Entrevista com José Adelson Noronha (Idealizador do Blog “Verbo Eterno)

FB - Como surgiu a ideia de fazer este site “Verbo Eterno”?

JA - Surgiu com a retirada do ar do site aleluia.com. br pelo seu editor, site no qual eu era colaborador. Construí então um blog, a partir da plataforma wordpress.com. Se você notar bem verá que o "verbo eterno" não é um site, mas um blog com formato de site.

FB - Quais as dúvidas mais freqüentes das pessoas que buscam aconselhamento espiritual nesse espaço virtual de evangelização?

JA - A maior freqüência de aconselhamento é na área sexual e amorosa. São jovens de ambos os sexos, solteiros ou casados, que, na maioria das vezes não têm coragem de confessar seus pecados ou buscar conselhos com seus líderes espirituais ou com seus pais e que vêem, mantendo ou não o anonimato, uma oportunidade com alguém mais velho e experiente, que não faz parte do seu relacionamento diário.

Há também um grande grupo de casados que estão passando por crises conjugais e que, pela falta de diálogo, acabam por cair em tentação e em pecado de adultério.

FB - O senhor acredita que de alguma forma estas pessoas que o acessam estão inconseqüentemente buscando alguma aprovação para os seus delitos espirituais?

JA - Não vejo assim. Em geral essas pessoas têm pouco conhecimento dos atributos de Deus. Vejo as igrejas despreparadas para acompanhar doutrinariamente os jovens num mundo dinâmico e cheio de tentações de toda espécie. Cada dia na vida dos jovens hoje é um abismo a ser atravessado. E muitos deles sucumbem e caem nessa travessia, trazendo com isso grande culpa. As igrejas e seus líderes não têm ensinado Cristo, nosso escudo e fortaleza, aos jovens.

FB - O senhor tem algum relato de pessoas que se converteram através das palavras ministradas no “Verbo Eterno”?

JA - Não, mas isso não importa muito. São quase hum milhão e meio de acessos em três anos de atividades e certamente muitos não aproveitaram nada do que leram. Outros se alegraram quando acessaram o site, mas as preocupações da vida fizeram com que as mensagens se perdessem. Outros iniciaram uma visita freqüente ao site, fizeram propósitos de mudança de vida, mas com o tempo e os prazeres do mundo, também não produziram frutos. Mas, certamente, alguns realmente tomaram posição contra o pecado e a vida mundana e estão firmes com o Senhor. Esses, eu quero encontrá-los no céu, oportunamente.

FB - Quantos membros fazem parte dessa equipe? Ou o senhor trabalha individualmente?

JA - Trabalho só. Tenho alguns articulistas que me enviam mensagens e que, após análise crítica sobre seu conteúdo, são publicadas.

FB - Este seu trabalho virtual é pioneiro? Ou outras pessoas já faziam antes?

JA - Não é pioneiro, não. Como disse, o "verbo eterno" é uma espécie de continuidade do aleluia.com. br. Este sim foi um dos portais pioneiros no Brasil na divulgação da Palavra de Deus, via internet. Infelizmente o "aleluia" não pôde ser mantido online, o que é uma pena, pois tinha muitos usuários assíduos.

FB - Em sua opinião, o que mais a internet pode fazer na expansão da palavra de Deus?

JA - A internet é uma grande ferramenta dos tempos modernos, tanto para o bem, quanto para o mal. Acredito que para quem não é bem preparado espiritualmente a internet se constitui em maior perigo do que em bênção. Ela é, literalmente, uma porta larga. Uma porta de bandas largas. E cada vez mais as pessoas procuram aumentar a largura dessas bandas, para assim trafegarem com maior velocidade nos perigos e mazelas de todo o mundo.

Muitos cristãos deixam de ler a Bíblia para lerem textos e mensagens na internet, sem darem-se ao trabalho de checar se esses textos têm base bíblica confiável. E constroem sua fé no que lêem textos esses muitas vezes copiados e re-copiados inúmeras vezes, que pela grande exposição, se tornam em “verdades”. Daí tem têm sido derivadas heresias de todo tipo, levando os fracos na fé a desviarem-se do seu rumo sadio. Os articulistas e blogueiros cristãos precisam incentivar a leitura da Bíblia, pois só ela é capaz, verdadeiramente, de edificar a vida cristã.

