LUIZ CARLOS MORDEGANE - UM VELHO MENINO -
DUAS VOZES ENTRE_VISTA




Edvaldo Rosa

Olá!



luis


Oi!
Beleza?


Edvaldo Rosa

Beleza!
E as novidades?


luis

Ainda nada...
Só trabalho!


Edvaldo Rosa

Posso alongar a nossa conversa?



luis

Claro, manda...



Edvaldo Rosa

Legal!



luis

Você foi no sarau domingo?



Edvaldo Rosa

Não fui no Sarau de domingo não... E você também faltou, que eu estou sabendo... Não esta ocupado agora, está?



luis

Não aqui esta sossegado hoje...



Edvaldo Rosa

Vamos conversar um pouco então?



luis

Vamos...



Edvaldo Rosa

Fale um pouco sobre você...
Como começou a escrever?



luis

Vejamos sou um garotinho de 56 anos . nascido em São Bernardo do Campo - SP



Edvaldo Rosa

E...



luis

Desde sempre escrevi mas só começei a mostrar meus escritos no ano de 2001, quando conheci alguns amigos e me levaram para o site Tivejo.com.br um site de salas de bate papo com som.
Ali começei a ler meus escritos e de autores consagrados.
Com apoio e incentivo dos amigos da sala passei a escrever mais  e aprimorar esses escritos...


 

Edvaldo Rosa

O que te leva a escrever? O que te inspira?



luis

Uma necesidade constante de colocar no papel minhas ideias e meus ideais.



Edvaldo Rosa

E você sente que estas idéias e estes ideais tem recebido a devida acolhida por seus leitores e pelo público em geral?



luis

De certa forma sim, quando um ou mais trabalhos que faça venha gerar criticas e comentarios, voce com certeza voce  atingiu seu objetivo.



Edvaldo Rosa

Como você vê a situação do livro no Brasil, e por extensão como você vê a cultura no Brasil? Sei de sua atuação em Saraus públicos, vamos falar um pouco sobre isso?



luis

Apesar da facilidade que advem da internet para pesquisas etc, o livro impresso ainda mantem a soberania com tendência a crescer.



Edvaldo Rosa

Você não acredita nos leitores de e-books?



luis

Acredito sim, mesmo porque o custo é pequeno e tambêm a praticidade em conseguir.
Agora voltando lá atrás aos saraus...



Edvaldo Rosa

Fale um pouco de suas andanças, dos saraus...



luis

Já participei de vários sarais, trabalhei na coordenação de outros e vejo com alegria pessoas que se dedicam a elaborar saraus neste pais tão nessecitado de divulgadores dos novos autores e da nossa cultura...



Edvaldo Rosa

Quantos  livros você já publicou?
Quantos livros são de poesias? Quantos de contos?
E em qual estilo você se reconhece mais profundamente?



luis

Publiquei dois livros de poesias e um de contos...
Ah!Em outubro próximo vou  lançar meu terceiro livro de poesias contemporanea...



Edvaldo Rosa


Poderia nos falar de sua bibliográfia, por favor...



luis

Sou membro associado da UBE União Brasileira dos Escritores,
Membro do Movimento poético Nacional.



Edvaldo Rosa

Então esta sempre em atividade... São Paulo tem então uma intensa vida cultural?



luis

Membro Academico da AVSPE Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores
Consul Poetas del Mundo em São Bernardo do Campo.



Edvaldo Rosa

Tem site pessoal, para passar para os nossos leitores?



luis

E integrante de vários grupos e sites na net entre eles o sacpaixão.
realmente São Paulo tem uma vida Literaria super agitada.



Edvaldo Rosa

E em São Bernardo como é?



luis

Meu site : www.mordegane.com.br
Aqui o trabalho é exaustivo tem varios trabalhos na area cultural
direcionado aos jovens tirando os mesmos da rua.



Edvaldo Rosa

O poder público em São Bernardo apoia a cultura? Pode citar um projeto em que tenha participado?



luis

Fiz parte de vários projetos.
Oficinas Culturais.
O Projeto Tantas Letras onde foi editada uma revista literária em que tenho publicado um dos meus contos... 
OSarau faça Parte onde fui um dos cordenadores, no qual você também participou!
Rodas de Leitura...



