À LIS ALINE SILVEIRA PARA O DIÁRIO GAÚCHO

11.3.2. – Nadir Silveira Dias em entrevista CONCEDIDA À REPÓRTER LIS ALINE SILVEIRA (lis.aline@diariogaucho.com.br) para o Diário Gaúcho (http://www.clicrbs.com.br/jornais/diariogaucho) – Ano 4 – n° 1.518 - Quinta-feira, 03.03.2005, Porto Alegre, RS.

Contracapa:

Literatura: Partenon pede ajuda para realizar sonhos

Pessoas que gostam de literatura e sonham ter seus escritos publicados em livro podem participar de uma sociedade fundada há 136 anos em Porto Alegre.

É o Partenon Literário.

Grandes nomes passaram pelo Partenon

O Partenon Literário faz parte da história de Porto Alegre. Foi a sociedade que deu nome ao bairro da Capital.

No século 19, servia para divulgação de idéias como a abolição da escravatura, a implantação da República e a luta pelos direitos da mulher.

Outra inovação foi a criação de uma escola noturna gratuita, com professores voluntários, que existiu de 1872 a 1885.

Entre os sócios do Partenon, estiveram intelectuais importantes, hoje nomes de rua: Hilário Ribeiro, Múcio Teixeira e Caldre e Fião, entre outros.

A sociedade foi extinta por volta de 1925, quando doou o terreno que possuía para a Santa Casa. Em 1997, foi reativada.

Busca da sede própria

Hoje, a grande batalha dos 115 integrantes do Partenon é por uma sede própria. A entidade não tem apoio oficial.

Atualmente, de acordo com o presidente da entidade, Nadir Silveira Dias, 57 anos, as reuniões e palestras quinzenais não têm lugar fixo para acontecer.

- Não temos espaço. Lutamos para construir um lugar nosso. Precisamos de novos sócios.

Saiba mais:

Qualquer pessoa pode tornar-se sócia do Partenon Literário

Atualmente são publicados livros com poesias e outros textos dos sócios

A mensalidade é R$7,50

Telefone: 51.3266.4523

Nadir quer a adesão de quem gosta de literatura

Escritor e Jurista – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 01/06/2006
Código do texto: T167510
Classificação de conteúdo: seguro