Entrevista feita pelo poeta Selmo Vasconcellos com Rodrigo Poeta.

MOMENTO LÍTERO CULTURAL - Entrevista com RODRIGO POETA

RODRIGO OCTÁVIO PEREIRA DE ANDRADE

‘RODRIGO POETA’

ENTREVISTA

SELMO VASCONCELLOS - Quais as suas outras atividades, além de escrever ?

RODRIGO POETA - Sou professor de Língua Portuguesa e Literatura. Atuo como ativista cultural, organizando eventos culturais e projetos de cunho literário. Sou pesquisador, onde minhas pesquisas estão voltadas a cultura local e de pesquisas de cunho poético a nível nacional.

SELMO VASCONCELLOS - Como surgiu seu interesse literário ?

RODRIGO POETA - A poesia chegou a mim em 1993, através de um trabalho literário organizado pela professora Zenilda de Língua Portuguesa da Escola Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo em Cabo Frio, através da pesquisa organizei um caderno contendo diversos textos de Vinícius de Morais, poeta que me fez transpirar e inspirar a poesia que faço dentro de minhas aspirações poéticas.

SELMO VASCONCELLOS - Quantos e quais os seus livros publicados dentro e fora do País ?

RODRIGO POETA - Tenho dez livro no prelo nenhum lançado, pois falta apoio a cultura em minha cidade. Participei de diversas antologias. Atualmente faço parte da Antologia Lítero Cabista da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo-RJ, entidade da qual faço parte e sou secretário.

SELMO VASCONCELLOS - Qual (is) o(s) impacto(s) que propicia(m) atmosfera(s) capaz(es) de produzir literatura ?

RODRIGO POETA - Lutar contra o ostracismo cultural vigente em minha região, isso faz de mim um poeta atuante junto com outros poetamigos de batalha em favor a luta cultural e literária.

SELMO VASCONCELLOS - Quais os escritores que você admira ?

RODRIGO POETA - Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Pablo Neruda, Victorino Carriço, Camões, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Mário Quintana, Cora Coralina, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Morais, Noel Rosa, Jorge de Lima, Paulo Leminski e muitos outros que me acrescentam em minha vida poética.

SELMO VASCONCELLOS - Qual mensagem de incentivo você daria para os novos poetas ?

RODRIGO POETA - Deixo essa frase de minha autoria: "Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura." (Rodrigo Poeta - 18/06/05)

*Entrevista feita pelo poeta Selmo Vasconcellos com Rodrigo Poeta.

*Links da entrevista no Jornal O Rebate e no blog MOMENTO LÍTERO CULTURAL:

http://antologiamomentoliterocultural.blogspot.com/2009/07/momento-litero-cultural-entrevista-com.html

http://orebate-selmovasconcellos.blogspot.com/2009/07/momento-litero-cultural-entrevista-com.html

Rodrigo Poeta
Enviado por Rodrigo Poeta em 19/07/2009
Reeditado em 31/12/2009
Código do texto: T1707796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.