FB - Teve algum testemunho que causou ao senhor uma comoção maior?

JA - Não incentivo as pessoas a darem retorno ou testemunho, mas os que mais me trazem alegria são aqueles comentários ou emails incentivando a continuidade da obra, pois muitas vezes o trabalho é pesado, desgastante, especialmente nesta área espiritual, quando tratamos de sofrimentos e conseqüências de pecados.

São almas sofridas, angustiadas, debaixo de culpa e acusação e que nem sempre encontram respaldo para suas dores nas suas congregações ou relacionamentos. Por isso a minha motivação se fortalece quando recebo esse tipo de retorno.

FB - Qual a sensação ao ver o resultado desse trabalho na salvação de almas para Jesus?

JA - A sensação é de dever cumprido, pois a única coisa que Jesus mandou que fizéssemos foi à pregação do Evangelho a todas as criaturas. Jesus não mandou abrir igrejas, escrever livros, gravar CDs e nem mesmo ter sites ou blogs na internet. Ele mandou que pregássemos o evangelho. E é isto o que mais me motiva.

As ferramentas para isso é que podem ser várias, como temos feito nos almoços evangelísticos nas fábricas, construção civil e comércio. E também na internet. E, no fim de tudo, iremos entregar ao Senhor todo o resultado de nosso trabalho, pois reconheço que estamos fazendo muito pouco ainda. Somos, na verdade, servos inúteis.

FB - Sr José Adelson, explique aos meus leitores qual é a essência do evangelho?

JA - Evangelho é uma palavra grega que significa "boa notícia". E esta boa notícia que toda a humanidade sempre esperou é: "Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia".

Quando Jesus mandou que anunciássemos o evangelho a toda criatura, Ele sabia que era disso que a humanidade necessitava: Uma notícia que viesse trazer esperança e alegria a todos os homens, escravos do pecado.

Quando a Princesa Isabel acabou de assinar a lei áurea, antes mesmo de tirar a pena do papel, todos os escravos do Brasil estavam legalmente livres. Mas nenhum deles sabia. Foi necessário que pessoas fossem até eles anunciando a boa notícia. Assim é com os homens que já foram libertados por Jesus na cruz do Calvário. Precisam ouvir a boa notícia que seus pecados já foram pagos com o sangue de Jesus.

Paulo anunciava primeiro, em todos os lugares, o Evangelho e só depois ensinava as demais doutrinas cristãs.

FB - O que fazer para conhecer este site tão abençoado?

JA - Basta acessá-lo HTTP://verboeterno.wordpress.com e cadastrar seu email. Assim você receberá email do administrador sempre que houver alguma atualização do site.

Fábio, obrigado pela oportunidade de divulgar o site. O Senhor Jesus lhe abençoe, concedendo-lhe oportunidades de glorificá-lo com seus dons e talentos.

FB - Agradeço ao Sr José Adelson por dedicar algum de seu precioso tempo para responder esta entrevista...

Interação de Silvia Araújo Motta

J-José Adelson Noronha, Pastor virtual,-

O-O Conselheiro e Idealizador do atual-

S-Site, ou melhor: Blog ?Verbo Eterno?-

É- Exemplar com 1.457.667 de acessos! ----

A-A ?Palavra de Deus?, via internete,-

D-Dá o caminho da paz e sabedoria,-

E-Em constante ?porta larga, aberta?-

L-Levada pela Luz da Bíblia Sagrada,-

S-Sinal de edificação da vida e de alerta...-

O-O respaldo à aceitação do sofrimento,-

N-No alívio, pela força do ensinamento.-- --

N- Na lição dada de Salvação às Almas.-

O-O Pregador do Evangelho sabe ver-

R-Resultado da Missão, em curto prazo...-

O-O Entrevistador FÁBIO BRANDÃO,-

N-Na verdade, deu-me esta inspiração:-

H-http://verboeterno.wordpress.com-

A-Agora, já fiz a inscrição até no twitter.

---OBRIGADA!----Belo Horizonte, 26 de junho de 2011.---***---

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 17/06/2011
Reeditado em 21/12/2015
Código do texto: T3040885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.