Entrevista com Rodrigo Poeta feita por Fernando Aires para o PORTAL R.A.J

PORTAL R.A.J

www.portalraj.com.br

___________________________________________________________

Rua Icaraí, nº. 254 – A Tatuapé – São Paulo / Capital. Tel.: 11 2092 – 7941.

Entrevista com o professor e Cônsul

de Poetas del Mundo Rodrigo Poeta,

sobre educação, poesia e islamismo.

1 - Quando foi que despertou em você, o amor pela poesia? Além de poeta, possui outra atividade?

*Rodrigo Poeta: A poesia apareceu na minha vida em 1993, depois da realização de uma pesquisa e na criação de um caderno literário sobre Vinícius de Moraes a pedido da professora de Língua Portuguesa Zenilda da Escola Estadual Profª Ismar Gomes de Azevedo de Cabo Frio-RJ. Passei a admirar os versos do poetinha e então comecei a escrever e nunca mais parei. Além de poeta, sou pesquisador da cultura local, ativista cultural, professor de Literatura, Língua Portuguesa e Técnica de Redação, faço parte de diversas entidades culturais e faço oficinas literárias voltadas à poesia.

2 - Como é a vida de um poeta? Vinícius de Moraes, por exemplo, viveu sua própria poesia, sentindo sempre a necessidade de estar apaixonado, de viver com intensidade e aventura. O que passa pela cabeça de um poeta?

*Rodrigo Poeta: Ser poeta é estar antenado com o simples e ao mesmo tempo com o complexo da vida. O poeta é um sonhador, um mágico das letras que encantam por onde passa com os seus versos.

3 - Como surgiu o POESIARTE? Quais são suas idéias para o Blog?

*Rodrigo Poeta: O Projeto POESIARTE nasceu em 2002, na realização de uma Oficina de Poesia na Escola Municipal Francisco Franco na zona rural de Cabo Frio-RJ. Com o sucesso do projeto, ele acabou sendo aplicado em outras escolas, chegou à internet em 2005 com BLOG. No início o blog era só de cunho regional e da história local, passando com o tempo a mesclar toda a cultura brasileira e mundial. O projeto se ampliou. Nasceu o CONCURSO POESIARTE em 2007 com o apoio do Jornal O Popular de Iguaba Grande-RJ, depois o concurso teve os apoios da atriz da Rede Globo Nica Bomfim em 2008, da artista plástica Elizabeth Franco em 2009 e da ABRAONG de São Paulo/SP e da poetisa Cris Dakinis em 2010. O concurso já tinha sido realizado em escolas da região, mas a ousadia o levou ao país todo e também a ter participações estrangeiras do Japão e de Portugal.

Hoje o blog, tem a contribuição de várias pessoas com artigos, charges, ilustrações, poesias, etc. O blog foi evoluindo com o tempo e um dos cargos chefes são as entrevistas feitas por mim. O projeto se expandiu e em 2007 também nasceu o GRUPO P.R.O.C.E.S.S.O DE POESIA no bairro Jardim Esperança na periferia de Cabo Frio-RJ.

4- Porque você ficou conhecido como o “Poeta da Laguna” ou “Mago da Poesiarte”?

*Rodrigo Poeta: O “Poeta da Laguna” nasceu através do ambientalista e militar Lenio Marcio do Estado do Rio, devido a minha preocupação ambiental a tão sofrida Laguna de Araruama. Já o “Mago da POESIARTE” nasceu devido a consolidação do projeto POESIARTE e pela minha força crítica e literária dentro do meio poético em que sou muito respeitado.

5 - Como professor, você já observou alunos com vocação poética? Dentro da vasta cultura brasileira, o que você acha imprescindível que eles aprendam? Como incentivá-los a buscar mais?

*Rodrigo Poeta: Já entrei muitos talentos em sala de aula. Tanto que criei juntos com outros amigos o GRUPO P.R.O.C.E.S.S.O DE POESIA, para inserir e capacitar estes jovens talentos na literatura. Eles devem pesquisar primeiramente as suas raízes e depois o país e enfim o mundo. A forma de incentivá-los é através da leitura de maneira simples, lúdica e claro que possa contribuir em suas vidas.

6 - Como pesquisador, qual de seus trabalhos, você considera que tenha contribuído mais para sua carreira e formação? Por quê? Fale um pouco sobre ele.

*Rodrigo Poeta: Os projetos POESIARTE, CULTURARTESPERANÇA, GIRARTE GIRAMUNDO, POESIE L' ART são para mim tudo, pois para se criar e montar estes projetos; tive que buscar, pesquisar, estudar e incentivar as pessoas a participarem deles. O maior projeto de pesquisa ainda está na gaveta a espera de apoio.

7 - O que foi o projeto GIRARTE GIRAMUNDO? Pretende estendê-lo à outras regiões?

