Uma noite com Mateus Ambra ( parte 2 )

Hoje, na sala de star, reunimos: o casal George V e Nabila, Agliton Morris, Flavitcha e o Marlo Mellace comandando a entrevista.

Um vinho tinto sêco, alguns salgadinhos, Flávia fotografando e o Ágliton Morris pilontando as pick ups, o som tem muito James Taylor, Creedence Clearwater Revival, Beatles, David Bowie e claro Bob Marley.

Marlo Mellace- Ambra, fala da tua infância.

Mateus Ambra- Sou filho de imigrantes italianos, meus pais são da Calábria, eu nasci aos 28 de Março de 1955, as 10 hrs e 30 minutos de uma segunda-feira. Da maternidade direto para um quartinho onde meus pais viviam, uma casa de cômodos, ( curtiço ), que era do tio Stefano Antoninni, segundo ele mesmo dizia; era filho bastardo de um barão, famiglia Gigliardi, mentira ou não, ningúem ousava desmetir, e foi com ele, que minha mãe me deixava enquanto ia costurar na fábrica, ele aposentado ficava em casa controlando os aluguéis dos quartos do casarão. Ele adorava Óperas, ele tinham aqueles bolachões, 78 rotações, que vinham dentro de uma caixa e tinha até os libretos contando a trama das ópera. E foi assim que au aprendi uma porradas de nomes de Óperas: cavalaria rusticana, A Aída, Il Palhaci, Carmem, Amico Fritz, Madame Batterfly, Barbeiro de Sevilha, imagina eu um garoto que ainda nem tinha entrado pra escola, o velhinho ali me sabatinando os nomes das óperas, era pra eu ser um profundo conhecedor, mas aquel som que vinha da vitrola dele era assustador, aquelas coias gritadas, os agudos e graves me metiam medo isso sim, por isso quando ouvi Bossa Nova assim tão levinha e lindas melodias, cantadas quase faladas, gamei, mas isso foi muito depois.

Marlo Mellace- Contiuna, tá bom abessa.

Flavitcha- Amor, tenta não embolar os assuntos.

Mateus Ambra- Tá gata !

Minha infância, foi bem legal, brincadeiras na rua, com os meninos e meninas. Brincar de polícia e ladrão, de piquê, cantigas de roda etc.

Mas quando meu pai comprou uma TV, na época era cara, e preto e branco as imagens, nossa, foi demais, podia ver Ivanhoé, Guilherme Tell, Os 3 mosqueteiros, National KId, Zorro etc. Ah ! Rim tim tim, Lassie, Falcão Negro...

Marlo Mellace- Caracas, tudo isso eu lembro.

Mateus Ambra- Claro, vc é mais velho do que eu...

Marlo Mellace- É o que você diz.

Mateus Ambra- Voltando ao tema. Na minha infânica, quaria ser escoteiro, tanto que fiz, que uma amiga da minha prima Maria, a Silvana que dava aulas de catecismo, me levou pra fazer uma entrevista com o Chefe dos escoteiros da Igreja NS de Fátima, o Jorgelito. Ele me entrevistou. Mandou eu fazer bububububu,

eu achei aquilo era um código e fiz rapidamente, bubububububu,

ele olhou para a Silvana e disse: ele´não é tímido. Aí vem à saber que eu não era tímido, isso na cabeça dele, rs.

Flávia- Amor, vc não é tímido.

Vc pensa que é.

Marlo Mellace- O Ambra tímido, sei não.

Marlo Mellace- Mas me conta sobre sua Paixão pelo Botafogo.

Mateus Ambra- Pô ! isso vai dar um livro.

Eu deveria ser Tricolor né, filho de imigrantes italianos torcem geralmente pelo Fluminense, lá no Rio.

Mas a minha história é outra. Minha Tia Ada irmã da minha mãe Lina,

casou com um cara que era filho de italianos, mas nascido no Rio, e torica pelo botafogo, por causa das cores da Juventus, time do seu pai na italia, aí quando eu nasci, ele já começou a pôr isso na minha cabeça, já que ele ainda não tinha filho algum pra ficar buzinando isso.

Nos anos 60 o Botafogo, tinha um timaço, NIlton Santos, Garrincha, Didi, Zagallo, Jairzinho, Manga, Roberto Miranda, e antes teve Heleno de Freitas ( A Gilda ), Quarentinha, Amarildo, enfim um time que tinha tradições de mandar jogadores para seleção e o Brasil acabava ganhando títulos mundiais. Eu moleque me encantei com esse Botafogo, o Glorioso, estrela solitária, e minha paixão se deve mesmo ao Garrinncha, pra mim ele traduz o que é Futebol-alegria-paixão.

