ENTREVISTA CONFERENCISTA WILLIAN TEÓFILO

Entrevista que o conferencista Willian Teófilo concedeu ao redator Anderson Alcântara, no dia 11 de junho de 2008, quatro meses após o acidente que quase tirou a sua vida. Mesmo ainda sobre uma cama, Willian não parou o seu ministério. Tem orado, estudado, planejado e redigido este livro. É um momento de renovação de suas forças, de uma alimentação especial para a longa caminhada que virá posteriormente. Nesta entrevista, Willian fala sobre o acidente, conta como tem sido a sua recuperação e revela seus sonhos.

Willian, passados quatro meses após o acidente que deixou cicatrizes físicas e espirituais profundas em você e ainda ceifou a vida de um grande amigo, qual a principal lição que você tira deste episódio?

Com certeza é algo que não se compra, se vive. A minha compreensão para com este episodio é que, Deus é dono de tudo e de todos, Ele permitiu tudo isso e nós, só temos que aceitar.

Se você soubesse que este acidente iria acontecer, e você não indo pregar, como você ia, seria poupado da tragédia, que decisão tomaria: iria mesmo assim, correndo o risco em nome de pregar a Palavra ou pensaria em não ir e evitar o acidente?

Quando eu não tinha Jesus na minha vida, eu ia para onde quisesse, mas, depois que Cristo me aceitou, só vou se Ele permitir, ou seja, se Ele me enviar. Então, essa resposta caberia diretamente a Deus responde-la primeiro, pois, eu iria perguntá-lo se poderia ir ou não.

Se Ele falasse: 'vá, mas terá este preço a pagar'. Iria mesmo assim?

Com certeza! Hoje, obedecemos as leis terrenas, os mandados judiciais e extrajudiciais, quanto mais o mandado de Cristo. É obvio que eu iria, sabendo é certo que, Ele estaria tomando conta de toda situação. Pagar um preço para pregar a Palavra de Deus, é o mesmo que, ter as marcas de Cristo, como o apóstolo Paulo disse. Eu não seria a primeira pessoa a padecer pelo evangelho. Me arriscaria sim.

Sentiu medo nos momentos posteriores ao acidente?

Muito, muito mesmo. Ainda me recordo do momento que me contaram acerca do que realmente aconteceu, as tragédias e as demais coisas. Pôxa! Nunca pedi tanto a ajuda de Jesus como fiz lá no hospital, Deus sabe o quanto foi difícil pra mim toda essa situação.

Em que você mais pensava quando estava nas mãos dos médicos sem saber se ainda iria viver ou como iria ficar?

Quando um dos médicos, na mesa de cirurgia, me disse: ‘Willian, estamos fazendo o possível para te ajudar’, percebi que não havia apenas um problema mas, vários problemas. Mas, Deus deu sabedoria aos homens, e, quando não for preciso, Deus não entra em ação. Por isso, sempre pensava: ‘no momento certo Deus vai agir’. E Ele está agindo em meu favor.

Chegou a imaginar como seria a sua vida e o seu ministério caso tivesse que sofrer amputação ou não mais andar?

Sim. Pensava que tudo estava acabado, pois, quando tudo estava dando tão certo uma tragédia desta acontece. Até que um dia comecei a refletir na vida de muitas pessoas piores que eu ali no hospital e, eu disse pra mim mesmo: ‘sendo pregador ou não, andando ou não, dou graças a Deus, pois, Ele tem sido misericordioso para com a minha vida’.

Como tem sido sua recuperação, seu dia-a-dia? Que faz para vencer a ansiedade e o tédio?

Sabe, minha recuperação tem deixados os médicos surpreendidos. Minha recuperação tem diretamente dependido de três coisas: primeira, da ajuda de Deus, e esta estou alcançando; segunda, as pessoas que cuidam de mim, e essas têm feito de coração; terceira, eu mesmo tenho me ajudado. A ansiedade para voltar a andar é muito grande, são muitas as dificuldades, mas, Deus tem provado ser meu melhor amigo.

Bate um desespero às vezes ou consegue administrar psicologicamente bem todo o tempo?

Nunca me desesperei com tudo isso. Sempre acreditei que, Deus está no controle do UNIVERSO, enquanto a humanidade sofre as catástrofes terrenas, nós, servos do Rei Jesus, estamos a salvo pela sua Bendita Palavra. Nós temos a Marca da Promessa e, o que de fato parece que acabou, está apenas começando...

Qual o grande sonho que você tem para o seu ministério? Onde deseja chegar?

Todo pessoa tem um sonho, o meu, é que Jesus me abençoe espiritualmente e financeiramente para dar mais impactos para com a obra missionária. Sempre digo: ‘o dia que o meu ministério, o Avalanche de Deus, estiver enviando pelo menos 300 missionários ao campo, aí sim, meu sonho se concretizou. Hoje, vivemos em meio à pessoas desacreditadas, desestruturadas, não acreditam nem mesmo nelas, mas, eu tenho a Marca da Promessa, e essa marca me levará muito além. Diz o mineiro que, o que cura o queijo é o tempo, então, em fração que dias ou meses o meu Redentor se levantará a meu favor.

A impressão é que este acidente te deixou mais motivado ainda. É uma espécie de confirmação do seu ministério?

Com certeza. Isso mesmo. Mais motivado.

Já tentaram tirar sua motivação, fazer você desistir do ministério? Como?

