EU E MEUS LEITORES - Especial fim de ano

Como todos sabem, eventualmente abro espaço aqui para atender às questões, dúvidas e opiniões de meus mais diversos leitores. Diariamente minha conta de email recebe inúmeras mensagens. Algumas são impublicáveis, por serem hostis, antiéticas, invasivas, pejorativas ou mesmo descabidas. No entanto, há um vasto conteúdo de questões interessantes que acabam ficando no vácuo da dúvida, devido a meu pouco tempo para responder de forma conveniente a cada uma delas. Por essa razão, de tempos em tempos, faço uma breve seleção de perguntas e as respondo aqui no Recanto, dando, assim, publicidade também a meus leitores, que são a grande razão de ser desse meu trabalho.

Hoje, em comemoração à passagem de mais um ano, resolvi selecionar 6 perguntas a serem respondidas. 1 para cada região do território nacional e mais outra vinda de fora do Brasil. A idéia seria estar assim homenageando simbolicamente todos os meus leitores de cada parte do país e também fora dele. O resultado vem logo abaixo.

1. Norte do Brasil - Suellen Guimarães, pergunta:

"Reinaldo, qual o balanço que voce faz da sua carreira como escritor nesse ano de 2011 e que projetos e sonhos voce tem para 2012?"

Olá Suellen. Um grande beijo pra voce e muito obrigado por me acompanhar daí de sua linda terra que é o Estado de Roraima. Mande um grande abraço para todos os seus conterrâneos. Tive convite para estar em Boa Vista no começo do ano que vem e espero que tudo dê certo. Quanto á sua ótima pergunta, tenho a dizer que avalio positivamente o ano de 2011. Pude difundir com grandes avanços meu livro "Letras da Alma", chegando a esgotar já a sua segunda edição. Pude também avançar nas redes sociais, onde apesar de ter apagado alguns perfis lotados de pessoas, acabei criando novos vínculos e constituindo grandes amizades em outras direções, o que me trouxe grandes benefícios, acima de tudo no campo pessoal, pois procuro muito mais amigos do que propriamente leitores. Em 2012, logo no primeiro semestre estarei lançando meu segundo livro (Se Jesus assim me permitir) e pretendo viajar para outras regiões, atendendo a vários convites que me têm chegado. Espero que numa dessas ocasiões, eu tenha o prazer de conhecer vocee sua família pessoalmente. Obrigado pela pergunta, feliz ano novo e um grande abraço pra voce.

2. Nordeste do Brasil - Cecicilia Araujo, pergunta:

"Reinaldo, eu percebi que sua situação no Recanto das Letras em 2011 foi meio confusa e conturbada. Isso explica a redução de postagens, já que normalmente voce publicava três poemas todos os dias?"

Querida Cecilia, primeiramente um grande abraço pra voce e todos os amigos de Alagoas. Recebo muitos emails de seu Estado e tenho uma imensa dívida de gratidão com todos voces daí.

Tudo na vida possui no mínimo dois lados. Aqui no Recanto minha carreira como escritor nasceu e se robusteceu. Mais da metade de todos aqueles que até hoje me acompanham e prestigiam, me conheceram aqui e em nenhum outro lugar tenho minhas postagens publicadas em maior quantidade do que aqui. Por essa razão, tenho uma grande ligação com esse site e não pretendo abdicar do mesmo em tempo algum. Contudo, nem tudo são flores por aqui. É do conhecimento da maioria que tenho sido vítima de gente má, psicopata, enciumada, invejosa e doente de alma, que fez uso de artifícios sórdidos e covardes para denegrir minha reputação no site. A intenção obviamente é me levar a abandonar essa jornada, coisa que jamais farei. Mas esse tipo de canalhice não merece publicidade e sim as grandes alegrias que já vivi aqui e que pretendo continuar vivendo no ano que vem.

3. Centro Oeste do Brasil - Carlos Augusto Nolelli, pergunta:

"Meu amigo Reinaldo Ribeiro, eu e minha família somos seus fãs. É provável que voce não lembre, mas quando estivemos em São Luis, conseguimos tirar uma foto com voce e ainda guardamos com muito carinho essa lembrança. Minha pergunta é a seguinte: o que é mais prazeroso pra voce, o assédio das fãs e o aumento de seu sucessso como artista?"

Olá Carlos. Obrigado meu querido por esse carinho e esteja certo que é disso que alimento meu trabalho sempre.

