A mulher e a sociedade...

"domingo, 9 de maio de 2010

Da realidade ao faz-de-conta

A trajetória da ex-universitária que virou celebridade instantânea

Poderia ser o enredo de um conto-de-fadas: a jovem de origem humilde que, depois de muito sofrer, encontra um vestido mágico que a transforma, da noite para o dia, numa princesa de um reino encantado e cor-de-rosa. A história de Geisy Arruda parece ter sido retirada de algum livro dos irmãos Grimm, se não tivesse acontecido de verdade – e vista por milhões de pessoas na internet.

O episódio com a ex-estudante de Turismo da Uniban, humilhada pelos colegas de faculdade por usar um vestido curto e expulsa da instituição em novembro do ano passado, ainda gera discussões no meio acadêmico. Afinal, qual seria o papel da universidade: formar cidadãos conscientes ou reproduzir preconceitos enraizados na sociedade? “Existe uma relação na qual há a negação e afirmação dos valores sociais dentro da universidade”, explica o filósofo Wilson Correia. Para ele, a prática acadêmica pode estimular tanto a reprodução quanto a transformação. “No caso de Geisy, ao que parece, pesou a reprodução do machismo e da inferiorização da mulher”, aponta Correia.

A polêmica, como era de se esperar, chamou a atenção da mídia, virou caso de polícia, e Geisy se transformou na celebridade do momento. A superexposição nos meios de comunicação a ajudou a abrir um processo milionário contra a Uniban. Logo, surgiram acusações de que ela não passava de uma oportunista. Para o psicólogo Nabil Ali, Geisy é apenas parte de uma estratégia para a criação de novos produtos midiáticos. “É óbvio que ela se aproveitou de toda essa polêmica, ganhou espaço nos programas de TV, mas isso faz dela uma personalidade ou apenas mais um objeto de consumo descartável?”, questiona.

Seja qual for a resposta, Geisy Arruda parece não ligar para as críticas. Depois de desfilar no último Carnaval do Rio, no final de abril ela lançou sua própria grife, a Rosa Divino, cujos modelos são inspirados no vestido que a tirou do anonimato. Ao que tudo indica, a experiência na Uniban teve um lado positivo. “Valeu a pena dar a volta por cima, não ter feito papel de coitada”, defende-se. “Se acontece alguma coisa ruim em nossa vida, a gente tem que melhorar, ou ficará sempre na mesma. Eu transformei um fato negativo em algo bom”, justifica.

Como nos contos-de-fadas, Geisy também procurava por um príncipe encantado, e o encontrou – diante das câmeras, é claro. Sua participação em um programa de TV para a escolha de um namorado não teria sido mais uma estratégia de marketing? Apesar de ter declarado que o concurso foi de verdade, Geisy terminou o namoro com o fazendeiro Diego Vieira Silva no final de maio, depois de apenas um mês de relacionamento.

Solteira novamente, a moça planeja seus próximos passos. Seu nome já está confirmado na próxima edição do reality show 'A Fazenda" e, em breve, sua vida será transformada em livro. A biografia, sem previsão de lançamento, está sendo escrita pelo jornalista Fabiano Rampazzo. Será que a história vai ter um final feliz?"

Autoria: Genilson Alves

Fonte: http://revista-interligado.blogspot.com/2010_05_09_archive.html