HELLÁDIO HOLANDA ENTREVISTA PAULOROBERTUS

EM COMEMORAÇÃO AO ATINGIMENTO DA MARCA EXPRESSIVA DOS 600 TEXTOS, TENHO A HONRA DE PUBLICAR AQUI EM MEU RECANTO, O CONTEUDO NA ÍNTEGRA, DA ENTREVISTA QUE CONCEDI AO MEU AMIGO E POETA HELLÁDIO HOLANDA, O FAÇO COM SUA AUTORIZAÇÃO E DESEJO EVIDENCIAR TAMBÉM MINHA AMIZADE E GRATIDÃO.ESPERO QUE GOSTEM.

De Servidor a Compositor (Paulo Robertus)

Entrevista Com Paulo Robertus

Hoje tenho o prazer de entrevistar Paulo Robertus, um recantista muito simpático e de grande empatia com seu público fiel de leitores aqui no recanto, Servidor Público, Graduado em Letras, adora música e além de belas canções nos traz muita inspiração com textos maravilhosos, que somente o recanto das letras tem o privilégio de apresentar com exclusividade.

Helládio Holanda:

- Paulo, primeiro quero dizer que, com grande alegria estou aqui podendo lhe entrevistar, para que o público conheça um pouco mais do Paulo Robertus!!!!

Paulo Robertus:

- Quero dizer que é um prazer estar sendo entrevistado por você, muito me honra, pois acredito que já percebera que lhe estimo deveras.

Helládio Holanda:

- Primeiramente, porquê Paulo Robertus com "U" no final ?

Paulo Robertus:

- Acatei sugestão de um poeta amigo meu, tendo em vista que meu nome na escrita convencional já está em uso por outra pessoa.

Helládio Holanda:

- Você é servidor público ? Qual área específica atua ?

Paulo Robertus:

- Na verdade é sociedade de economia mista.

Helládio Holanda:

- Como você faz para administrar o trabalho e o Recanto das Letras ?

Paulo Robertus:

- Foco profissionalmente no trabalho durante a jornada e tento escrever alguma coisa a noite e nos finais de semana.

Helládio Holanda:

- Você gosta do que faz como servidor público ?

Paulo Robertus:

- Para mim não há satisfação plena, mas gosto do que faço, independente de salário.

Helládio Holanda:

- Eu vejo muitos problemas em órgãos públicos, eu mesmo já fui vítima de atrasos em papeladas, falta de organização e a velha propina e liberação de documentos, você já viu muito isso ? O que pensa a respeito ?

Paulo Robertus:

- Burocracia existe em todo lugar, mas normas são normas, espero que um dia não se perca tanto tempo com isso.

Helládio Holanda:

- Como você vê sendo servidor a copa 2014 no Brasil ? Acha que teremos condições ?

Paulo Robertus:

- Se for feito um trabalho sério, sem estrelismo, salto alto, pode ser que sim, pois esta história de dizer que é o melhor futebol do mundo prá mim é balela, foi-se do tempo que as seleções mundiais temiam e respeitavam a brasileira, portanto acorda Brasil.

Helládio Holanda:

- Você é uma pessoa muito inteligente, graduado em letras, como foi sua formação ? Me conte quais as grandes dificuldades ?

Paulo Robertus:

- Na verdade meu curso superior veio no primeiro momento compensar uma frustração que eu tinha, pois na época em que conclui o ensino médio, por motivos financeiros e familiares não pude prestar vestibular, tive que optar pelo sustento em um rincão muito interiorano.Depois também tornou-se uma exigência da empresa,

Helládio Holanda:

- O que levou você ao curso de letras ?

Paulo Robertus:

- Para ser sincero contigo, passei um longo tempo afastado da sala de aula, precisava realmente obter um curso superior, como sempre gostei de letras portugues, inglês, espanhol, conclui que seria o caminho mais fácil, então aliei as duas coisas e deu certo, graças a Deus.

Helládio Holanda:

- Chegamos na música, li diversos textos seus, inclusive muitos com temas de amor, é seu tema preferido ?

Paulo Robertus:

- Sim, o amor é tudo, sou um cara extremamente romantico, é minha essência, creio que só amando é que se vive.

Helládio Holanda:

- Por quê Música ? O Que te atrai nela ?

Paulo Robertus:

- Adoro música, sou bastante eclético, desde muito novo sempre gostei de ouvir rádio, cantarolar, participei de coral e tenho muitos cds.

Helládio Holanda:

- Quando ouviremos alguma de suas canções ?

Paulo Robertus:

- Em breve, inclusive duas delas já estão sendo cantadas, vez em quando, na noite de Teresina.Possivelmente gravarei um cd demo com 4 músicas minhas e também tenho a promessa de um cantor amigo meu gravar duas musicas minhas em seu novo cd.

Helládio Holanda:

- Qual canção sua você mais se identifica ?

Paulo Robertus:

- Agora você me apertou sem me abraçar, pois sendo pai de todas, de todas gosto, mas exemplifico: "Chorando a falta desse amor".

Helládio Holanda:

- Qual artista você se inspirou ? Ou alguém que o tenha inspirado ?

Paulo Robertus:

- Cantores romanticos, porém a maioria foram compostas pensando em serem cantadas pelo cantor romantico aqui do Paui/Maranhão: Evandro Costa, do qual sou produtor musical e amigo.

Helládio Holanda:

- Suas músicas tem qual ritmo ? Você toca instrumentos ou compõe apenas ?

Paulo Robertus:

- Por ser muito crítico e acreditar que não tenho uma boa voz, no momento apenas componho.As músicas em quase sua totalidade são romanticas, mas o artista que deseje gravar, terá a liberdade de colocar uma melodia com a qual se identifique, mas minha predileção é pelo romantismo mesmo.

