O Primo Basílio e o Realismo (Parte I)

Um estudante de uma rede particular nos conta"O Primo Basílio",de Eça de Queirós e nos mostra foi o período literário conhecido como Realismo.

Eu- Qual o motivo da obra Eça de Queirós utilizar como título"O Primo Basílio?Explique e diga se você concorda com o título.

Estudante- O motivo principal é a relação amorosa existente entre Luísa e seu primo Basílio.

A história gira em torno de Basílio,portanto considero o título no mínimo como correspondente ao personagem principal,é um título bom.

Eu- Que outro título você daria para a obra e por quê?

Estudante-O comportamento burguês,pois este enfoque de todo o livro.O comportamento burguês é analisado e exposto minuciosamente em cima das personagens.

Eu-Qual é a temática e de que forma ela é trabalhada na obra?

Estudante-A temática é o comportamento burguês no período,comportamento este resultado da ociosidade e futilidade da sociedade daquela época.A temática é trabalhada principalmente em cima dos personagens,os quais possuem comportamentos tipicamnete burgueses.

Eu- Você concorda com a forma utilizada com a temática?Explique.

Estudante- Sim, pois não é uma crítica direta, o que contribui para que o objetivo seja alcançado embora não pareça,com maior facilidade do que fosse criado um livro não literário sobre o comportamento burguês.

Eu- De que forma a temática do livro corresponde à realidade atual?Explique.

Estudante- Atualmente, existe muito disso em nossa sociedade.Maridos traindo mulheres,mulheres traindo maridos,o adultério é muito mais comum em nossa sociedade do que naquela época.Ainda há a questão do marido ficar longe da esposa por mais tempo e de pessoas que se aproveitam da situação de adultério alheio par tirar proveito financeiro,como a empregada de Luísa faz na história do livro.

Ainda irá ter a continuação dessa entrevista detalhando mais detalhes da obra e como podemos associar o livro com a vida nos dias de hoje....

Thalles Cakan
Enviado por Thalles Cakan em 19/05/2012
Reeditado em 02/05/2014
Código do texto: T3677161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.