A importância de ser bilingue

Todos aqueles que pretendem ingressar uma faculdade ou Universidade sabem que a importância que é saber outro idioma além da sua língua mãe. No entanto, será que todos estão preparados para aprender o segundo, o terceiro, o quarto idioma?

Como professor de Inglês eu pude notar que muitos dos alunos que me procuram, ou procuram a escola onde eu trabalho, o fazem por que os pais pedem, os pais exigem, ou por que os futuros chefes exigem. Se olharmos o aprendizado por outro ângulo, podemos perceber que aprender outro idioma, não é só aprender a falar, ler, escrever, isso é o mais importante, mas não é só. Os alunos que entram de cabeça nos cursos de formação línguistica tendem a desenvolver melhor suas tarefas, seus cérebros funcionam com mais rapidez, a assimilação das matérias se torna mais fácil, e a capacidade de comunicação com os outros quer seja na língua mãe ou na segunda língua flui com mais facilidade.

Eu entrevistei uma aluna que estudou Inglês e Francês na escola onde eu leciono. Seu nome é Suzana.

Quando é que você perecebu que deveria estudar outro idioma?

Eu sempre gostei muito de estudar. Eu sabia que aprender outro idioma era algo inevitável e decidi não fugir desse dia. Quando eu comecei meu curso de computação, eu notei que os termos mais usados, até mesmo no português são de origem inglesa, então eu me matriculei num dos cursos.

Você notou que você consegue ter mais desenvoltura agora, depois do curso completo?

Totalmente. Eu acesso a internet e faço buscas em sites que eu nunca pensei que fosse possível acessar, por que eu não sabia nada de Inglês. Agora eu converso com amigos no exterior que me ajudam com trabalhos para a faculdade, converso com eles e me divirto fazendo pesquisas sobre filmes, música e peças de teatro. É quase que frustrante saber que as emissores de TV no Brasil não aceitem que os filmes sejam transmitidos na língua original. As pessoas se sentiriam mais livres para entender melhor a cultura estrangeira.

Quanto tempo você estudou Inglês?

Quatro anos.

Você consegue manter uma conversa com um nativo por quanto tempo?

Até onde houver assunto. Eu sinto que não há nada que eu não possa aprender. O Inglês fez com que eu abrisse os olhos para um mundo que não existia para mim.

Suas notas de matemática e geografia não eram muito boas antes do curso de Inglês, certo?

Certissímo. Eu tinha muitas dificuldades, mas agora eu tiro de letra. Inclusive, eu ajudo alguns colegas meus que têm as mesmas dificuldades que eu tinha.

Eles não pretendem estudar Inglês, ou outro idioma?

Eu estou tentando convencê-los, mas é difícil. A maioria das pessoas pensa que o Inglês, por exemplo, é fácil demais para investir algum dinheiro, eles preferem investir em outras coisas. A verdade é que o Inglês é o idioma mais usado para tudo no mundo e quem não fala ou entende Inglês, está perdendo uma grande oportunidade de vida.

O Inglês e o Francês abriram portas para você?

Muitas. Eu ainda não terminei meu curso na faculdade, mas já recebi várias propostas de emprego nas áreas que mais me interessam. Interessante que eu participei de uma seleção de futuros empregados de uma empresa internacional, onde eu consegui a vaga por que eu dominava dois idiomas além do meu.

Você acha que aprender outro idioma é um investimento bom?

Com certeza.

Suzana é apenas uma das muitas alunas que decidiram iniciar, e terminar seu curso de Inglês e Francês. Entre os 6912 idiomas e dialetos existentes no munod, o Inglês é aquele que mais se sobressai. Não perca a sua chance. Depois, pode ser tarde demais.

Jose DaSilva
Enviado por Jose DaSilva em 24/11/2009
Código do texto: T1941455
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.