Helládio Holanda:

- Como você cria sua música ? Me explique o processo...

Paulo Robertus:

- Agora você me pegou, a idéia às vezes surge rapidamente, outras vezes demora, mas por incrível que possa parecer o cair da água durante o banho embaixo do chuveiro tem sido muito inspirador para mim.

Helládio Holanda:

- Soube que seu sonho era um grande artista gravar uma música sua, você nunca pensou em você ser este artista ?

Paulo Robertus:

- Sim, adoraria ser artista, mas sei que no momento minha voz não ajuda, quem sabe se de repente eu venha a fazer aula de canto, educar minha voz e quando você menos esperar estarei aí na Paraiba tendo o prazer de conhece-lo e cantar para você e seus amigos.

Helládio Holanda:

- Como você alimenta esse sonho ?

Paulo Robertus:

- Com os pés na realidade, pois sei que para realizá-lo terei que ralar muito, pois conheço minhas limitações, mas também sei que querer com esforço e trabalho , também é poder.

Helládio Holanda:

- O que te faz ficar inspirado ?

Paulo Robertus:

- Momentos, situações, estar de bem com a vida, sem estresse, as coisas fluem.

Helládio Holanda:

- Claro, agradeço de coração e tenho que falar do texto que me homenageou "Um Amigo Um Tesouro", como veio a ideia ?

Paulo Robertus:

- Apenas ouvi a voz de meu coração, você fincou morada dentro dele através de suas obras e da maneira como escreves, passei a admira-lo muito e orgulhar-me da atenção que me dedicas,

Helládio Holanda:

- Deixando claro que não é por isso que te entrevistei....

Helládio Holanda:

- Você acha que ainda existem amigos de verdade ?

Paulo Robertus:

- Difícil, tá em extinção, há muito faz de conta, dissimulação, conveniencia, mas creio que ainda se encontre por aí algumas jóias raras, verdadeiros tesouros, como eu passei a nomeá-lo.

Helládio Holanda:

- Morando em Teresina, você acha que capitais afastadas dos grandes centros pode atrapalhar seus objetivos ?

Paulo Robertus:

- Sim, tudo se torna mais difícil, o fator financeiro é um agravante fortíssimo, mas impossível jamais.

Helládio Holanda:

- Me conte mais do que gosta em Teresina ? Você nasceu ai mesmo ?

Paulo Robertus:

- Da simplicidade das pessoas.Nasci numa cidadezinha chamada Campo Maior.

Helládio Holanda:

- Tem algum lugar que deseja conhecer ?

Paulo Robertus:

- Muitas cidades, mas principalmente um país: Portugal, para visitar a Gruta de Fátima, onde Nossa Senhora apareceu, pois sou apaixonado por Nossa Senhora, inclusive tenho publicado aqui no recanto uma singela obra: "Coração de Maria ".

Helládio Holanda:

- Por quê este local ?

Paulo Robertus:

- Pelo amor e devoção a Nossa Senhora.

Helládio Holanda:

- Eu gostei muito da letra "Recomeçar", você acha que a vida é sempre um grande recomeço ?

Paulo Robertus:

- Sim, nunca é tarde para se retratar, pedir perdão, mudar de vida, recomeçar.

Helládio Holanda:

- O Paulo é um homem apaixonado ?

Paulo Robertus:

- Sim, pelo que faço, não importa se faço muito ou pouco, mas afirmo que executo de forma apaixonada e me apaixono desinteressadamente por pessoas que venham a me valorizar.

Helládio Holanda:

- O Que você considera amor ?

Paulo Robertus:

- Respeitar e valorizar o semelhante, para mim é uma grande prova de amor.

Helládio Holanda:

- Fiquei impressionado com a poesia Ressuscita-me, o que tem a dizer sobre ela ?

Paulo Robertus:

- Foi inspirada no ser humano deshumano que faz tudo premeditado, para se dar bem, comete absurdos, nega tudo descaradamente e ainda se diz crente de um Deus vivo, aquele que assim procede está morto, é um zumbi nas madrugadas.

Helládio Holanda:

- Foi um tema diferente do amor que está acostumado não ? Algum motivo especial ?

Paulo Robertus:

- Tentar sensibilizar mentes pervertidas e assim nos redimirmos dinate do Pai Celestial, que tanto nos ama.

Helládio Holanda:

- Quais seus próximos objetivos ?

Paulo Robertus:

- Gravar um cd demo, ter pelo menos duas músicas minhas gravadas ainda este ano pelo cantor Evandro Costa e há um projeto para publicar um livro em Dueto no final do ano.

Helládio Holanda:

- Uma frase que defina sua pessoa ?

Paulo Robertus:

- O Senhor é meu pastor, nada me faltará e nem me atingirá.

Helládio Holanda:

- Quero agradecer de coração sua presença, e como você diz sempre, continuaremos a ler seus humildes e expressivos escritos. Sucesso e que Deus o abençoe sempre!

OBS: HELLÁDIO SAIBA QUE A HONRA FOI E ESTÁ SENDO IMENSAMENTE MINHA, REVIVER E COMPARTILHAR COM TODOS OS MEUS QUERIDOS E VALOROSOS RECANTISTAS ESTE MOMENTO, ESTA ENTREVISTA, QUE PARA MIM, ALÉM DE TER SIDO EXTREMAMENTE EMOCIONANTE, FOI TAMBÉM UM ÁPICE.OBRIGADO, ESTOU HONRADO.GRDE ABRAÇO.

PauloRobertus e HELLÁDIO HOLANDA
Enviado por PauloRobertus em 08/11/2012
Reeditado em 10/11/2012
Código do texto: T3975783
Classificação de conteúdo: seguro