Filhos do Carnaval - Entrevista com o ator Thogun

Entrevista exclusiva concedida pelo ator Thogun, participante do filme brasileiro produzido pela internacional HBO, para o jornal QG do Samba

Nova Temporada dos Filhos do Carnaval (HBO)

Filhos do Carnaval é uma série dramática brasileira exibida pelo canal por assinatura HBO entre 5 de março e 9 de abril de 2006. É nitidamente inspirado no filme “O Poderoso Chefão” e na série “Os Sopranos”.

Criada por Cao Hamburger e Elena Soarez, com roteiro de Elena Soarez, Cao Hamburger e Anna Muylaert e direção de Cao Hamburger, César Rodrigues, Flávio Tambelini e Luciano Moura, a direção geral ficou por conta do próprio Cao Hamburger.

A trama retrata o cotidiano dos bicheiros cariocas e como eles usam o carnaval para lavar dinheiro.

O diretor anunciou a segunda temporada da série para a imprensa, e lançou uma novidade.

A série originalmente mostrava Anésio Gebara, bicheiro vivido por Jece Valadão. Acontece que o ator faleceu ano passado e foi preciso buscar uma solução: morre a personagem Anésio o que dará o pano de fundo para a iminente disputa dos irmãos.

Possui também um time de atores da velha guarda de dar inveja a qualquer diretor do cinema nacional para saborearmos veremos Felipe Vagner, Walmor Chagas , Roberto Bom Tempo (o pai),entre outros.

O mais interessante é que Valmor, aparecerá careca. “Pensei que seria difícil convencê-lo. Quando falei a idéia, ele já disse ‘está bem’ de início”, disse Cao Hamburger.

Filhos do Carnaval será lançado ainda neste primeiro semestre de 2009.

Como curiosidades a escola de samba usada como cenário na série foi a GRES Mocidade Independente de Padre Miguel, no Rio de Janeiro e as alegorias e o desfile mostrado na primeira fase da série foram do enredo "Buon mangiare, Mocidade! A arte está na mesa", apresentado no Carnaval de 2005, quando foi filmada essa parte.

O ator Thogun interpreta “Nilo” um dos filhos bastardos do bicheiro e fala um pouco sobre a série e de sua carreira:

QS - Na primeira fase você faz o papel de um narrador e seu personagem, na trama, é calado. Como foi fazer esse trabalho, já que você é uma pessoa bastante expansiva?

Thogum - Agradeço ao roteiro maravilhoso bem pontuado e ao preparador de elenco Christian Durvalt, que soube tirar o melhor de todos os atores da série.

Agradeço a Jece Valadão , Jorge Coutinho e Felipe Camargo que todos os dias me deram dicas preciosas para essa atuação tão complexa.

QS - Disseram que sua maior dificuldade foi chorar, já que sua principal característica é o riso fácil e largo. Como foi isso?

Thogun - Entender que todas as informações já se encontravam com você e fazem parte da sua historia pessoal era bem difícil, mas isso faz trazer os sentimentos para cena.

QS - Nessa segunda fase sua personagem ganha mais espaço, protagonizando novos conflitos e até falando mais. Fale um pouco sobre isso.

Thogun - O Nilo esta mais falante mais humanizado agora ele tem família por isso ganha mais força graças também às primorosas atuações das atrizes Roberta Rodrigues (Rosana) e Heslaine Vieira (Lia).

QS - Você é um ator carioca que mora em São Paulo. Onde mora seu coração? Rio ou São Paulo?

Thogun - O coração mora aonde bate um surdo e um bom compasso de samba e rap.

QS - Quais as principais barreiras para um ator negro no Brasil?

Thogun - É ele entender de oferta procura e mercado não da para fazer arte pela arte devemos entender que arte e cultura também é um grande e arriscado negócio, que devemos nos especializar em prover de identidade afro brasileira os teatros e as telas também com a pluralidade racial deste país sem perder nossas referências.

Grande Otelo disse sabiamente : nós atores negros devemos aprender a fazer muito bem o dever de casa...Concordo com ele...

QS - Você participou de diversos programas de televisão, como “conte a sua historia” ao lado de Hellen Roche (madrinha de bateria da Rosas de Ouro) e Wladimir Brichta na Globo e diversos programas de auditório, como o Superpop da Luciana Gimenes e até participação em novelas. Conte um pouco dessas experiências e qual aparição foi a que mais marcou o ator Thogun?

Thogun - Todos têm grande importância na minha formação como ator, mas o mais importante para mim foi a sabedoria do documentário “fala tu” quando tudo começou.

QS - Tem algum trabalho em teatro?

Thogun - Ainda estou debutando, mas participei com o ímpar Marcelo Taz da peça “Como Chegamos Aqui: A História do Brasil Segundo Ernesto Varella” com uma temporada primorosa no Rio de Janeiro.

Participei do musical Áída com temporada no ano de 2008, e estarei no elenco do musical Into The Hoods ainda este ano.

QS - Quais seus projetos para o futuro?

Thogun - Atualmente estudo cinema na Academia Internacional de Cinema, objetivando me formar diretor e roteirista.

Quero casar, ainda este ano, com o samba e com meu grande amor, produzir meu cd e o da cantora Carol Motta e ter um filho ou filha para coroar este ano de grande revolução humana na minha vida.

QS – Obrigado pela entrevista.

Almir Ramos da Silva
Enviado por Almir Ramos da Silva em 19/05/2009
Código do texto: T1602130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.