O COLECIONADOR DE DERROTA

COMO VAI VOCÊ MOISÉS O COLECIONADOR DE DERROTA?
_ SEMPRE ESTOU BEM APRENDI COM O TEMPO A CONVIVER COM A DERROTA, SOU FELIZ DO MESMO JEITO, SOU FELIZ COM A DERROTA, A DERROTA NUNCA ME CAUSOU PÂNICO, SE BEM QUE DIA DESSE FIQUEI MEIO CABISBAIXO, INTROSPECTIVO, ABSORTO, ENFIM FORA DE ÓRBIDA, MAS TUDO ISSO SÓ ME FEZ DESCOBRIR QUE O COLECIONADOR DE DERROTA ESTÁ VIVO E, ENQUANTO VIVO NÃO CONSIGO SER O DERROTADO PORQUE QUANDO PERCO, PERCO APENAS PERCO PARA A HIPROCRISIA, APENAS PERCO PARA O CAPITALISMO, APENAS PERCO PARA FALSIDADE, APENAS PERCO PARA FALTA DE COMPREENSÃO, APENAS PERCO PARA OS DESALMADOS, APENAS PERCO PARA A FARSA, APENAS PERCO PARA A SUA DESCULPA ESDRÚXULA E INESCRUPULOSA, APENAS PERCO PARA A SUA COVARDIA, APENAS PERCO PARA A SUA ATITUDE ANTIDEMOCRÁTICA, APENAS PERCO PARA O SEU ABUSO DE PODER, APENAS PERCO PARA O SEU SORRISO SANGUINÁRIO, APENAS PERCO PARA QUE A SUA VITÓRIA FOSSE A PIOR DERROTA, ENQUANTO VOCÊ VIVE CARNE E A TERRA E EU ENQUANTO ALMA GANHO A ETERNIDADE CELESTIAL.
_ QUANDO VOCÊ DESCOBRIU QUE ESTAVA COLECIONANDO DERROTA?
_ FOI QUANDO ESTAVA NUM PERIODO DE CURTA TEMPORADA PELO RIO DE JANEIRO VINDO DO BAIRRO CASTELO PARA O CENTRO E DEPAREI COM O MOVIMENTO TRANSCENDENTAL, SURREAL E CONTEMPORÂNEO "O(CU)PA RIO", NAQUELE MOMENTO FOI LENDO OS CARTAZES COLADOS E TODOS OS CARTAZES ME CHAMARAM A ATENÇÃO TANTO PELA CRIATIVIDADE CULTURAL UNIVERSAL COMO PELA MANEIRA QUE OS JOVENS ESTAVAM ENCARANDO AQUELA MANIFESTAÇÃO E, UM DOS RAPAZES ME DISSE ASSIM _ ESSA MANIFESTAÇÃO É PACIFISTA, NÃO QUEREMOS INTERROMPER O FLUXO DE PEDESTRES AQUI NA CINELÂNDIA, E A CONVERSA COM OS DOIS JOVENS MANIFESTANTE FOI RÁPIDA, MAS PROVEITOSA DE INTENÇÃO HUMANITÁRIA UNIVERSAL, FICAMOS MARAVILHADO COM O DIÁLOGO QUANDO UM DELES FOI ENFÁTICO E ME DISSE _, NÓS JOVENS TEMOS MAIS TEMPO POR ISSO ESTAMOS AQUI PARA MOSTRAR QUE É POSSÍVEL MUDAR O PAÍS QUE ESTÁ DENTRO DE MIM, QUANDO DE UMA FORMA OU DE OUTRA INFLUENCIAMOS A MANEIRA DO OUTRO PENSAR E CONCOMITANTEMENTE A GENTE TAMBÉM VAI MUDANDO SEMPRE PARA MELHOR E, TAMBÉM ME DISSE QUE AS PESSOAS DE MAIS IDADE NÃO CONSEGUE PARTICIPAR POR CAUSA DO TEMPO _, NO QUE LHE DISSE, TODOS TEM TEMPO SÓ QUE DESCONHECE COM CONHECIMENTO QUAL É O TEMPO QUE TEM E DE QUE FORMA PODE APROVEITAR O SEU TEMPO DANDO AS MÃOS E, UNINDO AS GRANDES LUTAS SOCIAIS, A GENTE SÓ CONSEGUE ALGO SE A GENTE SE UNIR.
