ENTREVISTA COM O VOCALISTA DA BANDA OCEANIA, DE GOIÂNIA

Goiânia é hoje uma referência nacional no surgimento de bandas de rock/pop no cenário alternativo. A cada dia, surgem nas garagens da capital goiana, jovens cabeludos (ou não), de brincos (ou não) fazendo um som de qualidade, sendo um oásis em meio ao deserto da música sertaneja. Há um ano e meio, Rafael (vocal), Daniela (vocal/backing vocal), Daniel (guitarra/vocal), Mateus(guitarra), Assis (bateria) e Alfredo(baixo) resolveram criar a Banda Oceania, que produz um som pop de primeira, como na sua música de trabalho Final Feliz. Com uma pegada mais light e letras comportadas, a banda tem previsão de lançar em julho seu primeiro álbum e fincar de vez o seu nome no cenário musical do Estado.

Por e-mail, o jovem vocalista Rafael Meireles bateu um papo comigo sobre a banda e sobre a sua relação com a música.

( Para conhecer ( e ouvir) a banda acesse: http://bandasdegaragem.uol.com.br/hotsite/index.php?id_banda=5626)

Como surgiu a Banda Oceania?

Há mais ou menos um ano e meio, com a união de cinco pessoas, a maioria já conhecidos entre si. Todos com uma única grande paixão: a música. A galera tem de 17 a 23 anos.

Com qual freqüência vocês se reúnem para ensaios e shows?

Ensaiamos no mínimo uma vez por semana e sempre rola um ensaio geral antes dos shows.

Ensaiam em garagens ou estúdios?

Sempre em estúdio, não temos um horário correto de ensaios, porque nem sempre a disponibilidade da galera é a mesma todas às vezes.

Como a música surgiu na sua vida?

Foi o mais natural possível. Mas para valer mesmo veio após os 12 anos de idade, quando vi que realmente queria fazer música.

Mas qual foi a grande influência? Como deu-se o estalo?

Para falar a verdade, por influência dos artistas que ouvia como Jota Quest, Capital Inicial, LS Jack e até Sandy e Júnior.

Quais foram os grandes momentos da Banda Oceania, que lugares merecem destaque especial para a popularização da banda?

Todos os momentos para a gente foram importantes. Desde os grandes shows, aparições em programas de televisão e casas renomadas até as apresentações em colégios. Cada passo é uma vitória nova, uma conquista que para nós merece grande importância. Mas posso destacar alguns que impulsionaram bastante a nossa carreira como Cosy Casual Bar, Bella Blu, Clube dos Oficiais, Nas Nuvens, Programa Raddar ( TV Anhanguera), Cannal ( Band) e rádios Interativa FM e Primavera FM, todos em Goiânia.

Já conseguiram formar um público fiel, fã-clube, comunidades no orkut, algo do gênero?

Temos comunidades no orkut e podemos dizer que temos um publico que nos acompanha em quase todos os shows.

Já dá para ganhar algum dinheiro com a música?

Sim, mas ainda não é possível sobreviver exclusivamente de música. Mas a nossa meta é viver fazendo aquilo que a gente gosta e sabe fazer.

Como estão os preparativos para lançar no mercado o primeiro álbum da Banda Oceania? Já tem previsão?

Já sim, queremos lançar até julho no máximo. Mas tudo ainda é surpresa.

Será de forma independente ou conseguiram patrocínio, alguma gravadora que bancou o projeto?

Isso ainda não pode ser dito. Confidencial.

Falando em sonhos e planos, onde pretendem chegar com a música de vocês? Conversam sobre isso?

O nosso objetivo é a nossa realização profissional. Que a nossa musica possa ter acesso a todas as pessoas,

Goiás é conhecidamente um celeiro da música sertaneja. Acha que há espaço para um som mais pop/rock, que dispute no mesmo nível as paradas de sucesso ou acredita que a música sertaneja ficará sempre em primeiro plano nos ouvidos dos goianos? E difícil fazer rock-pop na terra do sertanejo?

É um tabu isso de Goiás ser conhecido como celeiro de musica sertaneja. O ideal seria Goiás ser conhecida como um celeiro de talentos, seja na área da musica, que é a grande maioria como na área de televisão com atores etc. Mas voltando à questão da música, o que falta é só oportunidades porque são bandas e mais bandas excelentes tanto de pop rock quanto de sertanejo. Mas como foi criado esse tabu, faltam as oportunidades.

Que outras bandas de rock-pop em Goiás você destacaria?

Alem da Oceania, claro seria Atma, Mr. Gyn, Bob Hits, Artsana, Vícius da Era, Casa Bizantina, Liga Joe, são tantas.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 30/07/2009
Código do texto: T1727012