Questionário Proust – confissões
 


Uma das diversões entre os adolescentes da minha época era o “caderno de perguntas” Poderíamos nos deparar com questões críticas, maliciosas ou ingênuas. Era o Orkut da garotada.Todo mundo queria deixar sua marca ali, e de quebra, espiar as respostas alheias, como fazem com os scraps hoje em dia.Bem parecido.
 
Eu tive três.Os dois primeiros, foram respondidos apenas pelas garotas do grupo da qual fazia parte.No terceiro resolvi ousar.Eu o ofereci a quem quisesse respondê-lo.
 
No final do dia, quando tomei o meu caderno de volta, me enchi de ódio ao ver o que haviam escrito nele.Em uma das perguntas, - “Qual seu maior sonho?” - um garoto chamado Cristiano, de treze anos, respondeu: “ver a dona do caderno nua na Playboy”.Tarde demais.Eu já havia virado motivo de piadas na escola.A resposta havia se espalhado como pólvora.Não me arrependi da advertência que levei.O Cristiano mereceu todas as tapas, todos os muros que eu lhe dei. Bem feito...rs.Não quis mais saber de questionários.Hoje abri uma exceção...rs
 
O escritor francês Marcel Proust (1871-1922) respondeu a um questionário que era oferecido aos convidados de uma festa que ele se encontrava.Gostou tanto das perguntas que o modelo ficou batizado com seu nome.Escritores como Carlos Drummond e Bandeira já  responderam a esse questionário também.Artistas de todo o planeta.
 
O questionário tem dezoito perguntas que devem ser respondidas espontaneamente, sem muito pensar, pois isso, segundo afirmam, permitirá que as respostas sejam reveladoras.
 
Aqui no Recanto das Letras muitos recantistas já o responderam. O jogo foi lançado pela mineirinha Maria Olímpia Alves de Melo, a Merô. Djanira Luz topou o desafio de responder as perguntas, assim como eu.
 
Que o jogo comece!
 
1. Qual sua ideia de felicidade perfeita?
 
Apesar de ninguém viver em constantes risos, a ideia de felicidade completa para mim é poder ter uma semana agradável em meu trabalho, escrever e ler textos que eu goste, ver minha filha crescer amando livrinhos, ser namorada do meu marido, passear com eles em parques, museus...Ver meus sobrinhos e irmãos reunidos na casa dos meus pais...Ver meus planos saindo do papel, meus sonhos se tornando reais.Isso para mim é felicidade.
 
2. Com qual figura histórica você se identifica?
 
Eu não me identifico com ninguém, mas obviamente, algumas figuras merecem destaque, como Olga Benário.
 
3. Qual a pessoa que mais admira?
 
Meu marido.Ele é muito querido entre amigos, familiares, colegas de trabalho...Solidário, amável, ótimo pai e um amante inesquecível.Eu o amo.
 
4. Qual sua característica mais marcante?
 
Sou persistente.
 
5. Qual sua característica mais deplorável?
 
Eu sou um pouco preguiçosa. E bastante ansiosa.
 
6. Qual a característica que mais deplora nos outros?
 
A arrogância de certas pessoas me incomoda bastante.
 
7. Qual sua maior extravagância?
 
Sou uma formiga. Gosto muito de doces.
 
8. Qual sua viagem preferida?
 
Sem dúvida, é para conhecer mais praias.Fico encantada.Não sou de entrar nas águas, sou mais de admirá-la.A última viagem sempre haverá de ser a minha predileta.
 
9. Qual é o maior amor da sua vida?
 
Heloísa, minha filha. Não há nada que se compare a esse amor.
 
10. Onde e quando foi mais feliz?
 
De tempos em tempos, um lugar ou um fato supera o outro. Espero que isso seja uma constante.Se eu tivesse um lugar, um dia em que fui mais feliz, viveria amargurada na nostalgia.
 
11.Qual sua maior realização?
 
Ter certeza das coisas que quero para minha vida.
 
12. Qual sua ocupação preferida?
 
Atualmente, freqüentar as aulas de teatro amador e escrever aqui no Recanto das Letras.
 
13. Qual a qualidade que mais admira em um homem?
 
Admiro como os homens são mais amigos dos seus amigos.Mulher é mais competitiva.
 
14.E numa mulher?
 
Inteligência e sagacidade.
 
15 O que mais valoriza nos amigos?
 
Valorizo a lealdade.A capacidade de aceitar o amigo tal como ele é.
 
16. Qual é seu escritor favorito?
 
Gosto de muitos.Mas Nelson Rodrigues, Clarice Lispector e Machado de Assis são feras! Fernando Pessoa é genial.
 
17. Como gostaria de morrer?
 
Sem causar muito sofrimento a minha família, como muitos que, infelizmente, que ficam anos em coma induzido.
 
18.Qual seu lema?
 
Seja criativo em tudo o que você fizer.
.
*Qual seu maior herói na vida real?
 
Minha mãe. Serei eternamente grata a ela. Eu a amo.Eu poderia ter sofrido muitas mazelas na vida se não tivesse sido adotada por D.Ana aos seis meses de vida.
 
* O que lamenta não ter feito?
 
Acho que ainda posso fazer tudo.Mas eu lamento ter pensado um dia que escrever fosse uma necessidade menor.Não guardei nenhum texto que escrevi ao longo da vida.Comecei do zero aqui no Recanto das Letras.
 
*Se pudesse voltar à vida como outra pessoa, quem seria?
 
Ah, eu seria eu mesma.Menos preguiçosa, com certeza.
 
 
Nota: nenhuma das perguntas têm uma conotação explicitamente sexual, mas, segundo dizem, as respostas podem conter claras revelações sobre o tema.

 
Por que você não responde a essas perguntas também?
 
 
(Maria Fernandes Shu – 20 de março de 2009)


 
Se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos é sonhar mais.” (Marcel Proust)
Maria SHU
Enviado por Maria SHU em 20/03/2009
Reeditado em 21/03/2009
Código do texto: T1496481
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.