Edvaldo Rosa

Fale um pouco de seus dois livros de poesias, por favor... E de seu livro de contos...



luis

Bem, trabalhei meu primeiro liro por tres anos, até que encorajado por amigos resolvi editar . EU UM VELHO MENINO Editora P.A.Z  2004
o segundo livro  A CASA DO FIM DA RUA  contos  Meireles Editorial  2005  
O terceiro foi um trabalho de pesquisa,
A MAGIA DOS RONDÉIS, pela  Editoa All Print  2007
Mas, de certa forma nada é igualado ao Prazer do primeiro livro!



Edvaldo Rosa

Por que "velho menino"?



luis

Simples, por jamais em momento algum dei importancia a minha idade
e nunca deixei adormecer aquela criança que existe dentro de nós.



Edvaldo Rosa

Fale um pouco sobre o seu primeiro livro de poemas... Por que ele é tão caro para você, tão querido?



luis

Na verdade os primeiros versos de minha poesia eram cruas, fortes e sentimentais e o processo de criação do livro em si, horas de ansiedade até ter um exemplar em mãos o prazer é realmente indiscritivel...



Edvaldo Rosa

É o que o diferencia do livro " A MAGIA DOS RONDÉIS" que foi o seu trabalho de pesquisa poética, Rondéis tem origem francesa, não é?



luis

Tenho projeto de uma segunda edição e acho que os sentimentos serão tambêm reeditados...
Os Rondéis começou por curiosidade na melodia dos versos...


 

Edvaldo Rosa

Quais sentimentos, que serão reeditados?



luis

E resolvi pesquisar este estilo de poesia Francesa do século 13/14
a sonoridade dos versos me encantou
levando a fazer um livro voltado para totalmente para as varias formas do Rondel.



Edvaldo Rosa

Acho muito interessante o teu esforço de pesquisa e interesse em procurar por formas de expressão que não são tão usuais ou conhecidas pelo grande público...
Vamos falar do livro "A casa no fim da rua"?
E de seu novo livro que será lançado em novembro...



luis

Vamos falar da casa então...
A casa tem uma historia peculiar...



Edvaldo Rosa

Pode contar para nós...



luis

A base desse conto é FAMILIA  em sua plenitude!
Amor, Carinho, Ternura dos pais e avós este é o alicerce da Casa do Fim da Rua.
Tudo isso com uma mistura de singelaza Pueril
com boas doses de fragmentos de lembranças...



Edvaldo Rosa

Inocência de criança voce quer dizer...
E como vai ser o seu próximo livro? O que é poesia contemporanea para você? Versos livres?



luis

Estes elementos fazem desse livro leitura obrigatoria para crianças dos 8 aos 80 anos, eu creio...

 


Edvaldo Rosa

Eu li, e me senti rememorando a minha própria infância...
Tem passagens nele, que eu realmente vivi... Será que as crianças de nossa geração tem algo em comum?



luis

Creio que sim, uma pena que as nossas crianças talvez não vivam estes momentos de infinita beleza quanto a poesia contemporanea é dificil de ser definida por ser eclética por suas formas acompanhando este muno mutável onde o poeta nos leva a viajar  mostrando as entranhas  desse mundo multifacetado.



Edvaldo Rosa

Quando será o lançamento deste novo livro? Já tem título?



luis

O próximo livro tem por titulo
"DOBRAS DO TEMPO".
Falta confimação do local mas esta programado para este próximo mês de Outubro, mas falta definir a data...




Edvaldo Rosa

Muito bom, estarei no aguardo...



luis
Será convidado com certeza...



Edvaldo Rosa

Gostaria de deixar aqui alguma mensagem para os nossos leitores...
Gostou desta entrevista surpresa? Gostaria de acrescentar algo mais?



luis


Realmente interessante e agradável.
Legal meu amigo!


 

Edvaldo Rosa

Obrigado pela entrevista meu amigo, a gente se ve pelos caminhos da vida, da amizade e da poesia!



luis

Com certeza, abraços...


 

Edvaldo Rosa

Abraços...