Izabelle Valladares entrevista Isis Berlinck Renault

Izabelle Valladares entrevista Isis Berlinck Renault

Nascida em São João Del Rei, Estado de Minas Gerais - psicóloga e autora de livros infanto juvenis- Isis Berlinck Renault é formada em desenho e pintura pelo Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro. Tem, em seu currículo, várias exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Internacionalmente expôs na África do Sul, Itália, Portugal, França, Emirados Árabes e Alemanha.

É a única brasileira a receber medalha de ouro da Academia “Artes, Ciência e Letras” da França.

Pós-graduada em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Entre outros cursos,

Participou do II Seminário de Literatura no 1º Grau, da Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro

Participou do Workshop de Criação Literária, do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade (PUC) do Rio de Janeiro.

Participou da Oficina da Escrita, da Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro.

Participou da Oficina de Leitura e Produção de Textos para Crianças, na Estação9 das Letras do Rio de Janeiro.

Isis você, há anos, vem destacando-se, como uma artista plástica consagrada. Agora lança seu primeiro livro infantil: “Venha passear comigo.”

Você sempre escreveu e agora se motivou a publicar, ou isso é uma novidade em sua vida?

R: É uma realização. Quando meus filhos eram pequenos, sempre contava para eles histórias que inventava. Quando percebi que tinha muitas “idéias” resolvi explorar esse dom e me dediquei a estudar muito, para bem desenvolvê-lo. Fiz vários cursos sempre focado em literatura infantil e tinha um sonho: publicar meus contos. Sabe? É como um filho. Quando nasce, a sua carinha é uma novidade, mas, é o sonho realizado.

Seu livro fala sobre a viagem mágica da leitura, que transporta a imaginação infantil para diversos lugares através da leitura. Acredita que os lugares que teve a oportunidade de conhecer foram sua principal motivação para escrever sobre lugares?

R: Evidentemente, conhecer lugares nos dá feed-back, ajuda muito, mas, na verdade, no meu caso não é uma motivação principal. É a fantasia que me inspira. Eu gosto de “viver” no mundo da fantasia, gosto de pensar como criança, quando escrevo.

Mas nunca deixando de dar um recado, de ensinar alguma coisa, de despertar algum interesse. É , para mim, primordial que a criança aprenda sempre com meus livros. Aprenda se encantando.

Sua técnica mudou com o tempo ou sempre seguiu a mesma vertente?

R: Sim. Mudou, na medida em que estudo para aprimorá-la, sem deixar, contudo, minha vertente que é encantar ensinando.

Acredita no dom, ou no aperfeiçoamento do ser humano com a prática , em relação as artes?

R: Nos dois. Você nasce com um dom. Se você tem a felicidade de descobri-lo, é essencial que você o desenvolva, que o aperfeiçoe sempre. Estudando, praticando e agradecendo a Deus pelo dom recebido.

Você receberá o prêmio Interarte 2011, estando entre os melhores 5 livros infantis, entre 500 titulos avaliados. Como se sentiu ao receber a notícia deste prêmio?

R: Super feliz e muito agradecida à Comendadora Izabelle Valladares pela indicação. Voltando à idéia do livro como um filho, qual mãe não se sentirá extremamente feliz ao ver seu filho triunfar na vida? Eu me sinto assim.

Isis, quais os seus futuros planos ligados a literatura infantil?

Pretende lançar outro livro no próximo ano, aproveitando a corrente de sucesso do “Venha passear comigo”?

R: Com toda a certeza. Eu quero ter um milhão de filhos vencendo na vida. Será pedir demais?

Isis Berlinck Renault estará na feira do livro de Cabo Frio, autografando no dia 10 de outubro

10:00 horas: Encontro com a escritora Isis Berlinck , lançamento do livro “Venha passear comigo”

Visitem o site www.feiradolivroinfantil.com.br

e visitem o blog da artista e descubram um pouco mais sobre Isis Berlinck Renault

isisberlinckrenault.blogspot.com

Izabelle Valladares Mattos
Enviado por Izabelle Valladares Mattos em 26/09/2011
Código do texto: T3241288
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.