A POESIA VIVE EM URÂNIA!



DUAS VOZES ENTRE_VISTA MARILENE PACHECO


Edvaldo Rosa

Olá!






Marilene Pacheco

Oi querido
quanto tempo...





Edvaldo Rosa

Muito...





Marilene Pacheco

O que tem feito?





Edvaldo Rosa

Escrevendo muito e você?






Marilene Pacheco

Estudando muito kkk
agora mesmo estou estudando Machado de Assis.




Edvaldo Rosa

Estudando o quê?
por que?






Marilene Pacheco

Letras,
segundo ano...




Edvaldo Rosa

Vai ser professora?






Marilene Pacheco

Não
sei...
kkk





Edvaldo Rosa

Eu também faço letras, mas sem a pretensão de ser professor
Que livro do Machado esta lendo agora?




Marilene Pacheco

Dom Casmurro de Machado de Assis.





Edvaldo Rosa

Marilene atrapalho se alongar contigo este papo de hoje?
Queria saber mais de você!




Marilene Pacheco

Não, de forma alguma
o que queres saber?




Edvaldo Rosa

Qual a sua visão agora da literatura, após dois anos na faculdade de letras? Mudou alguma coisa?




Marilene Pacheco

Muito!




Edvaldo Rosa

Marilene posso aproveitar para fazer uma entrevista contigo apartir desta conversa?





Marilene Pacheco

Estou mais reflectiva, e cautelosa...




Edvaldo Rosa

Em que sentido?
No meu caso procurei ter um cuidado maior com a palavra em si. Procurando aquelas que pudessem traduzir o mais fielmente o meu pensar e o meu sentir...






Marilene Pacheco

O mesmo penso, escrever se tornou não só um derramar de palavras soltas....já não escrevo com freqüência, mas escrevo.kkkk





Edvaldo Rosa

E quais os seus novos projetos?






Marilene Pacheco

Recebi o titulo de cidadã Uraniense no dia 13 de junho por levar o nome da Cidade de Urânia alem das fronteiras....
meu projeto é cultural
sonho com a Casa de Cultura




Edvaldo Rosa

A Casa de Cultura ainda não saiu?
Por que?





Edvaldo Rosa

Quais são as dificuldades que atrapalham a realização deste sonho?
Como é encarada a cultura ai em Urânia?
E a poesia tem lugar ai?






Marilene Pacheco

Não, ainda não
a cidade possui 8.000 habitantes e nem um ponto cultural
as dificuldades são financeiras segundo nossos governantes


Marilene Pacheco

Mas para o ano que vem quem sabe.



Edvaldo Rosa

E qual foi a sua sensação em receber o titulo de cidadã?
E ainda mais por encabeçar um projeto cultural que não recebe o devido valor...


Marilene Pacheco

Onde paramos??
Senti-me muito honrada com o titulo e ao mesmo tempo com a responsabilidade acentuada em fazer algo mais pelos moradores da cidade em relação à cultura.


Edvaldo Rosa

É uma atribuição a mais para um escritor, não concorda?
Queria saber de seus livros... O " Sabor Pitanga" foi o seu último livro publicado? Ou publicou outros? E você estará aqui em São Paulo em novembro, vamos falar disso?


Marilene Pacheco

A cultura aqui é voltada para os rodeios e a poesia não se encaixa muito neste contexto. Mas sou reconhecida e respeitada pela maioria.
Sim, com certeza


Marilene Pacheco

Obras
• Antologia Delicatta II.Ed. Scortecci- SP (2007)
• Poetas Pela Paz e Justiça Social ed. Alcance-RS (2007)
• Livro solo “Sabor Pitanga”. Ed.Alcance- RS (2008)
• Antologia Delicatta III . Ed. Scortecci- SP (2008)
• Reflexões para o Bem Viver (coletânea). Ed. Scortecci (2008)
• Antologia Delicatta IV. Ed. Scortecci-SP (nesta ultima antologia recebi o troféu personalidade (2009 )
• Antologia Delicatta V. Ed. Scortecci- SP (2010)
• Coletânea Joaquim Moncks e amigos, Editora Alternativa- RS ( 2011)
Antologia Delicatta VI Ed. Scotecci – SP (2011)




Marilene Pacheco

Livro solo somente o Sabor Pitanga “por enquanto” por falta de grana kkkk
Indico a resenha,para nossos leitores conhecerem o meu livro "Sabor Pitanga" que esta postada em:
http://www.sacpaixao.net/visualizar.php?idt=1407665




Edvaldo Rosa

A Delicatta VI vai ser lançada aqui em São Paulo em novembro não é? E vamos poder nos encontrar lá?




