Administração, Marketing , comunicação, mídia, publicidade e propaganda.

Entrevista para Escola Superior de Estudos Empresariais - 2001

Entrevista sobre as Unidades aplicadas

Bacharelado - Comunicação Social

Habilitação: Publicidade e Propaganda.

1. Como você definiria administração?

R. Tem por objetivo organizar, planejar e viabilizar meios e princípios para manter a empresa em pleno funcionamento e competitividade em relação ao mercado concorrente.

2. Qual atividade profissional que dispensa noções administrativas?

R. Todas as atividades necessitam de administração, ela é a mola mestra para o crescimento e sucesso de uma empresa.

3. Você lembra de ter aplicado os princípios cartesianos em algum momen-to?

R. Sim. O princípio da dúvida sistemática ou da evidência. Não aceito como ver-dadeiro coisa alguma, enquanto não souber se é verdadeiro.

4. O que se exige do profissional de comunicação atualmente?

R. Exige-se dinamismo, criatividade e principalmente diferenciação, ou seja, não se deve apenas ser mais um, mas deve-se fazer a diferença.

5. Você acha que a propaganda é a alma do negócio?

R. Não necessariamente a alma, mas a direção correta para atingir objetivos pro-postos pela empresa seja em campanhas promocionais ou institucionais.

6. O que significa manter o foco no resultado?

R. Seria manter profissionais competentes para que façam a diferença objetivan-do a viabilização e lucratividade nos seus negócios.

7. O que é otimizar a campanha?

R. É tornar a campanha cada vez melhor até chegar próximo a perfeição, através de planejamento pessoal, conhecimento além de tratá-la como se fosse um proje-to para a sua vida.

8. Cite uma peça publicitária veiculada recentemente que, na sua opinião, teve resultado positivo.

R. A campanha da Global Baby, celular pré-pago, teve resultado positivo, por lan-çar um produto com equipamentos com designer moderno a um preço acessível e sem necessitar do pagamento de conta telefônica.

9. O que seria o resultado positivo em propaganda?

R. É o objetivo alcançado através da campanha veiculada. É firmar uma marca, adaptar o produto no mercado e principalmente viabilizar meios para aumentar as vendas do produto.

10. Com seus conhecimentos atuais, defina resumidamente, marketing.

R. Processo que viabiliza meios através de atividades, os quais tem como meta, conquistar um mercado para seus produtos

1. Qual o conceito de marketing?

R. Processo que se constitui das atividades que visam conseguir e manter um mercado para os produtos de uma empresa objetivando alcançar clientes.

2. Qual o conceito de propaganda? Escreva um pequeno texto de três linhas que possa ser enquadrado como propaganda.

R. Técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou idéia, visando orientar o comportamento humano das massas num determinado sentido.

Exemplo: Propaganda institucional.

“A COPEL tem levado energia elétrica para milhares de famílias onde jamais alguém imaginou. Para elas é como se o sol brilhasse também à noite”.

3. Qual o conceito de publicidade? Escreva um pequeno texto de três linhas que possa ser enquadrado como publicidade.

R. Técnica de informação (paga ou graciosa) sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifi-que o patrocinador.

Exemplo: “A Volkswagen estará de plantão neste final de semana no parque Barigui com ofertas inacreditáveis. Vá a pé caminhar no parque e volte para casa de Volkswagen”.

4. Você acha que existe significativa diferença entre os dois termos? Se não, qual o objetivo de termos estudado “essa suposta diferença” nessa unida-de?

R. Suas diferenças estão no conteúdo e na forma:

Quanto ao conteúdo:

Propaganda: vinculada à promoção de crenças e idéias;

Publicidade: Objetivo comercial de estimular a compra de produtos e serviços.

Quanto à forma:

Propaganda: O que é feito de forma paga para se receber publicidade.

Publicidade: Seria o meio, todo o conjunto, formado por veículos, agências, ações recebida do meio de forma espontânea, não paga.

5. Comente, em quatro ou cinco linhas, um anúncio que você viu recente-mente.

R. Celular NOKIA 7650 (fala por você).

“Tem coisas que falando ninguém acredita”

Trata-se de um anúncio publicado na revista Veja, sobre o aparelho celular com câmera da NOKIA. A novidade trás o slogan acima, porque no anúncio aparece em destaque a traseira de um carro trafegando numa rua e no seu interior se encontra uma vaca no banco de trás, logo, aparece o celular que pode capturar essa imagem como prova da verdade.

