CONHEÇA GISELLE RIBEIRO - Entrevista com a Musa do Poeta Reinaldo Ribeiro

Desde que cheguei ao Recanto das Letras a pessoa de minha esposa – Giselle Ribeiro – tem sido objeto de muitas dúvidas e divagações. Tanto nos recados deixados em meus textos, como, acima de tudo, por meio de incontáveis e-mails recebidos, muitas foram as perguntas que já me fizeram sobre ela.

Em respeito aos meus queridos leitores que, legitimamente, manifestaram essa curiosidade e dando prosseguimento às publicações que homenageiam minha amada Gisa pela passagem de seu aniversário, resolvi condensar esses questionamentos e transcrevê-los literalmente aqui em forma de entrevista, a qual ela, gentilmente, atenderá com suas respostas, em sinal de gratidão nossa por todo o apoio que tenho recebido aqui.

Boa leitura e saibam mais dessa especial mulher que tanto amo.

“Não sou um grande homem que tem uma grande mulher por trás de si, sou um ser comum que se engrandece na essência obtida e recebida daquela a quem ama!” (Reinaldo Ribeiro)

01 – Como é ser casada com um poeta como Reinaldo Ribeiro?

É muita coisa ao mesmo tempo, mas eu destacaria que se trata de uma grande aprendizagem, onde dia após dia novas experiências se apresentam diante de mim. Essas experiências, como ocorre com todo casal, podem ser agradáveis ou não, mas eu garanto que no meu caso, deixam sempre ótimas lições para o meu crescimento.

02 – Que segredos você utilizou ou ainda utiliza para cultivar o amor do poeta por tantos anos?

Eu tenho atitudes que são vitais para as necessidades e carências de um homem como Reinaldo. A forma de tratá-lo, o carinho que lhe dedico, penso que são as grandes razões por que ele tem se mantido tão ligado a mim por todo esse tempo.

03 – Muitos casais não resistem aos primeiros anos de relação ou então caem no mesmismo de uma relação conveniente. Qual o segredo da manutenção de um casamento vivo como o de vocês?

O grande diferencial de nossa relação é que nenhum dia é igual ao que se passou. Temos um acervo muito grande de novidades, procuramos fazer tudo para tornar nossas vidas melhores e nos esforçamos sempre para nos tornarmos felizes. Isso exige muito sacrifício, mas até aqui temos notado que vale muito a pena.

04 – O que você acredita que o poeta mais admira em você?

(risos) Agora terei que me esforçar para lembrar dos tantos elogios que ele me faz. Na verdade ele está sempre destacando coisas que aprecia em mim. Reinaldo é daqueles homens que exaltam a mulher amada, é impossível não ter boa autoestima diante dele, mas acredito que ele responderia essa questão destacando minha capacidade de me virar com questões e problemas que ele se considera incapaz de resolver. Sinto que ele fica muito orgulhoso de mim nessas horas.

05 – Como é a personalidade e o que mais gosta de fazer Gisa Ribeiro?

Sou uma pessoa bastante tranqüila, companheira, ligada à família, que detesta ficar em casa nos fins de semana e que aprecia todo tipo de programação que reúna as pessoas do meu convívio.

06 – Você é a única pessoa que presencia o processo de gestação dos poemas de Reinaldo Ribeiro. Como isso acontece?

Antes de tudo é o resultado de um processo de isolamento. Tudo que a mente dele produz, tudo que o abala, tudo que ele tenta traduzir nos sentimentos das pessoas e os próprios dele, acabam virando poesia. Na mente de Reinaldo existe a vivência daquilo que ele escreve. Por isso é comum que as próprias emoções dele se misturem ao conteúdo das poesias. É algo forte e eu noto isso. Nesses momentos, gosto de deixá-lo completamente só, sem interferências e sem perturbações. O resultado todos vocês conhecem.

07 – Muitas mulheres se manifestam de um modo apaixonado na pagina do poeta. Como você reage a esse tipo de recados que são deixados por lá?

Com absoluta tranqüilidade. Acho que faz parte. Pra ser sincera até me divirto e dou boas risadas com algumas que leio. Fico também orgulhosa diante dos tantos elogios que ele recebe e faço disso um incentivo para que ele prossiga, pois tenho certeza e digo sempre a ele que um dia esse talento será reconhecido e ele receberá as honras que merece não só do Recanto, mas de todas as pessoas.

08 – O que Giselle Ribeiro e Reinaldo Ribeiro gostam mais de fazer a dois em seus momentos de lazer?

Não temos uma receita fixa. Na verdade, nada em nosso casamento segue receitas fixas, mas quando temos a vontade de fazer algo, seja o que for, não perdemos tempo.

09 – O que há de mais parecido e de mais diferente nas personalidades de Giselle e Reinaldo?

Nossa maior semelhança está no sentimento, nos sonhos e projetos, nas lutas e desafios e no modo como encaramos a vida, porem em termos de jeito de ser e personalidade há uma lista imensa de diferenças e talvez eu precisasse de muito espaço para citar todas. No entanto, em nosso caso, essas diferenças acabam se tornando um tempero interessante, o que nos torna imprescindíveis um para o outro.

10 – O que você tem a dizer a todos os muitos leitores e apreciadores da obra de seu marido?

Na verdade eu tenho muito a agradecer. Essas pessoas que apóiam, lêem e apreciam os textos de Reinaldo não fazem idéia do quanto isso é importante pra ele. As mudanças foram muitas desde que ele começou a publicar os poemas e eu sou a maior testemunha do quanto isso foi revolucionário no interior de alguém que se julgava um ninguém.

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 17/10/2009
Reeditado em 17/10/2009
Código do texto: T1872072
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.