Marilene Pacheco

Sim, se Deus permitir, com certeza estarei lá. Convido a todos para o lançamento do Delicatta VI























Lançamento das  Antologias Projeto Delicatta VI
POESIA, CONTOS E CRÔNICAS
Dia 14/11/2011 a partir das 18h
Itaú Cultural
Av. Paulista, 149
São Paulo – SP
Entrada franca
(Lotação controlada)
 
Dia 15/11/2011 a partir das 15h
Saraiva Mega Store Shopping Center Norte
Travessa Casalbuono, 120
São Paulo, SP




Edvaldo Rosa

Você tem site, onde poderemos encontrar os teus trabalhos?
Quais são os seus endereços aqui na net?





Marilene Pacheco

www.recantodasletras.com.br
os outros estao parados...





Edvaldo Rosa

Como foi o encontro de poetas no qual você participou? Foi uma viagem ao exterior não foi? Como você encara os encontros com outros poetas e escritores fora do ambiente virtual da net?





Marilene Pacheco

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=21771
email - pacheco_marilene@hotmail.com
não foi internacional...foi em Santiago - RS ...
no recanto tem uma carta relatando a viagem:
http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/2083495
O encontro com os poetas fora da net é sempre um aprendizado fantástico. A uma imensa troca cultural.





Edvaldo Rosa

No final das contas o contato humano é riquissimo e insubstituivel, não é? Veja o nosso caso em particular... Uma amizade cunhada na net e apurada em raros encontros exporádicos... Você gostaria de terminar esta coversa / entrevista, que lhe enviarei por email, para a sua aprovação, com alguma poesia sua, palavra ou mensagem aos nossos leitores...





Marilene Pacheco

Visitando Urânia por duas vezes me ajudando a alavancar os projetos culturais aqui da região.





Edvaldo Rosa

Esta me convidando para participar de algum sarau ai?





Marilene Pacheco

Atualmente estou envolvida com a Casa do Poeta e escritor de Jales, onde ao lado de uma amiga de faculdade “Sandra Garcia “ Estamos reunindo poetas uma vez por mês em sessões de saraus.
E também junto com esta amiga encabeçamos um projeto Cientifico com os escritores da região.

Resumindo trabalho não falta. Kkk





Edvaldo Rosa

Vamos amadurecendo a idéia, conversando que eu topo, se minha presença ajudar em algo... Esta conversa em que transformei em entrevista foi visando dar-lhe espaço em meus sites, estreitar relações... Apurar a amizade!
Manda um convite antecipadamente, com data e horário que vou fazer de tudo para aparecer.





Marilene Pacheco

Será um prazer....muito bom mesmo. Com certeza a visita será de grande valia.





Edvaldo Rosa

O que você achou de nossa conversa?
Você gostaria de acrescentar algo mais...





Marilene Pacheco

Percebi que apesar do tempo em que ficamos distante, mantemos a intensidade da chama que nos aproximou há alguns anos. O prazer de conversar sobre poesia.





Edvaldo Rosa

E não só isso, somos cada um a seu modo atuantes nesta area cultural... Não nos contentando apenas em escrever, mas em fazer com que esta escrita tenha um valor social, cultural e que ligue as pessoas, cativando... Penso que a nossa busca por um conhecimento mais acad~emico sobre a literatura é prova deste comprometimento. Em meu caso esta nossa conversa é um exercicio para mim pois fui convidado a apresentar um programa de rádio na web, no qual quero abrir espaço para a cultura, literatura e temas afins...



Marilene Pacheco

Não esperava por esta entrevista , creio que a espontaneidade guiou nossa conversa....Agradeço imensamente o carinho com que abre espaço para divulgar meu trabalho como Ativista Cultural e poeta.





Edvaldo Rosa

E você não poderia faltar entre os meus entrevistados.
A amizade criou laços fortes que nos ligam... A poesia e a literatura é um desses laços...




Marilene Pacheco

Será sempre um prazer.
Assim vejo tambem.





Edvaldo Rosa

Deixe aqui por favor um poema seu para terminarmos esta entrevista.





Marilene Pacheco

Eu

Quando menina... inocência
Quando mulher ...decidida
Quando triste sou profunda
Quando alegre sou alucinante
Quando vaidosa sou provocante
Quando apaixonada sem limites...
Quando amada sou atrevida
Quando vazia sou medo
Quando solitária sou vazia
Quando saudade sou penumbra
Quando alegre sou sol do meio dia
Quando prosa, sou versos
Quando sou você, sou poesia.
Quando poesia, sou amor.

Marilene Pacheco
23/05/11





Edvaldo Rosa

Aguarde noticias minhas e muito obrigado por tudo, deixo aqui um abraço fraterno esperando que estejam todos bem ai, o esposo e filho.
Maria manda lembranças...



Marilene Pacheco

Obrigada, mande um beijo pra ela.... Estou no horario de ir pra faculdade.



Marilene Pacheco

O meu email para contato é: pacheco_marilene@hotmail.com
beijos e até mais.



Edvaldo Rosa

Até e boa faculdade!



Marilene Pacheco

Obrigada!