Sim. O que mais tem neste mundo são pessoas que querem nos ver derrotados, inclusive dentro da igreja. Alguns, por não terem conseguido, querem nos barrar, outros não querem dar seu voto de confiança, mas, quem prometeu é fiel para cumprir. Muitos já me disseram que sou louco por deixar tudo, emprego, faculdade, para permanecer neste meu sonho. Mas, sonho só existe porque também existe o dia de sua realização, e esse dia, pode escrever, vai chegar.

O fato de ser bem jovem e já com um ministério tão promissor incomoda algumas pessoas?

E como incomoda. Jesus é um exemplo disso, quando ainda muito jovem debatia com os maiorais e doutores em Jerusalém, muitos ficavam incomodados com Ele. Mas, nunca dei atenção a esse tipo de gente, gente que fala demais e, faz de menos, gente que não ajunta, mas, apenas espalha. Digo claramente: aqueles que são contrários para com a minha chamada, os incomodados, que se retirem.

Mas nem só de pedradas vive um pregador. Há quem o incentiva, quem acredita no seu sonho? Há quem se entusiasma junto com você?

Graças a Deus, sim. Tenho amigos, verdadeiros irmãos e companheiros que acreditam não em mim, mas, no ministério que Deus me deu. Sempre digo uma coisa: ‘eu não sou importante, mas, o meu ministério é importante’. Existe muitos que nos entristece com seus atos contrários, mas, tenho muitas pessoas que investem neste meu projeto, ainda que hoje, muito pequeno, mas, vai crescer. Não tiro a razão daqueles que não nos apóiam, porque, muitas pessoas só conseguem acreditar que é Cristo, quando lhes toca, ou seja, quando o projeto é pequeno, poucos acreditam, mas, quando cresce, todos acreditam. SEMPRE FOI ASSIM, INFELISMENTE...

Sua esposa, Elizângela, estava com você no acidente, e agora, está ao seu lado na sua recuperação. Qual a importância dela nesta sua luta pela recuperação e pelo ministério? Este fato uniu mais vocês?

Com certeza. Dizem que por atrás de um grande homem, tem sempre uma grande mulher.Discordo completamente, acredito que, ao 'lado' de um grande homem tem sempre uma grande mulher. Minha esposa sofreu muito com toda essa situação, as pessoas lhe apedrejaram mas, quanto mais apedrejavam-nos, mais estávamos nos unindo. Agradeço a Deus pela vida da minha companheira que, apóia na totalidade o meu ministério, e ela tem provado isso de diversas formas, a principal, é ficando sempre do meu lado. Valeu amor! Te amo. Não esqueçam: falar de mim é fácil, difícil é ser eu.

À noite, quando dorme, sonha pregando a Palavra, mergulhando neste ministério?

Sonho muito. Sabe, sou fã de José do Egito, ele sonhava muito, como eu também sonho. Não sonho apenas à noite, mas, a cada segundo que se passa na minha vida estou sonhando, acreditando e buscando a realização deste sonho. Sou eternamente um sonhador...

Como se imagina daqui a 10 anos?

Penso que, muitas pessoas estarão salvas através de meu ministério, outras, estarão de pé pois, minha mensagem sempre foi de otimismo, pois, o único que deve estar caído chama-se Satanás.Nós, somos mais que vencedores. Se Jesus não voltar daqui a 10 anos, estarei com meu sonho em execução. Acredito assim.

Acredita que através deste episódio, Deus irá salvar vidas? Este episódio marca uma nova etapa no seu ministério? Sente-se marcado com "fogo"?

Sim. Deus irá salvar muitas vidas com esse episódio. Lógico, marca meu ministério, pois, Deus fez com que, através deste acidente eu pudesse aprender muitas coisas que precisava. Não só com fogo, mas, com a Marca da Promessa que existe na minha vida.

Nas suas orações, perguntou para Deus porque aconteceu este acidente? Deus te respondeu? Deus usou pessoas para falar com você sobre isso?

A Bíblia diz-nos em Jr. 33:3: ‘Clama a mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes’. Todas as vezes que falamos com Deus, Ele nos responde. Ele me disse certa vez que Ele estava no controle de tudo. Ele também usou várias pessoas que possuem o dom da profecia e, confirmou o que havia me dito.

Assim que o médico disser para você que é livre para andar novamente, qual primeiro lugar que pretende ir, caminhando?

O primeiro lugar que quero colocar meus pés é na casa do meu Pai, o Senhor Jeová.

O que tem aprendido neste período de recuperação?

Primeiramente, tenho aprendido muito com o acidente, a experiência que o mesmo me proporcionou. Segundo, tenho meditado mais na Palavra de Deus, pois, tenho boa disponibilidade para tal. Terceiro, tenho, mesmo acamado, feito mais projetos para meu ministério e outros.

Que mensagem você tem a passar para as pessoas que acompanham seu ministério, sua vida e para as pessoas que este livro irá alcançar?

Sem Deus, não somos nada. Bens, poder, autoridade, isso não nos dá o direito de estar protegidos. Mas, tendo Jesus dentro de nossos corações, a nossa vida passa a estar debaixo das asas do Todo-Poderoso. Olha, aprendi que, as coisas acontecem do jeito de Deus, e, não do nosso jeito. Caro leito, amigo, simpatizante de nosso ministério, lute, persevere em teus sonhos, pois, eles só dependem de você. Acredite, você é bem maior e melhor do que muitos dizem. Deus os abençoe por tudo, em Cristo.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 08/04/2010
Reeditado em 08/04/2010
Código do texto: T2184343