FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR

Entrevista escrita, feita pela professora joane Mary à Juciara Brito, acadêmica do curso de pedagogia pela faculdade de Ciências educacionais.

Joane Mary- PORQUE OS SABERES DOS PROFESSORES SÃO IMPORTANTES NA SUA FORMAÇÃO PROFISIONAL?

Juciara Brito- Hoje em dia muito se espera dos professores, pois a contribuição dos professores é crucial para preparar os jovens, não só para encarar o futuro com confiança, mas para construí-lo eles mesmos de maneira determinada e responsável sendo assim, a partir da comprovação de que o professor tem um papel central a desempenhar na educação que se espera para o século XXI, é de fundamental importância que o educador, em sua formação reflita o que é necessário saber para ensinar, que saberes devem ser aprendidos/construídos pelos professores em seu processo de formação inicial e continuada e que saberes são necessários para os professores construírem novas práticas avaliativas que permitam identificar avanços, dificuldades e possibilidades para a reconstrução das aprendizagens de seus alunos.

Joane Mary- QUAIS OS ELEMENTOS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DOS SABERES NA FORMAÇÃO PRÁTICA DE SALA DE AULA?

Juciara Brito- São vários os fatores indispensáveis na formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia, dentre eles a importância da leitura e do conhecimento de mundo, a pesquisa científica, como também a reflexão que é, na atualidade, um dos conceitos mais utilizados por investigadores, formadores de professores e educadores diversos, para se referirem às novas tendências da formação de professores; o estágio pedagógico ou a prática pedagógica que necessariamente parece ser, na perspectiva dos formandos, um dos componentes mais valorizados na sua formação.

Este ultimo componente curricular representa a oportunidade de alunos, futuros professores, exercerem, com supervisão pedagógica, a sua atividade profissional.

Joane Mary-QUE DIFERENÇAS PODEMOS ELENCAR SOBRE O OLHAR DO PROFESSOR COM E SEM FORMAÇÃO PARA SUA ÁREA?

Juciara Brito- A formação educacional do professor acontece de forma contínua, por esse motivo a formação inicial não é suficiente, pois o educador deve visualizar novos métodos pois aquele que se acomoda, pára no tempo, retroagindo seus conhecimentos de forma a deixá-los obsoletos.

O professor que se especializa está aberto a mudanças, tende a transformar sua prática de forma a deixá-la reflexiva, seus objetivos têm mais amplitude e seu conhecimento de mundo é diversificado e significativo. Tornando suas pesquisas científicas, poderosos instrumentos de aperfeiçoamento da prática educacional e viabilizando melhorias realmente relevantes no aprendizado dos seus educandos.