VISITA AO ATERRO SANITÁRIO DE GURUPI

No dia 17 de abril de 2010, os acadêmicos do primeiro período de química ambiental visitaram o aterro sanitário de Gurupi -TO, orientados pelo professor Dr. Aurélio Vaz de Melo, a visita foi monitorada pela servidora publica marilene Alves Ramos Dias, o objetivo foi observar e analisar o processo de armazenamento e destino final do lixo produzido pela população municipal.

Na referida visita, a acadêmica de eng. agronômica, Marilene, foi a palestrante tendo como objetivo explicar o funcionamento do aterro sanitário. O lixo úmido ( orgânico), e armazenado

em células de 50 x 50, sendo fechadas com ate 5 metros de altura . O lixo seco , reciclável é separado pelos catadores que separam o papel, vidro , plástico e alumínio, trabalhando com autônomos na venda do material reciclável para algumas firmas para adquirir seu sustento. O preço pago pelo material é muito barato , sendo R$1,00 pelo Kg do plástico, R$0,30 por unidade de garrafas de vidro, R$0,20 pelo Kg de papel. O lixo hospitalar é coletado separadamente e depositado em células separadas.

Um dos catadores ali presente , revelou aos acadêmicos que gosta da sua profissão além disso faz parte de um comitê de catadores que possuem seus próprios equipamentos de trabalho, como o prensador de plástico e papel. Tem como perspectiva criar uma cooperativa ou associação de catadores para obterem melhor lucro retirando os atravessadores.

As instalações do aterro passa anualmente por uma fiscalização realizada pela NATURATINS.A prefeitura municipal tem gastos diário para a manutenção do aterro que custa ate 15 vezes mais caro do que lixão a céu aberto , mais todos os gastos com ampliação e manutenção das instalações pontuam no ICMS ecológico.

Existe materiais que não são depositados no aterro, como: pilhas baterias , embalagens de produtos químicos , pois estes devem ser devolvidos aos postos de vendas. O aterro não possuem instalações de tratamento dos resíduos como : óleos lubrificante, graxa e outros produzidos por oficinas mecânicas.

O aterro sanitário funciona através de células utilizando geomembrana , sendo esta uma espécie de geossintético impermeável produzido a partir de geocompostos bentoniticos(GB), a mesma funciona com uma barreira de proteção para conter os resíduos e evitar que esses possam contaminar o solo e o lençol freático. A geomembrana possui uma vida útil de 500 anos, porém ela esta passando pelo processo de instalação.

E necessário a conscientização da população, diminuindo o consumismo e participando da coleta seletiva, separando o lixo seco do lixo úmido na fonte geradora , assim estarão contribuindo com o meio ambiente , com as famílias que trabalham com a reciclagem e aumentando a vida útil do aterro sanitário que tem um custo muito alto.

Conclui- se que daqui mais um tempo o aterro estará funcionando nos padrões legais exigidos pelo órgão fiscalizador, o NATURATINS .

academicos: Getulio Dias Neto

Poliana Peixoto de Moraes

Marilene Ramos
Enviado por Marilene Ramos em 28/04/2010
Código do texto: T2225352
Classificação de conteúdo: seguro