. Como é que tu viu as provas do vestibular, com tanta crítica que houve ao longo deste ano?

(AVM) - Bom, eu já esperava um nível de provas, assim, um nível de dificuldade bem alto, então as provas das matérias mais exatas exigiram bastante raciocínio e tudo, e eu já tava esperando por isso, então, acho que, dentro da minha possibilidade, assim...

(OR) - Como é que foi a Matemática? Quantas das trinta e cinco?

(AVM) - Foi vinte e cinco.

(OR) - Ah!

(AVM) - Não deu tempo pra fazer tudo.

(OR) - Não deu tempo... Não deu tempo...

(AVM) - É, realmente, não deu tempo.

(OR) - Isso foi uma queixa que nós tivemos aqui em janeiro deste ano, de algumas alunas, por exemplo, que iam para a área humanística, por exemplo, História, e uma menina que teve excelente desempenho em quase todas as matérias, e na Matemática, ela ficou "presa" a algumas questões, de conteúdo muito grande, e faltou tempo para terminar a prova... Faltou tempo, até porque não era o forte dela, a área de exatas, a Matemática, faltou... Ela tinha meia hora, para preencher cartão, que é um negócio complicado, e tinha feito apenas quinze questões...

(AVM) - Ah, realmente, isso daí foi um problema que muitos colegas contaram pra mim, e que eu também... é... tive oportunidade de sofrer com esse problema. Porque a prova de Literatura, em particular, estava com uns textos longos, assim, difíceis de...

(OR) - Dezoito textos.

(AVM) - É, com Matemática, não dava tempo... Três horas e meia era muito pouco.

(OR) - Tu começou por Matemática?

(AVM) - Comecei por Literatura...

(OR) - Por Literatura.

(AVM) - Fiz a bobagem!

(OR) - E daí faltou...

(AVM) - Faltou tempo pras duas daí.

(OR) - Faltou tempo pras duas.

(AVM) - No caso da matemática, eu sempre vou melhor em Matemática do que em Literatura, mas aí eu fiz 22 em Matemática, resolvidas direitinho. Depois, como faltava tempo, comecei a chutar tudo. Tive sorte de acertar mais três.

(OR) - Incrível...

(AVM) - Aquelas que eu fiz, consegui acertar.

(OR) - Esse teu depoimento... é importante que o pessoal que faz as provas da Universidade Federal possa também... O programa, ele vai ficar à disposição. Aqui está uma menina que foi a terceira colocada na Medicina... no global da UFRGS, passou em Computação, e ela teve vinte e duas questões... Vinte e duas, vinte e cinco, né?

(AVM) - Vinte e cinco no total.

(OR) - Mas fez vinte e duas questões. Faltou tempo de terminar a prova... Junto com Literatura, é uma loucura exigir desses jovens na faixa dos 17 anos, que é a base do vestibular. São 70 questoes, é um absurdo, e falta tempo... Faltou tempo até para aqueles que eram extremamente bem preparados. Isso é um alerta, pessoal, muito sério.

Aline, mas... passou no vestibular, já sabia com certeza que ia passar, já tá feliz, satisfeita. Mas por que escolheste Computação?

(AVM) - Ah, quando... quando eu era pequeninha, lá sete anos, o meu pai resolveu comprar um computador CP400... um computador que, hoje em dia... nem se fala mais... é um dinossauro.

(OR) - Da era dos brontossauros

(AVM) - É, por aí.

(OR) - Da era dos Flintstones.

(AVM) - Aí ele comprou e tava ensinando eu e a minha irmã a mexer. Eu comecei a mexer e gostar, aí tinha um manual, bem grossão assim, e eu, tudo que é de ler, assim...

(OR) - Gostava.

(AVM) - Eu gostava. Daí comecei a ler o manual, gostei de programar os negócios lá e comecei a...

(OR) - Quando tu evoluiu, ele te deu de presente um PC-XT agora?

(AVM) - É, aí eu comecei...

(OR) - O que que tu tem em casa de equipamento?

(AVM) - Um 486.

(OR) - Bom.

(AVM) - É, aí tá bom... Daí fui gostando, sempre mexendo nas linguagens lá, BASIC...

(OR) - Sempre gostou muito da área das exatas...

(AVM) - É. Sempre ia bem em Matemática e tudo, tenho facilidade pra aprender nessa área, e gostei muito de programação. Daí to na Computação aí porque é o que eu gosto desde pequena.

(OR) - Como é que foi a tua recepção lá na Computação da UFRGS?

(AVM) - Bah, lá é só rapazes que tem né? Este ano, entraram nove meninas de 75 aprovados.

(OR) - A cara dela diz tudo: "Bah! Um monte de homem."

(AVM) - É, aí os rapazes se indignaram né?

(OR) - Tão brabos até hoje!

(AVM) - Tão brabos porque o primeiro colocado é uma menina, onde só tem... só tem rapazes. Mas eles tão mais contentes este ano, porque este ano entraram nove meninas. Nos outros anos, entraram seis... três... quatro. Aí eles estão mais contentes um pouco.

(OR) - Vamos repetir... O teu argumento foi qual, na Universidade Federal?

(AVM) - 787,77

(OR) - 787. Olha, é uma beleza. Aline, parabéns pelo teu...

(AVM) - Obrigada.

(OR) - Parabéns, realmente, pela tua escolha. Tu tá fazendo uma coisa que tu gosta realmente, é uma escolha definida aos 17, antes dos 17 anos né?

(AVM) - Antes.

(OR) - Muito tempo antes tu já sabia que tu queria essa área.

(AVM) - É, espero que a área não me decepcione, assim como eu não pretendo decepcionar a área.

(OR) - Que bom! A tua irmã é mais nova ou é mais velha?

(AVM) - Mais nova. Vai fazer vestibular no próximo ano.

(OR) - Também gosta dessa mesma área?

(AVM) - Não, ela tá meio indecisa.

(OR) - Tá indecisa.

Bom, Aline, êxito na tua faculdade, parabéns pelo teu vestibular, parabéns pela tua escolha e parabéns pela tua definição, a tua convicção aos 17 anos é uma coisa muito importante.

(AVM) - É... Pouca... pouca gente tem a oportunidade de conhecer, todas as profissões, assim, a área, o campo de trabalho, pra ter uma idéia de o que vai fazer no curso superior, né? Isso aí é um problema, pra muitos! Mas eu já tinha bem definido, então fico feliz por isso.

(OR) - Muito bem. Obrigado pela tua presença aqui, e eu renovo pra ti: uma boa faculdade!

(AVM) - Muito obrigada. Agradeço a oportunidade de ficar no programa.

(OR) - Não há de quê.

Amanhã, aqui no TVE Vestibular, vocês vão ver, nessa linha de sequência, um aluno que, ele também, ele vai espantar vocês, né? Ele foi o primeiro colocado no vestibular da universidade federal, é o Daniel Walter, aluno do Colégio Israelita. O Daniel fez seu primeiro vestibular e arrasou realmente, pessoal. Tem "n" faixas, tá até agora comemorando, em engenharia. O que que esse louco quer com engenharia? Amanhã nós vamos descobrir aqui no TVE Vestibular, certo? Fiquem ligados!

18 mar.1998