UNIDADE 03

Integração

1. Que padrão surgiu na população brasileira na última década? Quais suas características?

R. Classe média urbana. Equivale a quase 50 milhões de pessoas com acesso a bens materiais e simbólicos de uma sociedade industrial emergente.

2. Na sua opinião, esse novo padrão é maior ou menor consumidor?

R. Maior. Movimentam a economia adquirindo produtos de boa qualidade.

3. O referencial cultural da classe privilegiada é próprio. Aponte as principais referências.

• Nutrem certo desprezo pelos valores da nacionalidade;

• Céticos quanto ao destino do país;

• Cínicos com relação a suas possibilidades.

4. O texto classifica os segmentos sociais situando-os numa pirâmide. Ex-plique o que seria essa pirâmide.

R. A base da pirâmide seria constituída por 100 milhões de pessoas com salários médios de dois salários mínimos. O centro seria formado pela classe média que representa quase 50 milhões. O topo estaria a elite, os supercidadãos represen-tando 1% da população brasileira.

5. Quais as características da classe social ambientada na base da pirâmide?

R. Vivem as margens da lei e de condições mínimas de existência; Tem acesso somente ao consumo de bens de sobrevivência; é usuária de serviços públicos precários ou inexistentes.

6. Como se comporta com relação ao consumo?

R. Consomem no máximo uma ração alimentar mínima; subconsumidores de mercadorias baratas, sem qualidade e de pouco valor agregado.

7. Quem são os descamisados e por que recebem tal denominação?

R. São os que não possuem carteira de trabalho, e sem família constituída, sem saneamento básico nem habitação.

8. A questão social brasileira comporta um problema binário. Explique essa afirmação.

R. Seria o medo da classe média se proletarizar, ou seja, existir apenas duas classes: a elite que seria a minoria e os proletariados, transformando a pirâmide social num retângulo do caos.

9. Como a classe média se conscientiza da desigualdade social?

R. Pelo acesso dos valores de consumo de 1º mundo martelados num dos maiores sistemas de mídia eletrônica já instalados no planeta.

10. Quanto menos a indústria produz mais ganha. Explique essa afirmação.

R. Com a necessidade da compra, o parque social sonega para essa faixa ampla de consumidores para provocar uma procura maior que a oferta, podendo dessa forma, aumentar seus preços ou cobrando ágio, dependendo da procura.

11. Como a sociedade civil está encarando o poder do Estado?

R. A sociedade civil brasileira está cada vez mais consciente de que o Estado brasileiro não representa necessariamente o poder público e não aceita mais este engodo da tecnoburocracia corporativista do Estado.

12. O que é o terceiro setor e qual a sua relação com a pergunta anterior?

R. São as Organizações civis em defesa dos direitos dos consumidores da mulher, da criança, são sociedades de defesa dos contribuintes e até eleitores.

13. Como se encontra a sociedade civil frente às organizações sociais?

R. Organizam-se em associações dispostas a prestar serviços em solidariedade a comunidades carentes.

14. Que se pode inferir após a leitura do texto?

R. O mercado ataca justamente onde o governo mais falha: a falta de investimento nos setores da educação tornou-se uma mina de ouro para empresários que ganham fortunas com colégios, cursinhos e faculdades particulares. No setor da saúde, os planos de saúde e hospitais particulares fazem a festa ás custas da classe média e quanto à segurança pública com inúmeras empresas particulares, prestando serviços até certo ponto caros e ineficientes. Todos esses setores, o Estado teria obrigação constitucional em oferecer à população e de boa qualidade, seria o mínimo considerando a quantidade de impostos que são cobrados dos contribuintes.

UNIDADE 04

Integração

1. Faça um comentário sobre o texto que nos serviu de reflexão.

R. O autor escreve para um público específico e até concordo que o desejo exista na hora da compra, mas não pode se tratar de gênero, pois existe uma grande quantidade de consumidores que por mais que possuem desejos, o preço ainda fala mais alto. Por outro lado a área de marketing terá mulheres, como também homens dispostos a entender as sutilezas dos relacionamentos e sensíveis às emoções.