_ VOCÊ ENTÃO É UM VITORIOSO MESMO SENDO O COLECIONADOR DE DERROTA?
_ O QUE POSSO DIZER-TE É QUE O TÍTULO MUITO ME ATRAI SOBREMANEIRA, PORQUE CONVIVER NUM MUNDO AONDE SOMENTE PREZAM PELA VITÓRIA PELO MODELO IDEAL DE SER HUMANO FEITO EM LABORATÓRIO CAPITALISTA, ME SINTO UM REVOLUCIONÁRIO DE MIM MESMO, ALGO QUE APRENDO COM O TEMPO, E LUTO POR TODO TIPO DE PRECONCEITO FEITO PARA ACABAR COM A MANEIRA DE PENSAR DO OUTRO PELA LINHA RETÓGRADA, AQUELE SER QUE SE ACHA MELHOR SÓ CONSEGUE SER O QUE É HUMILHANDO O SEU SEMELHANTE, SÓ CONSEGUE SER O QUE É FAZENDO DO OUTRO MISERÁVEL PARA QUE O MESMO SOBRESSAIA, NÃO QUER UNIÃO QUER DESAGREGAR PARA VENCER NA VIDA PELO ÓDIO E PELO PODER EFÊMERO QUE EXERCE, O TREMOR DE TERRA É AQUI AO LADO E, NÃO NA TURQUIA, CHILE, HAITI, VIVEMOS UM VERDADEIRO TREMOR SOCIAL AQUI NO BRASIL.
_ E O QUE VOCÊ DEIXA COMO MENSAGEM PARA QUE AQUELE QUE É TAMBÉM UM COLECIONADOR DE DERROTA ASSIM COMO VOCÊ E, POSSA VIVER BEM POR AQUI?
_ PARA VIVER NO MEIO DOS VITORIOSOS SENDO O COLECIONADOR DE DERROTA É O SEGUINTE: DEVEMOS LER BASTANTE, SER HUMILDE, APRENDER A SOFRER COM RESIGNAÇÃO, SER PERSISTENTE, SABER LIDAR COM O NÃO, SABER OUVIR ATÉ A EXAUSTÃO, ENTENDER QUE VOCÊ É FRUTO DOS VITORIOSOS, E A SUA TRAJETÓRIA É TÃO BELA E NOBRE QUANTO A TRAJETÓRIA DOS QUE SE ACHAM VITORIOSOS.
_ É VERDADE REALMENTE VOCÊ DEU AQUI UMA SÍNTESE PARA AQUELES QUE SÃO PERDEDORES.
_ SIM! EU QUE COLECIONO DERROTA SEMPRE COLECIONEI, PORQUE QUANDO JOVEM COMI EM LATA DE CERA RAÍNHA E COM AS MÃOS, QUER DIZER NÃO USAVA TALHERES, ANDEI COM O MESMO SHORT DURANTE QUASE UM MÊS SÓ QUERIA VESTIR AQUELE SHORT, COMI MUITAS FRUTAS VERDES, RIR DE MIM MESMO, APROVEITO O MEU TEMPO SEMPRE COM A CULTURA, LEIO SEMPRE, APRENDI A LER NO JARDIM DE INFÂNCIA PROFESSOR PAULO BARROSO, NA MINHA CIDADE NATAL CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ, NORTE DO ESTADO DO RIO, ENFIM A GEOPOLITICA DO MEU CÉREBRO FEZ DE MIM UM COLECIONADOR DE DERROTA E, NÃO É POR ISSO QUE ME SINTO INFELIZ. VIVO BEM E, QUIÇÁ MELHOR DO QUE O VITORIOSO QUE VIVE ATRÁS DA MINHA SOMBRA.

WWW.MCKLEIN.PROSAEVERSO.NET ACESSE E, BOA LEITURA.

IMAGEM DO MEU ARQUIVO PESSOAL HANGAR PARÁ-BELÉM VERÃO DE 2011.
Moisés Cklein
Enviado por Moisés Cklein em 24/10/2011
Reeditado em 24/10/2011
Código do texto: T3295203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.