Pra ser sincero com voce nuna vejo as coisas nesse âmbito. Para mim, nem voce e nem todas as pessoas que me acompanham são fãs. Na verdade, são amigos queridos a quem devo a mais sincera devoção e gratidão. Isso sim é importante pra mim. Minha formação familiar e meu alicerce cristão me deram condições de viver acima das ilusões da vida, como fama e prestígio. Esses prêmios transitórios e corruptores da humildade humana não são sedutores pra mim, que prefiro me agarrar a valores reais e permanentes, como o amor e a amizade de pessoas especiais como voce e sua família me proporcionam. Um grande abraço e dê um beijo carinhoso a todos os amigos aí de Palmas. Muito obrigado e feliz 2012.

4. Região Sudeste - Analice Giuseppe, pergunta:

"Reinaldo Ribeiro, é verdade que voce é contra as mulheres que abortam e contra os homossexuais?"

Querida Analice, primeiramente obrigado por sua presença e mande um grande beijo e todos os mineiros de sua linda cidade, por quem nutro um sincero carinho.

Por incrivel que pareça, essa é uma das perguntas que mais recebo. Só perde para aquelas que investigam minha vida íntima. Nem sei ao certo de onde vem tamanha dúvida, já que em geral meus textos falam de amor e poucas vezes investi na polêmica social. Mas, em respeito a voce e a todos aqueles que sustentam a mesma curiosidade, darei a devida resposta.

Eu não sou contra mulheres que abortam e nem contra homossexuais. Acho que ambos devem ser respeitados, tratados com todos os cuidados cabíveis ao gênero humano, cobertos por todas as premissas legais e de forma alguma discriminados ou maltratados por conta de sua prática ou opção. Esse é um ponto.

O outro ponto é que discordo da prática chamada aborto e da ideologia chamada homoseexualismo. A primeira porque constitui crime covarde contra a mais indefesa e inocente de todas as vítimas. E a segunda porque representa um pensamento articulado e político, que tenta engendrar idéias na sociedade, que são típicas de um universo de pessoas, como se tivessem obrigatoriamente que ser aceitas por todos. Obviamente isso requer um texto mais apurado, com meus argumentos melhor explicados, mas em linhas gerais é assim que penso: contrário a toda discriminação, porém livre para discordar do que não me parece certo.

Região Sul - Victória Hoffman, pergunta:

"Reinaldo Ribeiro, o que o poeta do amor tem a dizer sobre as diferentes formas de arte que tratam do amor, como: a literatura, o teatro, a teledramaturgia, a música etc? E pra voce, o que é o amor?"

Minha querida Victória, muito obrigado por sua pergunta maravilhosa e altamente relevante.

Eu entendo que as manifestações artísticas são livres para expressarem o universo interno de cada autor e isso deve ser respeitado. Sendo assim, o amor pode assumir algumas variantes e conjunturas, a depender da ótica abordada pelo autor. Tenho apenas uma crítica a fazer ao atual "mercantilismo artístico", que estabelece formatos e padrões, para garantir a vendagem de obras e idéias e enriquecer uma minoria oportunista. Quando a arte se propõe a ser a alma do artista, ela é uma benção. Mas quando sua meta é ganhar dinheiro, ela é uma maldição social.

Amor pra mim é um sentimento divino, repartido entre os homens, que nasce e nunca morre, que edifica e jamais destrói, que melhora e nunca deteriora, que não nos tira necessariamente da Terra, mas mas o céu para ela. Beijos querida pra voce, sua família e todos os amigos gaúchos. Feliz 2012.

6. Da Argentina (Traduzido) - Ernesta Roman, pergunta:

"Reinaldo Ribeiro, fico emocionada quando leio seus poemas. Voce fala de amor com tanta força e intensidade que parece ser um homem feito totalmente de amor. Mas como conseguiu isso? Quantas vezes precisou amar para conhecer o verdadeiro amor?"

Minha amiga Ernesta. Não precisamos de dois amores para conhecer um que seja verdadeiro. O amor é o tema mais abordado na face da Terra e seguramente o menos conhecido. Quem já amou de verdade sabe que ainda ama e quem se cunfunde com sentimentos impostores, um dia, por força das respostas que o próprio coração lhe dará, perceberá que nada pode vencer um amor...nem mesmo outro.

Abraços minha querida a voce e todo o maravilhoso povo argentino. Feliz 2012.

**************************************************

A todos que se deram ao trabalho de acompanhar essa leitura até aqui, espero que tenha sido agradável e que se sintam homenageados juntamente com esses que tiveram suas perguntas publicadas aqui, pois a intenção foi simbolizar nesses pequenos exemplos, a importância e o valor de cada um de voces em minha vida. Muito obrigado pelo imenso carinho, apoio e dedicação que me deram em 2011 e que Deus conceda a cada um e cada uma um ano novo repleto de felicidade e boas realizações.

Um forte abraço e muito obrigado

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 26/12/2011
Reeditado em 27/12/2011
Código do texto: T3407747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.