*Rodrigo Poeta: O projeto GIRARTE GIRAMUNDO foi realizado em 2008 no Colégio Municipal Profª Elza Maria da cidade de Cabo Frio. O projeto é cunho escolar e temático. Os projetos GIRARTE GIRAMUNDO, CULTURARTESPERANÇA e POESIE L’ ART são todos periféricos do maior projeto, o POESIARTE. Os projetos já foram realizados nas cidades de Cabo Frio/RJ e São Pedro da Aldeia/RJ. Devem ser realizados este ano em Araruama/RJ e Iguaba Grande/RJ.

8 - "Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura" esta sua frase reflete bem, na minha opinião, uma das maiores necessidades do Brasil. Mas em pleno século XXI, com a globalização e alta tecnologia, como é possível que ainda haja em nosso país, brasileiros sem o mínimo de formação cultural? Em sua opinião, como professor, por que isto ocorre?

*Rodrigo Poeta: Isto ocorre por falta de vontade política, por falta de vontade da própria sociedade de fazer um país melhor. Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná possuem projetos maravilhosos voltados à leitura, cultura, memória superando os estados do Sudeste brasileiro, que vivem numa decadência política e cultural. Aos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a situação é ainda mais pior. Para que esta situação mude todos devem abraçar a causa, pois com uma EDUCAÇÂO de qualidade, com CULTURA como prioridade, teremos sim um MEIO AMBIENTE preservado sem se preocupar com as temeridades. É um pouco piegas, eu sei...mas devemos sonhar...sempre.

9 - Conforme foi divulgado este mês pelo MEC, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, avançou tímidos 0,4% de 2007 à 2009, e a projeção é de que alcance 6 pontos até 2022. Apesar das inúmeras deficiências, como a educação poderia alçar vôos mais altos a um prazo bem mais curto? Falta ao sistema, estrutura ou professores mais bem qualificados e valorizados? Por quê?

*Rodrigo Poeta: A situação é bem complicada em nosso país, os números ainda são bem piores, pois estes são manipulados pelo sistema. Para resolvermos isto, teríamos que ter uma grande reforma política educacional no país. Uma reforma que com certeza irá trazer muitos frutos a nossa nação, mas a incompetência política de nossos governantes, nos faz atrasar para o futuro, infelizmente.

10 - O mesmo estudo aponta uma defasagem de três anos do ensino fundamental ao médio, entre as redes pública e privada. Você já vivenciou tal realidade? Em sua opinião, a que se deve tal defasagem? Que recursos você adotaria que pudessem servir de suporte ao aprendizado dos alunos?

*Rodrigo Poeta: Trabalhei nas três Redes (Particular, Estadual e Municipal) e vivencio esta realidade sempre. A escola particular no Brasil está falida devido às normas da LDB 9394/96 a inadimplência é muito grande, fazendo a rede particular a criar inúmeros mecanismos de aprovação para não perder o cliente (aluno). As escolas estaduais e municipais vivem de números para se beneficiarem do FUNDEB. Claro que existem ainda no país escola boas tanto públicas e privadas, mas o que está levando a esta crise principalmente é a falta de uma reforma educacional que beneficie a todos no âmbito da EDUCAÇÂO e não do âmbito financeiro somente.

11 - Um levantamento divulgado pelo Instituto Pró-Livro, revelou que o Brasil possui 77 milhões de não leitores, sendo 21 milhões de analfabetos, o que lembra a celebre frase de Mário Quintana: "O pior analfabeto é aquele que aprendeu a ler, mas não lê”. Como estimular a leitura nas escolas? A questão da acessibilidade ainda é um problema?

*Rodrigo Poeta: É uma situação triste realmente. O livro é caro. A vida é difícil. A internet de certa forma atrapalha. Uma forma de estimular a leitura nas escolas são projetos voltados à cultura e a literatura, o problema que poucos professores sabem utilizar este mecanismo e muita das vezes o conteúdo de literatura de desprezado nas escolas.

12 - Como Conselheiro Islâmico para Assuntos Shiita do Centro Estudantil Árabe Iman Ali, em São Paulo, explique-nos, por favor, qual a diferença entre os sunitas e os xiitas? Afinal, porque existe tanto conflito entre os dois lados se ambos defendem a submissão a um mesmo Deus?

*Rodrigo Poeta:O jovem Mestre em História Rainer Sousa define muito bem a diferença entre sunitas e xiitas como num trecho de sua pesquisa abaixo:

Por volta do século VII, logo após a disseminação do islamismo na Península Arábica, os convertidos a essa nova religião organizaram investidas militares que deveriam empreender a conversão religiosa de outros povos estrangeiros. Também conhecida como jihad, essa ação tomada pelos árabes islâmicos possibilitou a conquista de um vasto território que, com passar do tempo, se estendeu por regiões da Ásia, do Norte da África e da Península Ibérica.

