Tranquilidade para Defesa de Tese de Doutorado

Estou me sentindo tranquila em relação à Defesa da minha Tese de Doutorado, marcada para amanhã, pois estou segura da qualidade do trabalho que fiz. Procurei seguir rigorosamente as recomendações metodológicas e, assim, procurei fundamentar cada passo que dei no percurso da pesquisa. Minha motivação para a pesquisa, a justificativa que identifiquei para a sua realização, e as contribuições que creio que ela pode trazer, parecem robustas e relevantes. Realmente acredito que este trabalho pode trazer benefícios para a pesquisa e a prática profissional na área de desenvolvimento de sistemas de informação. Entendo que o trabalho possivelmente tenha aspectos que ficaram frágeis ou defeituosos. Estou torcendo para que os avaliadores não os encontrem! hihihi (ou que, pelo menos, sejam "suaves" ao apontá-los). Em relação à apresentação, creio que é bem possível que eu me sinta nervosa no momento (ontem mesmo tive uns "probleminhas intestinais" que julgo serem "psicológicos"! hihihi), mas também creio que sou capaz de apresentar o trabalho com seriedade e de maneira leve, pois estou muito segura de tudo o que fiz. Em relação à arguição, sinto um medinho das possíveis surpresas (quero dizer: as possíveis perguntas totalmente inesperadas! hehehe), mas acredito que sou capaz de responder aos possíveis questionamentos dos avaliadores de maneira ponderada e tranquila. Creio que o pior que pode acontecer (fora uma inconcebível reprovação) são acusações infundadas (como por exemplo, de negligência ou malandragem), pois isso certamente derrubaria a minha confiança nos avaliadores e no próprio sistema de avaliação. Aliás, já assisti a defesas de trabalhos que não estavam muito bem feitos e que, mesmo assim, foram aprovados. E também já vi defesas de trabalhos que me pareceram muito bem feitos e, mesmo assim, foram duramente criticados (mas também foram aprovados). Nessas defesas a que assisti, meus colegas se portaram de maneira serena e madura, e acredito que eu também sou capaz de passar por esse momento com tranquilidade. :-)

Aline Vieira Malanovicz

20/12/2011

-----------

21/12/2011

Bah, foi tri tranquilo mesmo. :-)

Doutora Aline Vieira Malanovicz.