2. Defina mídia.

R. é um setor da agência de comunicação e marketing que se relaciona com os meios de comunicação.

3. Por que antes a mídia era menos valorizada?

R. Eram discriminadas pelas agências por encarar ela de forma simplista, menosprezando seu trabalho.

4. Você acha que um dia o homem será completamente monitorado? Qual sua opinião sobre isso?

R. O filme 1984 (Wells) nos mostra o BIG BROTHER (o grande irmão) monitoran-do os personagens 24 horas por dia, privando-os de qualquer liberdade tanto de expressão ou amorosa, transformado seres humanos em objetos manipulados como se fossem desprovidos de cérebro e coração. Temos o direito de escolher quando realmente desejamos algo sem necessitar de monitoramento.

5. Nós vivemos no planeta propaganda. Explique essa afirmação.

R. Somos trilhões de pessoas no mundo e para cada pessoa existem centenas de marcas da sua preferência. Se multiplicarmos as marcas preferidas para o total de pessoas no mundo, realmente é como comparar a proporção de água e terra em nosso planeta. As marcas estão em todos os lugares que possamos imaginar e muitas outras estão acabando de nascer e muitas outras ainda por vir, transfor-mando o mundo numa superpopulação de apelos publicitários.

6. Como você vê a importância da mídia na propaganda?

R. A importância seria porque ela é responsável por disponibilizar a colocação pa-ra a mensagem publicitária ser mais facilmente assimilada e poder alcançar o maior número possível de consumidores.

UNIDADE 5

Integração

1. Pelo histórico da propaganda, pode-se concluir que ela remonta a séculos atrás. Qual na sua opinião seria a melhor mídia daqueles tempos?

R. Mídia escrita, posteriormente no século XV quando Gutenberg inventou a imprensa. Mas foi o jornal em 1729 que teve maior circulação e volume de propaganda na América colonial.

2. Cite os fatos que comprovam a propaganda nos tempos antigos.

R. Os Fenícios pintavam figuras em grandes rochas para promoverem seus pro-dutos. Os romanos pintavam, paredes para anunciar lutas de gladiadores. A venda de escravos era anunciada em cartazes nas paredes. Após a invenção da imprensa no século XV, a propaganda ficou mais evidenciada nos jornais que foram surgindo na Europa e América colonial.

3. Que anúncio é considerado o primeiro da história da propaganda? Qual o veículo utilizado?

R. Sobre uma casa roubada. O veículo foi o primeiro Jornal The Weekly News em 1622 na Inglaterra.

4. Que fato não obteve sucesso com a propaganda nos EUA? O que justificaria o fracasso?

R. Incentivar o alistamento e a conservação de energia. O povo americano adora a propaganda de consumo.

5. Que significa o crash da bolsa? Por que isso influiu na retratação da propaganda?

R. Trata-se da quebra da bolsa de valores americana. Os E.U.A, após o término da primeira guerra sagrou-se vitorioso enquanto a Europa sofria as conseqüên-cias dela e tentava se reconstruir. Portanto os EUA eram detentora de tudo e a Europa comprava a um preço bem caro os produtos americanos. Os EUA só não contavam que os Países Europeus conseguiriam dar a volta por cima e de repen-te não importavam mais nada deles. Bastou para surtir efeito em todos os setores e o Crash nas bolsas foi só uma questão de momento. A propaganda americana foi duramente atingida, pois não tinha para quem anunciar tendo em vista a que-bradeira de várias empresas, bem como, não tinha para quem vender, pois o de-semprego e o caos social havia se formado.

6. A propaganda começou no Brasil com as agências estrangeiras. A globalização e o neoliberalismo podem influir para o desenvolvimento de uma nação? Comente.

R. A abertura do mercado e do livre comércio internacional colabora para o desenvolvimento de uma nação. Sabe-se que a chegada de novas fábricas, delas se originam várias outras empresas prestadoras e fornecedoras de serviços, podendo estas ser geradoras de empregos e do crescimento da economia do país, Porém, é necessário que exista uma certa estabilidade econômica e que o pro-cesso de igualdade de distribuição da renda per capta seja ao menos compatível com todo esse processo, caso contrário pode gerar problemas sociais gravíssimos como, por exemplo, a vinda de pessoas a procura de emprego e sem qual-quer qualificação, promovendo a expansão da pobreza em áreas de invasões nas periferias das grandes cidades.

7. Que marco foi relevante na sedimentação da propaganda no Brasil?

R. O I Congresso Brasileiro da Propaganda.

Darío Junior
Enviado por Darío Junior em 02/12/2010
Código do texto: T2648691
Classificação de conteúdo: seguro