Questão Social

Um aluno do Curso de Serviço Social me fez a seguinte entrevista:

Aluno - O que você entende por "questão social"?

Eu - De forma simplificada o termo questão social pode ser definido como um aspecto social que precisa ser pensado e solucionado. Em se falando de "mundo", podemos concluir que uma questão que precisa ser urgentemente pensada e solucionada é a problemática das desigualdades, seja ela econômica ou social. Portanto o termo questão social pode ser definido como: a problemática das Desigualdades que há tempos já perpassa a realidade e precisa ser realmente pensada e solucionada.

Aluno - Qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles? Dê alguns exemplos.

Eu - Os problemas sociais existentes em nosso país são inúmeros, e o motivo e a culpa encontram-se distribuídos por diversos segmentos sociais. O que pode ser citado como um fator preponderante desses problemas sociais é a questão do crescimento populacional e a má distribuição de renda. Com a população aumentando há a necessidade de mais geração de emprego, mais investimento em escolas e hospitais, para que assim sejam oferecidos á toda população o que de fato elas necessitam para o seu desenvolvimento pleno. O que geralmente acontece é a falta de aplicação dos recursos públicos em projetos de geração de renda, dessa forma a maioria da população fica sem emprego e oportunidade de adquirir a renda básica, caindo assim em grandes problemas sociais: desemprego, fome, criminalidade e entre outros.

Aluno - O que gera tanta desigualdade no país?

Eu - Um dos principais fatores que causa a desigualdade em nosso país é a má distribuição de renda, pois a esta fica concentrada em uma minoria populacional, deixando a maior parte da população sem condições financeiras adequadas a uma boa qualidade de vida. Sabemos que, sem renda não há possibilidade de investir na educação e profissionalização, dessa forma temos um grande número de pessoas a depender das políticas assistencialistas do governo, sem poder nem mesmo desprender-se e construir seu próprio sustento.

Jaqueline Costa
Enviado por Jaqueline Costa em 08/05/2010
Reeditado em 02/10/2010
Código do texto: T2244470
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.