Práxis Educativa

Questões a mim perguntadas - 11/07/2011.

1 - Como são trabalhados metodologicamente os saberes culturais dos educandos ?

Trabalhar o tema cultura só é possível, através de uma didática democrática em que seja considerado, valorizado e respeitado todo o tipo de cultura e de saberes culturais. Sendo assim, não tem como pensar "cultura" sem o termo "pluralidade", pois é a reflexão sobre essa multiplicidade de culturas e saberes que possibilita o aprendizado baseado no respeito e no não-preconceito.

2 - Qual a importância da didática para a práxis educativa ?

A práxis educativa, como qualquer outra tarefa profissional, requer estudo e planejamento. Dessa forma, a didática é de fundamental importância, pois faz com que o profissional de educação estude o seu contexto de sala de aula, realizando, portanto, um planejamento específico, que contemplem metodologias propositais e consequentemente eficazes.

3 - Teça comentários a respeito dos desafios do educar na contemporaneidade.

A tarefa do professor, dos dias atuais, tende a exigir cada vez mais criatividade. Os meios de comunicação fornecem, de forma rápida e dinâmica, milhares de informações. Nesse sentido, o professor perdeu a utilidade de repassador de informação, tendo que desempenhar um papel de provocador na sala de aula, fazendo com que seus alunos pensem de forma crítica as informações que recebem no seu dia-a-dia.

Além disso, temos o fator de algumas questões sociais modernas que veem interferindo diretamente na aprendizagem das crianças e adolescentes, a exemplo do modelo desestruturado da família contemporânea, em que muitos destes alunos carecem de educação familiar e sem falar nas possíveis violações que sofrem na própria familia e na sociedade.

4 - As metodologias trabalhadas em sala de aula atendem aos anseios dos educandos inseridos na práxis educativas?

Quando trabalhadas de forma inovadora e instigante, as metodologias ( diálogos, debates, dinâmicas, exposição crítical oral e escrita) desempenham com sucesso o papel de movimentar as reflexões e gerar criticidade. Contudo, temos que reconhecer que muito ainda tem a ser feito. Os recursos metodológicos nada são, se o professor não utiliza-los em uma proposta construtiva de leitura e produção.

Jaqueline Costa
Enviado por Jaqueline Costa em 11/07/2011
Reeditado em 11/07/2011
Código do texto: T3089148
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.