Mau sabia eu, que iria amargar um tempo negro sem títulos. de 1968 a 1989 sem ganhar nada. Mas minha paixão só aumentava.

George V- E a minha tambem.

Nabila- Eu lembro o Ambra, fechando a loja dele numa tremenda quarta-feira fria, saindo de Botafogo indo ao Maracanã, assistir uma rodada dupla, que começava as 20 horas, por ex: Flamengo x Bonsucesso e as 22 horas Botafogo x São Cristovão, acabava por volta de meia noite, até chegar em casa dava mais de um da mnhã, e tinha que acordar as 6 horas pra voltar pro trabalho, e muitas vezes com a derrota para um time pequeno, só muito amor.

Mateus Ambra- Sim, fiz isso muitas vezes. Jurava não ir mais, e quando via, tava lá de novo. Tinha uma turma que tavá sempre lá.

O Stephan Nercessian, O Régis Cardoso, O Carlos Imperial, O Agnaldo Timóteo, Beth Carvalho, Eu claro né e mais uma infinidade de fanáticos.

Marlo Mellace- Vc sempre teve firma em Botafogo, no bairro, mas o Botafogo nesse periodo te sacaneou né, foi pra Marechal Hermes, e só voltando, para pura ironia, quando vc ja estava acabando as atividades da firma, não é Ambra !

Mateus Ambra- Perfeito foi isso. Venderam meu clube, prá pagar INPS e FGTS, pra Vale do Rio Doce, e depois de vinte e poucos anos , o Botafogo comprou o que era dele, um imóvel tombado, coisas que só acontecem ao velho e bom Botafogo.

Marlo Mellace- Verdade que o Jogador Marinho Chagas, foi inquilino de seu pai por um bom pares de anos num ap de vcs lá na Rua Belfort roxo, copacabana, Lido !

Flávia- Essa posso responder, por ele, foi sim.

Mateus Ambra- Sim o Marinho Bruxa, aquele loiro oxigenado, que hj passa por problemas de alcoolismo.

Ele jogou na seleção brasileira, no Botafogo, no Fluminense, no São Paulo e no Kosmos.

Marlo Mellace- Nós vamos fazer uma pausa, e assim daremos um retocada nos assuntos, porque ainda tem:

Ambra e os Problemas com o alcool e compulsão sexual

Ambra e a fase trabalho e ganhar dinheiro

Ambra e a família

Ambra e projetos

Ambra e os ídolos

Ambra e qualquer coisa

Na sala rola aquele vinho, alguns fumam, outros beliscam os salgadinhos, o som baixinho serve de música ambiente, alguém puxa um assunto, tudo para descontrair, pois ficar falando de uma pessoa só, deve ser um saco, ainda mais se a pessoa em questão, não lhe diz nada.

Marlo Mellace- Ambra eu digo o nome e vc dá umas notas para estas celebridades, personagens e figuras, ok !

Mateus Ambra- Manda bala.

Marlo Mellace- Carlos Drumond de Andrade.

Mateus Ambra- 10

Marlo Mellace- Torquato Neto

Mateus Ambra- 10 esse é dos meus preferidos como letrista.

Marlo Mellace- Adoniran Barbosa

Mateus Ambra- 10 ( acho, que ele fazia um tipo, uma figura )

Marlo Mellace- Noel Rosa

Mateus Ambra- 10 ( Um tipo de rima que me agrada, acho demais )

Marlo Mellace- Chico Buarque de Hollanda

Mateus Ambra- 10 ( além de poeta, ainda faz música boa )

Marlo Mellace- Caetano Veloso

Mateus Ambra- 10 ( sempre atento e sempre inovando )

Marlo Mellace- Sérgio Sampaio

Mateus Ambra- 9 ( a bebida acabou com ele e foi pouco compreendido )

Marlo Mellace- Antônio Marcos

Mateus Ambra- Pô taí um cara que eu não gostava achava brega.

Sempre que tava na TV, dele vinham as noticias ou que havia casado outra vez, ou que tava em coma, por excesso de bebida, minha mãe que vive vendo TV, logo associou o que podia ser meu fim, nessa época, eu tava pegando pesado na bebida e me envolvendo com mulheres de conduta duvidosa. Agradeço ao Antônio Marcos, pois minha família ficou mais atenta em mim, e meu fim poderia ser outro.

Marlo Mellace- Mas esse assunto é outro capitulo, vamos falar depois.

e a nota dele.

Mateus Ambra- 10 ( só pelas músicas Como vai vc e a vc pediu e eu já vou daqui ) já vale 10.

Aqui termina mais uma parte da entrevista.

Mateus Ambra
Enviado por Mateus Ambra em 01/07/2009
Reeditado em 11/11/2009
Código do texto: T1676123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.