A partir de então, o poderio sobre as ricas terras conquistadas com o processo de avanço da crença muçulmana estabeleceu uma contenda política sobre quem deveria de fato prosseguir controlando as regiões subordinadas ao comando árabe-islâmico. Sem dúvida, o crescimento da comunidade islâmica contribuiu fortemente para que novos grupos políticos aparecessem. Foi por meio de tal disputa que os sunitas e xiitas passaram a ganhar terreno como os dois principais partidos políticos do mundo árabe.

Partindo de uma noção de viés religioso, os sunitas adotam a Suna – livro que conta a trajetória do profeta Maomé – como referencial na resolução das questões não muito bem esclarecidas pelo Alcorão. Seguindo tal livro sagrado, os sunitas somente reconhecem a ascensão dos líderes religiosos que fossem diretamente escolhidos pela população islâmica. Ao todo, os sunitas representam cerca de 80% da comunidade islâmica espalhada pelo mundo.

Tomando outras justificativas, o grupo xiita prefere uma interpretação mais rígida do Alcorão e não reconhece os conselhos e exemplos provenientes de qualquer outro livro. De acordo com os xiitas, o mundo islâmico deve ser politicamente controlado por membros diretos da família do profeta Maomé. A justificativa apresentada para tal opção se baseia na crença de que somente os descendentes da casa de Maomé teriam a sabedoria necessária para conduzir os fiéis.

Apesar das divergências políticas apresentadas, os árabes muçulmanos conseguiram propagar a sua crença para diversas civilizações espalhadas pelo mundo. Segundo indica algumas pesquisas, o islamismo é uma das religiões que mais crescem ao redor do mundo. Atualmente, o grupo político xiita é comumente associado aos pequenos grupos terroristas que mancham a reputação do mundo árabe. Contudo, tais alas radicais não refletem as posições políticas e religiosas de grande parte da comunidade muçulmana.

13 - Porque você teve desperta a paixão por Assuntos Shiitas? O islamismo tem como livro sagrado o Al Corão, qual a diferença entre o Al Corão e a Bíblia?

*Rodrigo Poeta: Defendo a Causa da Palestina e tenho pesquisas na área da poética árabe, por isso fui convidado a ser Conselheiro. Não entrarei no assunto da diferença entre o Al Corão e a Bíblia, pois tenho uma certeza: cada livro tem sua ordem sagrada e apesar de diferenças devem ser respeitadas para quem as seguem. Trazer as diferenças é apontar imperfeições de ambos e o que sigo é um Deus na palavra e na atitude de fé.

14 - Como poeta, o amigo tem na cultura árabe, alguma poesia e autor que gostaria de destacar? O que mais lhe agrada nesta cultura?

*Rodrigo Poeta: Khalil Gibran, Omar Khayyām, Tawfiq Az-Zayad e outros grandes nomes da poesia árabe. O que mais me agrada é a história e principalmente em ter o intercâmbio com esta nobre cultura.

Seguem os versos de Tawfiq Az-Zayad:

“Aqui

Sobre vossos peitos

Persistimos

Como uma muralha

(...)

Quando tivermos sede

Espremeremos as pedras

E comeremos terra

Quando estivermos famintos

Mas não iremos embora

(...)

Aqui temos um passado

E um presente

Aqui

Está nosso futuro.”

(Tawfiq Az-Zayad – do livro Poesia Palestina de Combate da Editora Achiamé)

15 - Você já conheceu de perto algum país árabe? Qual? Existe algum que ainda queira conhecer? Por quê?

*Rodrigo Poeta: Não. Tenho vontade de conhecer a área da Palestina e o Líbano, pois tenho pretensão de quem sabe fazer um projeto voltado à literatura.

16 - Como Cônsul dos Poetas Del Mundo em Cabo Frio, quais são os seus projetos para a cidade? Você já levou este trabalho às outras regiões do Brasil? Quais? Como foi?

*Rodrigo Poeta: Como Cônsul, divulgo a poesia dentro dos projetos que já retratei em respostas anteriores, que obteve grandes frutos tanto aqui em Cabo Frio como em todo o Brasil. E digo sou o único e verdadeiro Cônsul de Cabo Frio pelos POETAS DEL MUNDO, afinal tenho raízes aqui, produzo aqui e divulgo a poesia ao mundo sem esquecer de minhas origens.

17 – Em sua carreira, o que você ainda pretende fazer? Quais são os seus planos futuros?

*Rodrigo Poeta: Tenho muitos projetos dentro da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ, como também outros a serem realizados pelas outras entidades que faço parte. Ao futuro só tenho uma palavra: POESIARTE.

Amigo Rodrigo:

É um prazer entrevistá-lo. Caso haja algo que eu não tenha abordado, fique a vontade para acrescentar. Obrigado pelo envio das fotos. Se houver alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco. Estamos à sua disposição.

Um forte abraço.

Fernando Aires.

MTB 45.161

Rodrigo Poeta
Enviado por Rodrigo Poeta em 19/07/2010
Código do texto: T2387278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.